Estive observando vários posts de respostas, principalmente para quem está iniciando, assim como eu, e fiquei indignado!
Muitos Javeiros respondem grosseiramente, de forma até a desanimar quem está iniciando.
Java não é uma linguagem simples para quem está iniciando e se virando sozinho, agora vc ter uma dúvida, postar aqui para o pessoal ajudar e obter a resposta: Vc já olhou no Google?
Isso é o fim, é de desanimar qualquer um. E não é só este tipo de resposta, são várias outras.
Galera, vamos ter um pouco mais de paciência, lembrem-se: Vcs não nasceram sabendo Java.
Se eu pedir para você procurar por esse assunto no fórum você vai ficar chateado comigo? Ele já foi discutido tantas vezes…
Paulo, nada contra você, todo mundo sabe que não é fácil, blablabla. O que não dá é para responder as mesmas dúvidas todo dia, por isso uma busca no Google e/ou no fórum mesmo eliminam MUITAS pergutnas que qualquer um aqui pdoeria pensar em fazer mais já forma feitas e respondidas. Se você tem algo a acrescentar/pergutnar, coloque no tópico onde isso já foi discutido.
Isso já elimina bastante coisa. Se você não achou a resposta, ou se não ficou satisfeito com o que leu, ou quer opiniões talvez sua dúvida não seja tão comum e aí sim você deveria abrir um tópico novo (ou dar um up num antigo).
jgbt
so completando…
antes de abrir o post, sempre se pergunte:
“Sera que alguem ja teve um problema parecido com o meu???”.
em 90% dos casos a resposta vai ser sim, então com certeza uma pesquisa vai ser mais rapida do que esperar alguem responder a sua duvida.
[]'s
paulinhohd
pcalcado:
Se eu pedir para você procurar por esse assunto no fórum você vai ficar chateado comigo? Ele já foi discutido tantas vezes…
Paulo, nada contra você, todo mundo sabe que não é fácil, blablabla. O que não dá é para responder as mesmas dúvidas todo dia, por isso uma busca no Google e/ou no fórum mesmo eliminam MUITAS pergutnas que qualquer um aqui pdoeria pensar em fazer mais já forma feitas e respondidas. Se você tem algo a acrescentar/pergutnar, coloque no tópico onde isso já foi discutido.
Bom, eu concordo plenamente com vc, mas eu creio que pelo menos a maioria que posta aqui já deve ter dado uma boa busca no Google antes de postar.
Tanto é o que foi que me trouxe aqui.
Mas tá valendo, no final dá tudo certo!
Sejamos felizes huaua!
Fui… 8)
Valeu!
F
fabio.patricio
Olá,
Se o cara (iniciante ou nao) nao tem personalidade pra ao receber uma critica/resposta grosseira levantar a cabeca e seguir em frente nao tera personalidade pra muitas coisas nessa vida, entao é bom acostumar com as piores situacoes.
Eu ja fiz a maioria dessas burradas e levei chumbo tb. O pior, acho que essa é melhor maneira de aprender, tem muito nego deitado por ai. :mrgreen:
rodrigousp
paulinhohd
fabgp2001:
Olá,
Se o cara (iniciante ou nao) nao tem personalidade pra ao receber uma critica/resposta grosseira levantar a cabeca e seguir em frente nao tera personalidade pra muitas coisas nessa vida, entao é bom acostumar com as piores situacoes.
Eu ja fiz a maioria dessas burradas e levei chumbo tb. O pior, acho que essa é melhor maneira de aprender, tem muito nego deitado por ai. :mrgreen:
Mandou bem, é isso ae, também concordo com isso…
A raiva faz a gente aprender muita coisa!
danieldestro
Assim como não nascemos sabendo Java, nem sempre tivemos um tutor ou um “paizão” para passar tudo mastigado para nós. Eu, particularmente, aprendí as coisas lendo, buscando e metendo as caras. Imagine que a internet já está CHEIA de material, então não há a necessidade de ficar reescrevendo o que já foi feito uma vez. Por isso acabamos falando para progurar no Google ou ler um artigo/tutorial.
A verdade é que tem muita gente folgada (sem generalizar) e que quer tudo pronto e mastigado.
Além disso, paulinhohd, você mesmo não pode reclamar, pois ontem mesmo eu coloquei um exemplo PRONTO de um Table Model para você, não foi?
dark.wizzard
Só completando… Tem o outro lado tbm, acho que o shoes já comentou, o iniciante (ou não) não pode ficar chateado ou indignado por que ninguém responde ao tópico dele… “Pô ninguém ajuda ?! Qualé ?!” Já ví isso em outros fóruns e sempre causa um certo “mal estar” no fórum…
Muitas vezes, como já ví por aqui, tem tbm o cara que quer tudo mastigado… :? Tu diz pra ele: “Olha nesse link…” O cara responde, “tu não pode fazer pra mim um exemplo?”.
Acho que uma boa pesquisa sempre resolve a maioria dos problemas que a gente encontra.
Abraços,
paulinhohd
Não estou reclamando daniel, muito menos querendo abrir uma discussão, vc por exemplo é um dos caras que me ajudou muito aqui.
Só queria conscientizar mais o pessoal, mas já vi que não deu muito certo rs…
Várias pessoas tem opiniões diferentes, pensamentos diferentes, porém creio que um deve respeitar o dos outros.
Mas desculpa ae pela confusão galera…
Foi mal mesmo…
Valeu! 8)
_fs
Mal educado pra mim é quem não lê as regras nem o tópico "Leia antes de postar. Falta de respeito com a comunidade não merece condenscendência.
bandrade
ai, ai… essa discussão novamente… rola de fechar o tópico?? ((;
F
fabio.patricio
Nao precisa. Nao ha muito pra discutir.
]['s
Daniel_Quirino_Olive
Crença errada. A maioria das pessoas não procuram pelas respostas aqui no fórum antes de perguntar. Muitas vezes, uma simples mudança de página já lhe mostra um tópico contendo a solução de seus problemas. Acontece que as pessoas acham que:
:arrow: fórum é igual a suporte técnico, onde todos têm a obrigação de ajudar;
:arrow: seu problema é único no mundo e que ninguém nunca o teve antes.
E, desta forma, todos os dias surgem tópicos falando sobre Classpath ou subtração de datas. Mas a vida segue…
rodrigousp
Thiago_Senna
Olá Quirino… Olá a todos!
Concordo com você em partes! Há quem não procura pelas respostas aqui no fórum antes de perguntar, mas também há quem procura e até responde o seu próprio tópico!!!
Há também aqueles usuário que fazem perguntas Idiotas… (posso até citar exemplos!!!)… Mas o interessante é que uma vez que alguém responde para ele, quando alguém faz uma pergunta idiota também e ele sabe, ele vai lá e responde!
Eu não gosto quando uma pessoa chega aqui, pergunta, a gente responde, e pessoa some! Quantos não há no fórum que tem apenas 3 posts ou 6, 9 e etc…?? Só vem aqui para consultar e somem!! Esses sim merecem tomar uns pitacos! Mas há aqueles que entraram na comunidade para ajudar, esses devem ser tratados no mínimo com educação, independente se fazem perguntas idiotas ou não! Até por que esses são flexíveis em caso de crítica!
Como alguns já citaram nestes posts, quando a pessoa é realmente um colaborador, ele não se abala e se levanta diante dessas críticas!
Abraços!
Thiago
danieldestro
Ninguem merece ser mau tratado. Cuidado com a incitação à violência!
Thiago_Senna
Ninguem merece ser mau tratado. Cuidado com a incitação à violência!
Revendo minha colocação:
Esses sim merecem tomar uns pitacos! Tá bom agora??
Eu também editei lá em cima!
Desculpa ai!!
[estatistica]
De ser pitacado eu entedo! Afinal, de acordo com certas estatísticas (não importa a fonte), estou entre os 8 mais malas!!![/estatistica]
louds
Um iniciante em java não é um iniciante em aprender, então nada mais justo que assumir o segundo.
guariba
Não perca seu tempo. Se alguem responder, ótimo, senão paciência. Se vc achar que alguem foi grosso, ignore. Não tenha a ilusão de que a pessoa irá mudar ou se conscientizar com seja lá o que vc disser para ela. E siga aprendendo.
JMan
Qualquer coisa Ducidas, problemas, erros e etc… procure em
bem, as vezes pessoas (como eu) esquecem que não estão sozinhas no universo, e que os mesmos problemas em programação que elas estão passando, provavelmente outras ja passaram…
ou simplesmente nunca tiveram a idéia de googlar antes de perguntar (no caso do iniciante mesmo)
java é provavelmente a linguagem de progração com maior material na internet… digite java no google, e compare o numero de resultados com delphi, visual basic, asp, php, etc… no momento em que escrevo este post são 129.000.000 de páginas no google internacional e 1.100.000 apenas no Brasil (com PortalJava em primeiro lugar !!!)
sem falar q no portal java e principalmente no GUJ tem um imenso histórico de mensagens dos fóruns… a menos que seja algo novo ou um problema muito especifico( 10% dos casos), vai estar em respondido em algum fórum…
mas não vamos perder noites de sono pq alguem desavisado postou uma pergunta antes de googlar\pesquisar no forum… o server do guj aguenta né?
então ok, o q podemos fazer é ir avisando a pessoa, bem simples e satisfaz a ambos os lados…
Java_Vinicius_Machin
Eu acho que se fosse fácil achar o “caminho das pedras” tantas pedras no caminho não seriam ruim. As vezes não custa nda dar uma força pro cara, indicar um link e tal mas “mastigar” nunca isso sim deixa os iniciantes mal acostumados! :thumbup:
[]~s
Thiago_Senna
JBoss:
Qualquer coisa Ducidas, problemas, erros e etc… procure em
Pessoal… de boa!!! O google ajuda muito. Mas também não é tudo isso que vocês falam que é!
Quando a gente faz uma buca, aparecem mais de trocentos links para vc vasculhar! Um iniciante nem sabe direito quais argumentos colocar para realizar a busca. Para quem já conhece melhor a tecnologia é mais tranquilo, pois sabemos criar consultas mais eficazes por que conhecemos a tecnologia e que um determinado envolve tal conceito e tal! Ainda sim, muitas vezes fico perdidinho no Goole!
Tenho outra colocação: Como vocês fazem para ter certeza que um indivíduo realmente não procurou no google antes de perguntar?
Confesso que para mim isso é um enigma! Tem perguntas que realmente da para imaginar, mas há situações em que eu não sei como uma pessoa manda a outra procurar no google! Não é tão fácil saber e ter certeza de que a pessoa pelo menos tentou procurar alguma coisa!
A busca do GUJ, apesar de ser muito útil, sinto muito… eu mesmo fico perdido de vez em quando. É muito tópico, e as vezes a gente refina mais os argumentos da busca e não retorna nada!!! E ai???
Então para aqueles que acreditam que o google é a solução de todos os problemas, criem um tutorial para mexer no Google!
Abraços a Todos! (Não se chateem comigo!!)
Abraços!
Thiago_Senna
Viu mais um post só!!!
Quando eu era iniciante já ouvi muitos me mandarem procurar no google… é fato real, e vou mostrar (caso acreditem em mim) que nos equivocamos quanto ao fato de que alguém realmente procurou ou não no google!
Antigamente eu participava de grupos de discussão, e não no JForum!
Daí, eu não sabia qual era a diferença de J2EE e J2SE e J2ME. Nem fiz questão de procurar em lugar nenhum! Simplesmente postei!
Surpresa: Me responderam direitinho, tim tim por tim tim o que era e quais suas diferenças. Nem precisaram indicar links de tão bom que foi a explicação!
Cenas como esta sempre se repetiam!
Mas para variar, um certa vez, antes de perguntar em qualquer forum de discussão, perdi mais de 2 horas caçando como colocar o log do log4j em um arquivo separado! Procurei no google, yahoo e no site da apache!!!
Então, entrei no grupo de discussão e perguntei como eu faço para colocar os arquivos de log do log4j em um arquivo separado!
Maravilha né!!! Imaginem a minha vontade de esganar quem escreveu isso! (perdoem-me pela incitação a violência!!!)
Observação: O única material que talvez tivesse a resposta para minha pergunta dentro do site da apache era um livro pago, que tinha um dinossauro na capa. Não havia documentação livre! Ou seja, nem o cara que me respondeu com toda essa ignorância sabia a resposta da minha pergunta! Simplesmente fez isso de besta que ela era!
Abraços!
F
fabio.patricio
Quando ele pergunta, como configuro o meu classpath ou ainda pq ta dando esse erro: ClassNotFoundException. Erros bestas que todos passam é certo que existem milhares de resposta e se o cara ta perguntando denovo a mesmo coisa é pq nao procurou em lugar nenhum.
Agora Thiago na boa. Cara nao adianta tu vir aqui escrever um monte de post (fora as outras threads que ja rolaram) porque eu, Louds, Lipe, cv, daniel, tu, Luca, Destro, Philip, Miojo (usuario do JavaFree, quem nao conhece o modo sutil que ele responde), todos, literalmente todos usuarios tem seu jeito de responder e ninguem vai mudar.
Se um novato ficou brabo pq mandei procurar no google, que nao procure entao e espere alguem responder. Eu nao to nem ai se ele achou groceiro ou nao, eu ja recebi varios links e pra mim é muito util. O que enche o saco é tentar argumentar contra o jeito de ser de cada um que nao leva a lugar algum e so gera estress no forum.
Que tal ao invez de perder tempo escrevendo estes posts, tu nao cria um megaultrapower tutorial para os iniciantes? Assim ao invez de lincar pro google nos lincamos pro tutorial.
]['s
Thiago_Senna
Olá Fabio! Tudo bém!!
Eu sei que estou perdendo meu tempo. Da mesma forma que alguém gasta seu tempo para mandar alguém procurar no google, eu estou perdendo meu tempo neste exato momento dando uma resposta para você! Estou convicto disso. Mas assim como a quem se manifeste dando pitaco nos novatos folgados, eu tento passar que nem todos os novatos estão merecendo pitaco!
A coisas que vão além de vcs procurarem no google. O problema é que também tem quem vai no embalo. Eles mandam procurar no google mas eles mesmo nem sabe responder e ajudar a pessoa que está com dúvida. Tem muitos casos aqui em que essas manifestações surgem de maneira desnecessária.
Nossa… vc quer quebrar minhas pernas??? :shock: :shock: Tô até sem ter o que dizer… mas… vamos lá!!!
Concordo com você! Realmente já passou na minha cabeça criar alguma coisa. Já perdi algumas horas no que eu puderia implementar para mudar este cenário de vai procurar no google!
Também tenho interesses em escrever alguns tutoriais (e ainda vou escrever…tenha certeza disso) e de participar de alguns projetos open source e colaborar mais ao invés de ficar enchendo os posts do GUJ de linguiça!
Já que você comentou no assunto, quando eu escrever meu primeito tut vc vai ter que fazer a revisão nele (só de raiva!!!). rsrsrs… brincadeira!
E para finalizar, obrigado por este puxão de orelha! Vou arrumar uma maneira de escrever artigos e contribuir com tutoriais e artigos também, além de continuar enchendo o saco dos Forums Spamers!
É… não posso realmente mudar o jeito de ninguém. Quem sou eu para isso. Na verdade o mais fácil seria que eu mudasse. Mas este tipo de colocação sua de certa forma de deixou intrigado!
Fabio… sou aberto a críticas. Se estou martelando em alguma coisa que estou encomandando vc ou qualquer outro membro do grupo, sintam-se a vontade de se manifestarem. Mandem uma PM, que posso reverter este cenario. A princípio não acredito que minhas colocações estejam atacando o lado pessoal de ninguém! Mas se eu estiver errado, então gritem!
Caramba… uma vez em um outro tópico como esse, quebraram minhas pernas por causa de 3300 posts. Somando os posts da galera ai em cima da pelo menos umas 10000. Fabio, nesta sua colocação você apelou!!
Abraços!
Thiago
diabrete
Se alguem quer ver falta de respeito com os iniciantes, e so dar uma olhada nas respostas que eu recebi…Estava com dificuldades em resover alguns problemas. Alguns dos que responderam me ajudaram e ainda estão me ajudando fora do forum…O unico geito que eu encontrei.
O professor que pediu o meu projeto , é professor de Calculo Numerico (mestre em Física), não tem conhecimento de programação OO e como diz ele:- nem sei programar!..Então não estamos recebendo nenhum apoio ou instrução, a nivel de Programação!
As vezes derrepente até a pessoa não sabe do que se trata (acha que e simples), mas vai implementar e sente dificuldade. Tem pessoas que nem deveriam participar do forum, não sei porque estão aqui!
F
fabio.patricio
Concordo, assim como nem todos post sao groceiro e nem todos sao somento link pro google. Acho que isso é uma minoria.
Com certeza, nesse caso ignorea. Tu ja parou pra pensar que por mais que seja so mandar procurar no google o cara tentou colaborar com o sujeito?
Esquece, isso foi so uma provocacao. Nao vai resolver o problema. Claro que se mesmo assim tu quizer escrever um tutorial fique a vontade.
Se estiver dentro do meu conhecimento, com maior prazer.
Caramba… uma vez em um outro tópico como esse, quebraram minhas pernas por causa de 3300 posts. Somando os posts da galera ai em cima da pelo menos umas 10000. Fabio, nesta sua colocação você apelou!!
Thiago, eu me dirigi a tua pessoa, nao por nada. Considero a maioria dos teus post muito bons, inclusive ja dei estrelas pra alguns.
So fui um pouco mais “groceiro” pq isso nao vai dar em nada. Nessa mesma thread um cara sugeriu de bloquear o post pra parar, eu fui um que disse que nao precisa, pq nao tinha o que discutir. Ai pra minha surpresa o pessoal continua postando e pior o assunto entra numa roda viva que nao vai pra lado nenhum. La no JavaFree onde sou um dos mod, acorre o mesmo, é normal isso em um forum. A unica coisa certa é que esses post de reclamacao vem e vao e todos continuam postando como sempre. Ou seja, nada muda. Entao vamos perder tempo com coisas mais interessantes.
]['s
T
thingol
Já ficou parecido com aquelas threads quilométricas do forum.java.sun.com - só que o pessoal lá pira mesmo, pois os fóruns não são moderados (pelo menos ostensivamente). Então volta e meia eles ficam discutindo sobre comida indiana, filmes dos anos 60, letras de música e outras coisas mais esquisitas.
Thiago_Senna
É! Realmente, são uma minoria!
É, pelo menos né! Bom, mas ainda bém que tem outros mais pacientes que ainda sim respondem sem indicar o google. Mas Fabio, sua colocação foi suficientemente convincente. O usuário iniciante que se adapte!
É… vejam só! Eu ia fazer um tutorial. Fiquei pensando… pensando… pensando . Daí cheguei na seguinte conclusão.
Para que escrever um tutorial para iniciante se já tem uma renca? O máximo que daria para fazer é indicar para eles os materiais existentes. Mesmo assim, aqui no GUJ tem um link apontando para um monte deles, o pessoal aqui no GUJ tem um link “Antes de Perguntar” http://www.guj.com.br/posts/list/15477.java
Talvez seja bom essas idas e vindas neste tipo de tópico. Afinal, é bom alguns iniciantes tomarem algum pitaco. Imaginem só, do jeito que a tecnologia java cresce hoje, se a pessoa ficar dependendo de pessoas para sanarem suas dúvidas, elas acabarão se prejudicando. Uma pessoa que dependa de outra e não saiba se virar provavelmente não acompanhará o crescimento da tecnologia.
Vou forçar mais um pouquinho. Vou aproveitar e fazer uma analogia! Agora eu finalmente entendi a teoria do professor Miagui!
Puts construtivo pra caramba isso meu!!! Será q não rola encerrar isso não ? :hunf:
Rubem_Azenha
bem, acho que ninguém pode se ortogar no direito de ser o “Professor Miagui” dos iniciantes
como eu ja sugeri varias vezes, se vc não ta afim de responder, não responda
e qndo eu digo responder, eu digo responder de verdade, e não dizer pro cara pesquisar no google e até ser mau educado com o cara… vc pode muito bem até linkar para a pagina de resultados da busca pela pergunta do cara, explicando que com uma rapida pesquisa ele pode ter sua resposta, ou linkar para um artigo e tutorial, não precisa dar a resposta mastigadinha e na lata, deixe isso pra quem tem paciencia e tempo.
seria a mesma coisa que vc perguntar para alguem onde fica o lugar onde vc quer chegar e essa pessoa gritar com vc: “PESQUISA NO MAPA!!!”
não, se a pessoa soubesse, ela falaria, ou então diria, da uma olhada no mapa, é mais ou menos nessa região…
Grinvon
O problema de muitas pessoas que estão inciante, é querer fazer uma carro em Java já que mal começou a fazer uma roda!
Muitas pessoas tentam pular etapas e logo na frente isso provoca frustação, a paciência é algo que brasileiro não tem, e muitas pessoas de todas as partes não tem.
Precisamos seguir etapas, aprender de forma sistemática e correta, procurar tirar dúvidas de coisas essências e não pedir códigos completamente feitos.
E o google é uma merda, traz muita coisa, mas de forma completamenta desordenada e sem nenhuma estrutura lógica ao problema abordado
Rubem_Azenha
Grinvon:
E o google é uma merda, traz muita coisa, mas de forma completamenta desordenada e sem nenhuma estrutura lógica ao problema abordado
o google não é uma merda, mas concordo com o fato de que não é tão fácil assim conseguir o que vc realmente quer na pesquisa
F
fabriciogiordani
Nunca tinha ouvido falar isso sobre o google.
Vc sabe utilizá-lo?
Grinvon
Nunca tinha ouvido falar isso sobre o google.
Vc sabe utilizá-lo?
Bom, eu recebi um livro aqui… Google for Dummies, será que presta??
Mas caso não presta, irei tomar aula contigo, ouvi falar que você é GCP (Google Certified Professional)
bandrade
auhauauahau… a galera não perde uma… auhuhuha
renatosilva
Como disseram uma vez, esse deve ser o fórum mais meta-fórum que conheço. Acho que o GUJ precisa de um analista.
danieldestro
Geralmente o problema está com a gente, não com os outros! :twisted:
Thiago_Senna
Geralmente o problema está com a gente, não com os outros! :twisted:
Quantos vocês querem apostar que o Renato vai postar assim:
“O que será que ele quis dizer?”
Daniel… O que você quis dizer com isto??? :lol:
Aff… Perdi uma Estrela… É tão difícil conseguir uma!! ARGGGGG!!!
Puxa galera, realmente um tópico deste dá o que falar hein, pensei que tinha parado em minhas desculpas por ter postado tal tema já tão discutido antes, mas hj até assustei com a galera que comentou hauhauha…
Se o adversário é inferior a ti, então pra que lutar?
Se o adversário é superior a, ti então pra que lutar?
Se o adversário é igual a ti, entenderá que luta não é um orgulho, mas sim uma questão de honra, então te compreenderás e não haverá luta.
Valeu galera, até uma próxima discussão!
OBS: Utilizem o Google rs… :lol:
Thiago_Senna
Nãaaaaaaaaaaaoooooooooooooooo!!!
Não poder ser. Depois de toda essa discussão você me escreve esta frase!!
paulinhohd:
e o adversário é inferior a ti, então pra que lutar?
Se o adversário é superior a, ti então pra que lutar?
Se o adversário é igual a ti, entenderá que luta não é um orgulho, mas sim uma questão de honra, então te compreenderás e não haverá luta.
Não acredito que tanto tempo de discussão para depois acabar numa mensagem de auto ajuda! Pelo amor de Deus! Quero me aposentar!
paulinhoHD, apesar de tumultuado, foi em minha opinião um dos mais contrutivos! Sempre que acontecer qualquer discussão dessa novamente eu vou indicar a teoria do Miagui! Quero nem saber!!!
Eu usei toda minha criatividade para criar a maldita teoria do Miagui e provar que aquela teoria funciona, e daí vc me coloca um provérbio. Que sacanagem!!!
Bom. Antes que você pense: Eu não estou nervoso.
Só acho que não há provérbio chinês que vá dar um ponto final nesta discussão!
Abraços!
Thiago
paulinhohd
Thiago Senna:
paulinhoHD, apesar de tumultuado, foi em minha opinião um dos mais contrutivos! Sempre que acontecer qualquer discussão dessa novamente eu vou indicar a teoria do Miagui! Quero nem saber!!!
Só acho que não há provérbio chinês que vá dar um ponto final nesta discussão!
Huhuahua kurti Thiago, e realmente, pelo menos toda essa discussão realmente foi construtiva, pelo menos teve esse lado positivo.
Quanto ao provérbio chinês, só quis mesmo mostrar ao pessoal, não era a intenção de dar fim em tudo huahau…
Abraços!
Valeu!.. 8)
bandrade
será que a discussão teoricamente infinita vai chegar ao seu fim?? não percam nas proximas horas… eheehee
puts galera… q monte de coisa… vm parar, vamo?? ((;