Pq a SCJP não tem nenhum valor no mercado?

52 respostas
luistiagos

Pq sera que esta certificação a qual não é nem um pouco facil de se tirar é tão desvalorizada no mercado atual?

52 Respostas

Leozin

provavelmente porque todo mundo tem

rodrigo.bossini

Não é bem assim.
Em primeiro lugar existe o ramo de empresas que valoriza certificações e outro ramo que não valoriza tanto.
Entre as que valorizam, obviamente ninguém lá é idiota de pensar que você é um programador java sênior só por ser um SCJP.Ou seja, todo mundo sabe que apesar de ser um SCJP você pode não saber muita coisa (pra isso que serve o tal do TestKiller e similares) e ter passado porque conseguiu decorar as questões de algum simulado.
A SCJP é um diferencial sim, mas não é só ela que vai te garantir um salário de 5000 por mês, além de ser certificado você tem que conseguir mostrar na prática que fez por onde conseguir sua certificação.

josenaldo

Claro que ela é valorizada.

Em processos de seleção, pode servir como fator de desempate. Porém, vamos pensar sobre o conteúdo da prova. A SCJP apenas “garante” que você é conhece a linguagem Java, não garante que você conhece padrões de projeto, nem frameworks web, ou web services, programação distribuida, tecnologias pra mobile… Não garante que você saiba garimpar requisitos, nem modelar o problema, ou projetar a solução, criar bons códigos, testar, criar uma estrutura de implantação coerente, dar uma boa mantenção, criar um bom design de interface com o usuário para a aplicação…

Enfim, apesar de muitos supervalorizarem, o que ela garante é muito pouco mesmo e só serve, na verdade, como tranpolim para as outras certificações.

Ter uma certificação não te dar super poderes. Mas ter um montão delas quer dizer que você, no mínimo se aplica pra estudar. Isso sim pode te dar um super salário.

luistiagos

josenaldo:

Em processos de seleção, pode servir como fator de desempate. Porém, vamos pensar sobre o conteúdo da prova. A SCJP apenas “garante” que você é conhece a linguagem Java, não garante que você conhece padrões de projeto, nem frameworks web, ou web services, programação distribuida, tecnologias pra mobile… Não garante que você saiba garimpar requisitos, nem modelar o problema, ou projetar a solução, criar bons códigos, testar, criar uma estrutura de implantação coerente, dar uma boa mantenção, criar um bom design de interface com o usuário para a aplicação…

Enfim, apesar de muitos supervalorizarem, o que ela garante é muito pouco mesmo e só serve, na verdade, como tranpolim para as outras certificações.

Ter uma certificação não te dar super poderes. Mas ter um montão delas quer dizer que você, no mínimo se aplica pra estudar. Isso sim pode te dar um super salário.

Conheço gente que tem uma porrada de certificações e não tem emprego… por isto vejo q certificação hj em dia não vale qse nada…

josenaldo

luistiagos:
josenaldo:

Conheço gente que tem uma porrada de certificações e não tem emprego… por isto vejo q certificação hj em dia não vale qse nada…

Calma lá amiigo… Conheço médico sem emprego e bacharéis em direito lavando privada nos eua… Por isso não vale a pena fazer essas faculdades???

Não é bem por aí não… pra profissional ruim, nem doutorado serve!!! Pense comigo… Temos hoje 50000 vagas abertas. Tem empresas, como a que trabalhei antes, que pegam meninos sem NENHUM conhecimento de programação, PAGAM pra ele aprender e depois contratam… E algumas, como a que trabalho hoje, que pegam caras co experiência quase nenhuma e contratam como stagiarios.

Num mercado como esse, será possivel que alguem fique desempregado? Sim… mas já se perguntou quais os motivos? Garanto que ele deve estar fazendo alguma coisa tao errado, que ELE faz a certificação dele valer nada.

Tb conheço um cara com algumas certificações mas desempregado. POrque? Porque depois que tirou a certificação, ele queria um salario irrreal pra posição e localização geografica dele. Porque quando ele achou esse trabalho, chegava tarde e saia cedo. Porque era indiciplinado. E porque achou que, por ter tirado a certificação era melhor que os colegas dele. Deixou de estudar e começou a fazer lambança no emprego. Dai veio um carinha que sabia mais que ele, e tomou a vaga dele. E ele? Tem 6 meses sem fazer nada pq nao admite receber um salario menor que o q ganhava. Enfim, por ser muito arrogante, faz a certificação ele valer nada.

Ser um bom profissional e ter um bom salario eh um conjunto de fatores. E a certificação não é nenhum santo garral, mas apenas um desses fatores.

Abraços

bsmachado

Olha sobre essa certificação, ja vi em algumas vagas de emprego, o requesito principal, era a certificação. Acho que é importante ter uma certificação, mas hoje algumas empresas olham mesmo é a experiência, quantos projetos o programador fez, não adianta ter certificação e não ter trabalhado na área, conheço uns que tem cursos de Java e nem conseguiram entrar nessa área…
Mas é bom uqnto mais certificaçãoes você tiver, melhora seu CV.

L

Na minha visão:

Pra estag ou Jr: Ajuda muito! Pode ser o diferencial…

Pra pleno: Pode vir a ajudar, se a empresa estiver em dúvida…

Pra Sr: Não vale absolutamente nada. O que vai te qualificar é o que você jah fez e o que você conhece…

Ou seja, pra quem quer entrar no mercado, ou já entrou, mas tá querendo novas oportunidades…ajuda. Agora, a partir de um certo ponto, se você
tem 5 anos de experiência intensiva com Java por exemplo, e a empresa não te contrata pq você não tem certificação, na verdade vc tem que agradecer por ter
se livrado de uma bomba!

LPJava

de onde vc tirou isso? referencia? cases? e outra certificacao nao está atrelada a garantia de emprego, etc… o problema que muitos profissionais faz disso uma ligacao com essa e qualquer outra certificacao. No dia que 10% dos profissionais saber o real significado das certificacoes, topicos como esses passam a diminuir. E assim vejo mais isso somente em forum nacional, nao sei mais por incrivel que pareca fora do brasil o significado de ter uma certificacao é mais maduro.

e mais um pouco leia os objetivos da scjp e veja se o objetivo é preparar vc para o mercado? la nao diz isso em lugar nenhum…

josenaldo

LPJava:
de onde vc tirou isso? referencia? cases? e outra certificacao nao está atrelada a garantia de emprego, etc… o problema que muitos profissionais faz disso uma ligacao com essa e qualquer outra certificacao. No dia que 10% dos profissionais saber o real significado das certificacoes, topicos como esses passam a diminuir. E assim vejo mais isso somente em forum nacional, nao sei mais por incrivel que pareca fora do brasil o significado de ter uma certificacao é mais maduro.

e mais um pouco leia os objetivos da scjp e veja se o objetivo é preparar vc para o mercado? la nao diz isso em lugar nenhum…

Sabe qual o problema da galera hoje? Preguiça…

Nego quer uma Bala de Prata dos empregos. Que fazer um curso apenas, uma prova apenas e pronto, já vai ganhar horrores.

A verdade é que faculdade, certificação, cursos, experiência… Nada disso determina sozinho o seu valor.

O que determina sua empregabilidade é a conjunçao desses fatores. Como num RPG onde você desenvolve várias habilidades de seu personagem para que ele possa ganhar cada vez melhor!

Então, gente, ao invés de reclamar da SCJP, da faculdade, do cursinho de java, entende uma coisa: FAZ TUDO ISSO E MUITO MAIS!

SCJP vale pouco, mas pe pré requisitos pra SCWCD, SCBCD e outras que valem muito. E certificação, quanto amis melhor.

Faculdade não prepara, mas é porta de entrada pra especialização, mestrado e doutorado.

Cursinho ajuda pouco, mas economiza tempo se for bom e conta mais ponto no curriculo.

Aprender ingles é foda, mas é essencial

Junta tudo isso num caldeirão e mais habilidades em negiciação, falar em publico, trabalho em equipe, criatividade, proatividade, poderes Jedi e vcs vão ver o salario crescer…

Abraço a todos

LPJava

josenaldo:
LPJava:

Sabe qual o problema da galera hoje? Preguiça…

Nego quer uma Bala de Prata dos empregos. Que fazer um curso apenas, uma prova apenas e pronto, já vai ganhar horrores.

A verdade é que faculdade, certificação, cursos, experiência… Nada disso determina sozinho o seu valor.

O que determina sua empregabilidade é a conjunçao desses fatores. Como num RPG onde você desenvolve várias habilidades de seu personagem para que ele possa ganhar cada vez melhor!

Então, gente, ao invés de reclamar da SCJP, da faculdade, do cursinho de java, entende uma coisa: FAZ TUDO ISSO E MUITO MAIS!

SCJP vale pouco, mas pe pré requisitos pra SCWCD, SCBCD e outras que valem muito. E certificação, quanto amis melhor.

Faculdade não prepara, mas é porta de entrada pra especialização, mestrado e doutorado.

Cursinho ajuda pouco, mas economiza tempo se for bom e conta mais ponto no curriculo.

Aprender ingles é foda, mas é essencial

Junta tudo isso num caldeirão e mais habilidades em negiciação, falar em publico, trabalho em equipe, criatividade, proatividade, poderes Jedi e vcs vão ver o salario crescer…

Abraço a todos

++ saber ingles

rmendes08

Discordo, faculdade mal-feita não prepara.
Faculdade bem feita é base para a vida toda. É claro que é preciso estudar uma especialidade depois, mas isso é bem tranqüilo para quem tem base.

OliveirakunJava

luistiagos:

Mas será que o problema está na certificação ou está em vc(s)??
Seria bom se vc parasse e pensasse um pouco, pois pelo que me parece vc esta se apoiando muito na certificação e não é esta a idéia. Que tal tentar desenvolver novas habilidades como aprender inglês, melhorar a comunicação, mudar o comportamento, se tornar uma pessoa mais séria, mais ética, mais humana, assumir uma postura profissional de verdade. Sempre se questionar e tentar achar os erros após uma entrevista em que vc não passou, reflita sobre isso pois a gente aprende com os erros.
Bom, isto é só minha opinião…
Até mais e boa sorte!

M

"

CarlosEduardoDantas

Discordo, faculdade mal-feita não prepara.
Faculdade bem feita é base para a vida toda. É claro que é preciso estudar uma especialidade depois, mas isso é bem tranqüilo para quem tem base.

essa sua linha de raciocinio com certeza se desencadeou pelo motivo de ter feito um curso tempo integral, com dedicação total… normalmente quem estuda a noite e trabalha o dia todo não vê uma graduação da mesma forma de quem fica o dia todo assistindo aula e ralando.

ffranceschi

Como já tenho uma opiniao sobre certificação, escrevi um post http://ffranceschi.wordpress.com/2008/10/02/certificacao-java-vale-a-pena/ , mas resumindo, SCJP apenas é pouco…

S

Eu acho a certificação que tem lá o seu valor. Mas muita gente quer fazer SCJP e já arrumar um empregão, com super salário e tal.

Acho que uma certificação como SCJP pode ser útil também para vagas onde o Java não é a principal qualificação, mas apenas desejável, extra.

Concordo com quase tudo que nosso colega Josenaldo escreveu, tirando o detalhe da faculdade. Mas isso fica para um outro tópico.

LPJava

Ssalgado:
Eu acho a certificação que tem lá o seu valor. Mas muita gente quer fazer SCJP e já arrumar um empregão, com super salário e tal.

Acho que uma certificação como SCJP pode ser útil também para vagas onde o Java não é a principal qualificação, mas apenas desejável, extra.

Concordo com quase tudo que nosso colega Josenaldo escreveu, tirando o detalhe da faculdade. Mas isso fica para um outro tópico.

realmente vc falou uma coisa certa, a galera que tirar a certificacao SCJP e quer ter salario de gerente de projetos, e quem sabe no segundo mes comprar um carro importado… realmente com a scjp vc nunca vai conseguir isso, olhe la se comprar um nacional :smiley:

vitu

A Certificação leva voce a estudar a linguagem a fundo, tornando o profissional mais produtivo.
Evita que voce cometa certos erros (que consumem tempo), e tenha um leque maior de soluções para determinados problemas.

Voce tem algo que prova que é capacitado na ferramenta.

Sem dúvida e um diferencial.

Mas, toda regra lança uma Exception.

peerless

Os certificados ajudam SIM -para ser contratado- ponto em fábricas de software, três letras, enfim, com quem se preocupa por papelada e certificações. A questão é: o seu certificado não vai programar bem, projetar bem, desenvolver sistemas bem. Por isso ela não prova nada. Mas, sim, tem valor de mercado.

LPJava

depois dizem que certificacoes nao tem importancia, mas olha isso:

link

Marcio_Duran

Apesar de não possuir certificação posso lhe dizer que ela dá um certo reflexo de confiança para empresa contratante, mas o mercado de TI é selvagem também, já estive em empresas que davam curso de Java e ainda pagava certificação só exigiam Inglês fluente.

LPJava

Apesar de não possuir certificação posso lhe dizer que ela dá um certo reflexo de confiança para empresa contratante, mas o mercado de TI é selvagem também, já estive em empresas que davam curso de Java e ainda pagava certificação só exigiam Inglês fluente.

isso é mais dificil e o investimento para ter o ingles fluente é maior que vc juntar curso java + certificação, e assim se as empresas exigem fluente, nao vao aceitar um que mantem a conversacao razoavel nao, tem que ser fluente de verdade, respirar a lingua pois vc poderá ter contato pessoas de alto padrao no outro idioma e tem que saber falar bem, saber usar bem os termos formais, e as regras gramaticais devem estar bem no ponto dentro da sua conversacao. por exemplo saber quando usar o present perfect e simple past?! Isso para um nativo fazer a diferença e muitaaa… e pelo que vejo nao eh algo tao simples de encontrar profissionais sobrando com a tal fluencia nao, principalmente quando vai para o lado do speaking…

então nao é apenas “so inglês fluente”. As empresas sabem o quanto é dificil encontrar alguem fluente por isso estao dispostas a "darem"cursos + certificacoes etc…

Marcio_Duran

LPJava:

então nao é apenas “so inglês fluente”. As empresas sabem o quanto é dificil encontrar alguem fluente por isso estao dispostas a "darem"cursos + certificacoes etc…

Não se pode também, ficar se lamentando tem que batalhar, ninguém disse que iria ser fácil ter atuação como um tecnologista, mesmo porque soluções vem de fora e a demanda também, acho que tem ai um esforço individual a ser investido e correr atrás, tanto em relacionamento como estudo, já fiz investimentos absurdos em cursos e acho que o caminho e empenho e dedicação.

LPJava

Marcio Duran:
LPJava:

Não se pode também, ficar se lamentando tem que batalhar, ninguém disse que iria ser fácil ter atuação como um tecnologista, mesmo porque soluções vem de fora e a demanda também, acho que tem ai um esforço individual a ser investido e correr atrás, tanto em relacionamento como estudo, já fiz investimentos absurdos em cursos e acho que o caminho e empenho e dedicação.

concerteza, dedicacao eh o que vai complementar o seu investimento… :smiley:

Jesuino_Master

Huum, interessante esta discussão.

Vou dar minha opinião.
Conheço vários tipos de profissionais e estudantes… O que vejo é que existem pessoas que sabem tudo de java, conhecem muitos frameworks, mas não nasceram voltadas para programação…
Acho que a certificação garante que você tem um conhecimento teórico, mas isso pode não ser suficiente. Meia-hora com uma pessoa e alguns testes você verá se a pessoa leva jeito para programação ou não. Caso a pessoa não seja boa em programação, bem… Pra quê serve a certificação. Mas imagine um cara que resolva o problema proposto rapidinho, você sabe que ele tem experiência com aquela tecnologia, mas não se certifica se a pessoa sabe aquilo por mexer ou se se acostumou a fuçar com esta tecnologia, ou seja, se as bases são boas… agora veja por outro lado: na sua frente você tem um programador nato, você passou um sisteminha simples, o cara arregaçou as mangas e resolveu! Ainda por cima é certificado, você não vai querer perder um profissional destes(levando em conta todas as questões de postura e tal)!
Então temos três tipos: “Nerd, cara de cursinho, teórico, decoreba total…”
“Se vira sem conhecimentos técnicos, ‘aprendeu a tocar ouvindo música’ como dizem por ai”
“O cara, programa e sabe o que está fazendo”
Temos que ser o último, conheço um cara assim e sei o valor que ele tem no mercado.
Em outras palavras, diretamente, depende muito da pessoa…Depende do contexto… Mas de forma geral, se você é bom em programação e está começando, o melhor caminho é certificar-se… Mas saber programar é essencial…

luistiagos

eu não vejo certificações da seguinte maneira… se vc estuda algo sozinho geralmente não vai acabar se aprofundando naquilo que estudou e ngn vai reconhecer que vc ja estudou determinada coisa sozinho mesmo que vc coloque que vc conhece um pouco a tal coisa estudada no curriculo… porem se vc tiver uma certificação para tirar e vc estudar para ela vc vai se basear nos requisitos dela que serão bem mais especifico dos quais que se vc fosse estudar sozinho vc estudaria… então vc pode focar mais seus estudos, estudar de forma maior e no final fazer uma prova para medir seus conhecimentos no assunto estudado (coisa que vc não tera como medir se estudar por conta)… e ter um certificado no final que mostra que vc literalmente estudou e manja do assunto… porem o problema que isto não tem nenhum valor para o mercado… a faculdade tbm é outra coisa que fico puta da cara é que um tecnico que fez 1 ano de um curso tecnologo em uma faculdade porai é visto de igual para igual com alguem que fez engenharia da computação ou ciencia da computação… engenharia e CC são bem mais dificeis que TI ou que BSI ou que bacharel em informatica… ou seja o profissional de CC rala que nem um louco sofre pacaramba para no final um tecnologo ter o mesmo peso em relação ao curso… não estou falando em termos de capacidade e competencia pq dai ja é outra historia estou assumindo que tal tecnologo em TI tem a mesma capacidade e competencia que um Cientista como profissional… uma coisa ta certa em um curso como TI é totalmente focado no mercado e o cara aprende so as coisas do mercado e CC por exemplo é totalmente focado na area cientifica mas não podemos esquecer de uma coisa quem estuda e constroe as tecnologias usadas pelo profissional de TI geralmente são cientistas ou pessoas que estudaram a fundo uma tecnologia X… por isto hj em dia os cursos de engenharia da computação e ciencia da computação estão em extinsão (na minha cidade pelomenos estão…) para um cara que escolhe o ramo da informatica geralmente opta por um curso mais facil pois assim ira estar mais rapido no mercado e sem muitas dificuldades… o problema disto é que com a extinsão de cursos como estes no brasil nos não passariamos de meros utilizadores de tecnologias estrangeiras… iremos comer mer*** de gringo em vez de produzir nossas proprias tecnologias salvo poucos tecnologos que tem interesse ao ramo cientifico porem infelizmente são muito poucos a maioria so pensa em ganhar horrores fazendo CRUDs…
quando estava no 1 semestre de CC na minha sala tinha mais de 30 alunos e no ultimo semestre só sobraram 5 para se formar… pois grande maioria ou foi para sistemas de informação ou sairam da area… e a cada dia vejo que estes cursos estão diminuindo breve estarão extintos do brasil…

rissato

Minha opinião pessoal:

Depois que tirei a SCJP6 (eu já estava empregado), fui levado um pouco mais a sério pelos chefes e colegas de trabalho. Depois da certificação, também apareceram mais propostas de emprego.

De forma geral, acredito que qqr certificação vai contar alguns pontos a mais pra vc, mas nada garante que vc vai ter um super salário ou que vc é “o cara” do java…

luistiagos

rissato:
Minha opinião pessoal:

Depois que tirei a SCJP6 (eu já estava empregado), fui levado um pouco mais a sério pelos chefes e colegas de trabalho. Depois da certificação, também apareceram mais propostas de emprego.

De forma geral, acredito que qqr certificação vai contar alguns pontos a mais pra vc, mas nada garante que vc vai ter um super salário ou que vc é “o cara” do java…

Aonde eu trabalho o chefe veio reclamar comigo quando avisei que iria chegar mais tarde pois iria fazer a prova veio falar: pq perde seu tempo com este tipo de coisa inutil? sera que vc não percebe que esta jogando dinheiro no lixo? esta merda não serve pra nada!

LPJava

uma coisa é certa, a certificacao nao tira ponto do profissional hehe agora qtos pontos ela acrescenta isso é bem dinamico.

Aonde eu trabalho o chefe veio reclamar comigo quando avisei que iria chegar mais tarde pois iria fazer a prova veio falar: pq perde seu tempo com este tipo de coisa inutil? sera que vc não percebe que esta jogando dinheiro no lixo? esta merda não serve pra nada!

coitado desse seu chefe, dar aate para imaginar o perfil profissional dele…

andrepestana

luistiagos:
rissato:
Minha opinião pessoal:

Melhor vc procurar outro lugar para trabalhar. Talvez o mercado esteja ruim aí em curitiba, mas tenho certeza que vc achará algo melhor. A certificação não é uma coisa boa para o seu chefe já que, com ela outras empresas comecem a se interessar pelo seu CV e talvez ele tenha que aumentar o seu salário para te segurar na empresa.

Abraço,

Jesuino_Master

Penso que para que serve ficar formando CC que irão acabar no mercado de trabalho?
Não creio que irá acabar as formações de cientista da computação, mas estas não serão tão populares quanto estão agora… Pra que fazer o cara entender aquelas teorias todas e depois enfiar ele atrás de um computador para fazer CRUD?
Sou a favor do profissional de tecnologia, me perdoem os CC, mas muitos querem pisar em Técnologos(eu sou um) e sequer conseguem aprender a programar direito, aprenderam a enfiar a cara em livros para conseguir nota alta. É claro que só os babacas são assim, tanto que trabalho com cara caras com formação em CC espetaculares que são monstros.
Acho que mercado tem que ser de profissional de tecnologia, porque passamos 3 lindos anos voltados para o mercado na correria de aprendizagem de tecnologias novas. Fazemos acontecer, o mercado quer pessoas assim.
Não acho que o Brasil ficará refém de tecnologias estrangeiras, os cientistas estão diminuindo por que estão indo para as áreas própria de atuação, de pesquisa que demanda menos, e não para o mercado…

CarlosEduardoDantas

SCJP é apenas uma síntese de alguns conhecimentos básicos que qualquer programador Java deve saber, então não vejo motivos para se vangloriar e exigir cargos melhores, salários melhores e por ai vai… mas ao mesmo tempo não se trata de uma perda de tempo já que conteúdo e informação, especialmente dentro da área nunca é demais.

cs.santos0

Achei interessante o tópico, entao vou dar minha opniao tb… :wink:

no meu modo de ver, hj em dia existem determinadas coisas que precisam estar no curriculo mas não como diferencial…mas meio que como obrigação…tipo, ingles avançado a nivel de conversação. Depois uma SCJP (claro se for programador Java…rsrsrs), e uma faculdade (que no meu modo de ver num acrescenta em nda).

Os porques agora, o ingles é a base da computação, livros, documentação, foruns…os melhores estao em ingles, alem da possibilidade de ter q falar ingles no trabalho é mto grande. A certificação, pq como um amigo ai disse, mta e mta gente tem…entao se vc num tem vc acaba ficando com algo a menos, claro que ela num prova mta coisa não…e até acho justo as empresas num darem tanta enfase nisso pelo fato de poder ser uma decoreba do caramba, mas por outro lado tem q ter seu mérito, pois o cara passou algum tempo estudando e prova que manja pelo menos tecnicamente do J2SE. Quanto a faculdade, fundamental pra poder fazer uma especialização e poder continuar, são 4 anos de tempo perdido, não totalmente, mas faço CCP, aprendi bastante coisa legal, mas tb aprendi mta coisa inutil.

luistiagos

o que é mais desmotivador e trizte e vc fazer um curso lazarento de foda durante 6 anos e depois no mercado um cara que fez um curso de 1 ano e que se esforçou bem menos ganha o mesmo que vc… isto é algo muito desmotivador…

cs.santos0

verdade velho, isso é foda msm…

mas o pior msm é ver um fdp desdentado que num sabe nem falar, ganhando meio milhao por semana, chutando uma bola…ou entao, um cara que faz uma musica só com putaria, vai no horario nobre da tv, e ganha rios de dinheiro tb…

mas fazer oq né… :?

Leozin

Mas tempo nunca foi fator determinante pra provar capacitação profissional

se tu fez 6 anos de faculdade, mas 6 anos matado, só estudou o que o professor passou ou vivia em bar, provavelmente nada mais justo do que perder a vaga pra alguém que se matou por 1 ano, aprendeu o que é essencial pra fazer um trabalho bem feito e não ficou vivendo dentro dos limites acadêmicos

o que eu vejo de gente reclamando com o mesmo papo de sempre “poxa, fiz 4 anos de faculdade e ganho uma mixaria”

esse tipo de pensamento que pra mim está errado. O cara acha que, porque se formou ou tirou uma certificação vão surgir ofertas de emprego de 15K por mês

jgbt

hum… seguindo essa logica se eu estudar 10 anos eu teria que ganhar mais que vc que estudou 6??
Sera que pq eu estudei por mais tempo(nao necessariamente mais) eu produzo mais e melhor? agrego mais valor ao meu trabalho? quem garante?
Eu tenho o seguinte pensamento: todo mundo ganha o que faz por merecer.
Quando tirei minhas certificações a 4 anos atras eu tmb achava que iria ganhar mais, ser mais reconhecido. Na real elas so serviram p/ ter meu nome em licitações de projetos p/ orgãos publicos que exigiam isso.
O mercado de TI ja se tocou que certificação não prova que vc é um bom desenvolvedor, so prova que vc estudou um conteudo e passou em uma prova. È um indicio, mas nao prova.
SCJP entao nem se fala. Eu conheço caras que mal sabiam programar, estudaram e passaram na prova.Alguns com notas mais altas que a minha.
E outra, vamos combinar que o nivel de difculdade é baixo, quase ridiculo. Quase todos os mocks na web saõ mais dificeis do que a prova.
SCWCD te da um pouco mais de base, conteudos que vc usa mais no dia a dia, mas no final das contas não prova que vc sabe desenvolver e resolver problemas. Prova que vc conhece a especificação, um pouco do container e alguns patterns estilo receita de bolo.
E na real o objetivos delas são esses mesmos.

[]´s

Jesuino_Master

Ainda bem que todos sabemos que tempo estudado não é diretamente proporcional a habilidades adquiridas…

Olhem o que eu li no W3SCHOOLS a respeito de certificação, não de java, mas a idéia é a mesma:

Bom né?

W

Acho que certificacao ate ajuda mas na maioria dos casos (principalmente no Brasilzao) que as empresas querem pagar pouco e ter um profissional mais qualificado possivel a realidade eh outra.
Junta isso com a quantidade de profissional de informatica que tem no Brasil e tem muita gente boa (com e sem certificacao) e com experiencia.
Como ja falaram certificacao nao prova absolutamente nada, prova que o fulano tem conhecimento de Java? Nao sei, tenho minhas duvidas, acho que alguem passa esses testes e ate com o score bom so na “decoreba”. Ja vi aqui no forum mesmo nego que tem certificacao fazendo cada pergunta que da ate arrepios. Na minha opiniao um curso vale bem mais que uma certificacao.

Mas sei la, pode ate ser que a certificacao seja um fator de decisao pra uma empresa que esta na duvida entre dois candidatos completamente sem experiencia por exemplo.

//Daniel

fabim

Ja dizia Valdez Ludwig:

“- Quero aumento de X”
“- Tem alguem querendo contratar vc?”
“- Nao”
“- Entao é o que vc vale filho”

Seu valor é dado pela sua raridade no mercado de trabalho, e por qto podem lucrar com vc: seja pela sua competencia ou pelos seus titulos.

O “bomzinho” so ganha tapinha nas costas.
O esperto identifica o que tem valor e corre atras. Constantemente.

luistiagos

se tu fez 6 anos de faculdade, mas 6 anos matado, só estudou o que o professor passou ou vivia em bar, provavelmente nada mais justo do que perder a vaga pra alguém que se matou por 1 ano, aprendeu o que é essencial pra fazer um trabalho bem feito e não ficou vivendo dentro dos limites acadêmicos

o que eu vejo de gente reclamando com o mesmo papo de sempre “poxa, fiz 4 anos de faculdade e ganho uma mixaria”

esse tipo de pensamento que pra mim está errado. O cara acha que, porque se formou ou tirou uma certificação vão surgir ofertas de emprego de 15K por mês

geralmente quemm estudou por 6 anos estudou bem alem do que o professor passou… a menos que seja: “um rato academico” e só o que este professor passou ja é bem alem do que o cara que estudou um ano sabe… não da pra generalizar e dizer que o que estudou durante 6 anos tera 6x mais conhecimento que o cara que estudou 1 ano… isto depende da curva de aprendizado de um… mas tbm não se pode dizer que o cara que estudou 6 anos se nivela ao que estudou 1 em termos de conhecimento a menos que este cara seja um retardado ou o cara que estudou 1 ano seja um superdotado, superdotados geralmente tem uma alta capacidade de agregação… mas isto é uma exceção… é o mesmo que pegar um medico e um enfermeiro mesmo que o medico tenha mais anos de estudo q o enfermeiro… o enfermeiro conhece a mesma coisa que o medico conhece porem o medico estudou a mais e conhece um pouco mais…
tirando outros fatores como competencia e capacidade (ja vi enfermeiros muito mais competentes e capacitados que certos medicos…)
em TI a coisa vira de cabeça pra baixo e é o enfermeiro que vai fazer a cirugia invez do medico…

L.Bach

geralmente quemm estudou por 6 anos estudou bem alem do que o professor passou… a menos que seja: “um rato academico” e só o que este professor passou ja é bem alem do que o cara que estudou um ano sabe… não da pra generalizar e dizer que o que estudou durante 6 anos tera 6x mais conhecimento que o cara que estudou 1 ano… isto depende da curva de aprendizado de um… mas tbm não se pode dizer que o cara que estudou 6 anos se nivela ao que estudou 1 em termos de conhecimento a menos que este cara seja um retardado ou o cara que estudou 1 ano seja um superdotado, superdotados geralmente tem uma alta capacidade de agregação… mas isto é uma exceção… é o mesmo que pegar um medico e um enfermeiro mesmo que o medico tenha mais anos de estudo q o enfermeiro… o enfermeiro conhece a mesma coisa que o medico conhece porem o medico estudou a mais e conhece um pouco mais…
tirando outros fatores como competencia e capacidade (ja vi enfermeiros muito mais competentes e capacitados que certos medicos…)
em TI a coisa vira de cabeça pra baixo e é o enfermeiro que vai fazer a cirugia invez do medico…

Luiz, perdão pela discordância, mas não é possível traçar este paralelo entre “Enfermeiro x Médico” e “Estudou 1 ano x Estudou 6 anos”. São coisas absolutamente independentes. Isto levaria novamente para a velha discussão da regulamentação de TI. Existem casos em que pessoas despreparadas ganham muito? Existem. Existem casos em que pessoas bem preparadas ganham pouco? Claro. Mas é uma cadeia de fatores, como constantemente se diz em tópicos aqui no GUJ mesmo, como marketing pessoal, poder de negociação, oportunidade, necessidade, enfim… Vejo que nossa área se permite o direito de ter uma pessoa muitíssimo capacitada sem haver cursado faculdade, pois o auto-didata é muito válido. Particularmente, entendo ser praticamente impossível alguém comprovar capacidade sem haver estudado/se preparado. Logo, “estudou 1 ano”, “estudou 6 anos”, é algo vago. Conheço pessoas que não fazem faculdade, mas estudam na imensa maioria dos seus horários livres.

Abraço

g4j

Puxa! Poucas e sábias palavras hein cara…

g4j

Aí é que está o problema, fazer um “curso lazarento de foda durante 6 anos” não quer dizer que seja mais COMPETENTE que um cara que fez um “curso de 1 ano”. Você tem que se garantir.

fabim

O Max G. disse certa vez em uma palestra que assisti que:

1/3 - Competencia Tecnica
1/3 - Marketing Pessoal
1/3 - Nao lembro direito mas se nao me engano era “Ser Agradavel”

Eu sempre pensei que competencia tecnica representava uns 70%.
Realmente eu estava enganado. A prova esta ai, ao nosso redor… incompetentes tecnicamente ganhando bem.

CarlosEduardoDantas

ou o contrário… o médico fazendo serviço de enfermeiro e querendo ganhar como médico.

Leozin

luistiagos:

Bom cara, tu não falou nada com nada, desculpa

E aquela velha comparação ridícula da nossa área com medicina (por que todos adoram isso?) não vai levar ninguém a lugar nenhum. Até parece que a área de TI é uma área de humanas como outra qualquer, como psicologia, medicina, direito ou sei lá, que as regras se aplicam no geral. Então sei lá, nesse caso, prefiro me retirar da discussão e deixar os “programador médicos” discutirem entre sí.

M

"

A

Uma resposta um pouco atrasada. O engraçado é que os que não acham importante, “scjp” ou acham pouco importante. tem um detalhe no final de cada mensagem: quase todos tem scjp, scwcd e outras…
e praticamente todos esses que tem certificação, colocam tipo… scwcd… em estudo ou próxima etapa…
pelo que eu vi nessa Thread, scjp é importante sim, não só é importante, como é uma obrigação…
isso pra quem quer seguir carreira em java. e continuar a tirar todas as outras e chegar até scea… :smiley:
é minha opinião! 8)

Marcio_Nogueira

O fato de você ter suado a camisa para obter as certificacões que desejava é motivo para se orgulhar, não para se menospresar. Veja como você obteve conhecimentos que com certeza o ajudarão em algum momento em sua carreira. Você deve se dar valor, gostar mais de você. Obter uma certificacão é um processo árduo, que requer muito estudo e dedicacão. :wink:

M

"

thokk

acho que isso aqui não esta agregando ninguem com esta discussão, deixa a pessoa pensar que certificação não vale nada, que no final quem for melhor qualificado com a vaga de emprego ganha, eu li pessoas falando é preguiça coisa do tipo, galera isso não se chama preguiça se chama comodismo e cara que quer ganhar na sombra e agua fresca, então esse cara pode ganhar até muito hoje mas amanha quem se empenhou e fez por onde fiote toma o lugar desse caboco. Então deixa pensar desse modo que fique para tras, pois fiote estou me certificando que sou bom em alguma coisa ou pelo menos tento ser bom!!! E não fico imaginando coisas do tipo será??? Execute e depois tire suas conclusões, caso for ruim retire do curriculo!!!

Criado 20 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 23 de jul. de 2009
Respostas 52
Participantes 28