Dá pra compreender a sua posição mas…
“brunohansen”:
Acho que a pessoa que ganha menos fizer uma auto avaliação ela aceitará o fato dela ganhar menos até porque seria injusto ela ganhar a mesma coisa que outra pessoa que no momento tem mais conhecimento do que ela!
No mundo ideal, onde todos tivessem auto-crítica suficiente para poder avaliar uma situação dessas e aceitar sem reclamar, talvez isso funcionasse. Mas aqui não é o mundo ideal. Existem muitas pessoas que querem simplesmente ganhar dinheiro, não importa como. Então, se o cara A ganha bem mais do que o cara B, mesmo sendo eles dois desenvolvedores plenos por exemplo, esse cara B, não importa o nível de conhecimento dos dois, pode realmente ficar bem irritado com isso. O chefe dele pode falar, falar e falar que o cara não vai aceitar. O cara pode “argumentar” que eles dois estão no mesmo nível hierárquico, de responsabilidade, “nominal”, e ele não aceita ganhar menos do que o outro. E aí? É melhor, você como chefe, ter uma atitude passiva de abrir o jogo e esperar a boa vontade dos outros de compreenderem isso e ficarem quietos, ou é melhor ter uma atitude ativa, manter essas informações em caráter confidencial e focar no trabalho?
“brunohansen”:
O fato do professor ter dado tbem 10 para um aluno que estou menos do que vc tirou o seu merito.
Desculpe, mas eu acho esse tipo de pensamento um pouco egoísta e imediatista. Se vale a pena falar algo sobre isso, eu diria que quem está estudando sabe do seu próprio mérito, de quem aprendeu de fato o assunto ensinado. Mais pra frente no mercado de trabalho, por exemplo, quem é que vai se dar mal? O cara que estudou pra caramba ou o cara que não estudou? Na hora H, na hora de botar aquele conhecimento à prova, não importam os caracteres escritos no seu boletim/histórico, importa o que está na cabeça do cara, o que foi absorvido.