Pq Java?

2 respostas
R

Galerá olá! Esta é minha primeira msg, sei um pouco de VB e trabalho atualmente com Zope/Plone mas pretendo aprender e trabalhar com Java, e consequentemente surgiram algumas dúvidas, vamos a elas:

Qual a diferença entre Java, JavaScript . . . J2P?

Qual o nome da ferramenta para desenvolver aplicações com a IDE similar ao do VB, com labels, texts e etc

Eu posso criar um controle de estoque por exemplo no Java, rodando em rede, com acesso a BD (Oracle, SQL Server ou qualquer outro) e que não seje necessariamente on-line?

Pra que serve o eclipse? O que posso fazer com ele?

Posso desenvolver aplicações para PalmTop, Celular e etc (tabto para palmOS quanto Win CE ou qualquer outra coisa)

Vale a pena investir em Java?

Até onde posso chegar com o Java?

Qual a média salarial de um desenvolvedor Java?

Obrigado a todos pela paciencia!

2 Respostas

J

Oi

Rodrigo, em primeiro lugar obrigado por escolher o PJ como seu local de estudos Java.

Bom Java é uma linguagem compilada e interpretada, como assim? Ela é compilada para um conjunto de byte codes que apenas a sua máquina virtual (JVM) pode interpretar.

Em Java, existe um kit que vem o compilador (SDK) e um kit que vem com a máquina virtual (JRE). Se vc tiver estes dois kit só irá precisar do bloco de notas para programar em Java. Mas tb existem editores, RADs e IDEs para o Java, assim como o MicroSoft Visual Basic e o Delphi existe o JBuilder, Eclipse, NetBeans, e mais um montão.

Com Java vc pode criar aplicações para palm, celulares, web e tb stand-alone. Existe o J2SE que é o Java 2 Standard Edition, nele têm as APIs e pacotes mais usados. Tb existe o J2ME que é o Java 2 Micro Edition, usado para programção móvel, software embutido. E tb existe o J2EE, que é o Java 2 Enterprise Edition, onde existem o pacotes para criação de Servlets, JSPs, EJBs, etc.

Bom, o assunto é muito extenso, a cada nova dúvida continue postando para o PJ.

A propósito, vale muito a pena investir em Java sim, ela está crescendo muito e têm particularidades encontradas apenas em Java. Um profissional Java, dependendo da experiência, da cidade e da aplicação que deverá desenvolver pode ganhar por volta de R$50,00 por hora, mas isso pode variar e muito, tanto para mais quanto para menos.

T+

A

Ola, tudo que vc faz em VB vc vai poder fazer com Java e muito mais!!!
O Eclipse é uma IDE, para facilitar sua programação, vc poderar arrastar botões como vc faz no VB com o Eclipse.

Criado 23 de setembro de 2003
Ultima resposta 25 de set. de 2003
Respostas 2
Participantes 3