[pq o netbeans é assim?]

Meu deus gente uso o netbeans é uma boa ferramenta mas nao sei pq é que ele é tao chato para ajustar os componentes na tela, ele compilado aparece os botoes em um lugar e fora da compilacao no meu programa ele ta em otro lugar pq é assim gente? pq buga tanto na parte de os objetos na tela ficarem em lugar diferente do que nos colocamos PQ ? no eclipse isso acontece tambem no visual studio?
OBS: sei la essas ferramentas sao boas para ganhar tempo mas parece que o tempo que vc ganha vc acaba perdendo ajustando os componentes na tela :frowning: alguma otra ferramenta que nao tenha esse tipo de problema vlw pessoal!

Eu sou meio estúpido para acertar os componentes na mão (sei lá, devo ter 2 mãos esquerdas) e uso um layout como o MigLayout (http://www.miglayout.com/ ) .

Não tenho paciência para usar o editor do NetBeans; ele não é adequado nem para fazer protótipos.

[quote=ken420] isso acontece tambem no visual studio?
[/quote]

A resposta simples é “depende”. No caso de Windows Forms: como não há look & feel e outras coisas estranhas nas aplicações .NET, e como o layout é mais simples (ele tem apenas o conceito de “anchor” que se ancora apenas no container onde está contido), então talvez você só perceba algo estranho se o usuário mudar o tamanho padrão das fontes.
No caso de XAML (é isso mesmo?), usado com WPF, então ele tem algumas particularidades que são semelhantes àqueles problemas do HTML.
E obviamente para o design HTML existem aqueles problemas que são relacionados com browsers e outras coisas.

esse miglayout eh um plugin? ou eh uma ferramenta apenas para layout?

tava vendo sobre o JGoddies e o abeille, fis o download deles , eles nao sao um framework para desenvolver layouts pq tem uma pasta com varios arquivos jar nao tem nada exe? sao plugins? algueim pode me ajuda ? obrigado

[quote=ken420]Meu deus gente uso o netbeans é uma boa ferramenta mas nao sei pq é que ele é tao chato para ajustar os componentes na tela, ele compilado aparece os botoes em um lugar e fora da compilacao no meu programa ele ta em otro lugar pq é assim gente? pq buga tanto na parte de os objetos na tela ficarem em lugar diferente do que nos colocamos PQ ? no eclipse isso acontece tambem no visual studio?
OBS: sei la essas ferramentas sao boas para ganhar tempo mas parece que o tempo que vc ganha vc acaba perdendo ajustando os componentes na tela :frowning: alguma otra ferramenta que nao tenha esse tipo de problema vlw pessoal![/quote]

eu tambem me mato com esses componentes no netbeans, a solução que eu encontrei foi deixar o layout null, mas deve ter um jeito melhor de se resolver isso que até hoje eu tambem não descobri

tambem deixo o layout null porem o netbeans sempre ker autoredimensionar!

Bom pessoal eu uso o netbeans 6.5 e não tive problemas, uso sempre painel de grade, coloco tudo dentro dele e coloco onde quiser na página que fixa ali direitinho, tente sempre usar o painel de grade

gente eu coloco tudo dentro do painel de grade!! e fica tudo direitinho onde quero

O problema não é todo do netbeans. O problema está nos layouts. Os layouts padrão (do AWT) são muito triviais e difíceis de usar para construir algo complexo. O netbeans usa o matisse que é mais poderoso, mas não é exatamente algo que tem um código feito para humanos veem. Como solução para isso tem:
[list]Usar o MigLayout.[/list]
[list]Usar o layout null e posicionar os componentes geometricamente no código. O redimensionamento é feito via listeners ou então não se permite o redimensionamento da tela.[/list]
[list]Criar o seu próprio layout. Basta criar uma classe que implemente a interface java.awt.LayoutManager ou java.awt.LayoutManager2.[/list]

Olá amigos,

Gostaria de saber qual plug in instalar no net beans 6.5 para rodar jsp.
Eu instalei o netbeans e qd tento abrir um projeto do jsp eu não consigo,
ineves de ele abrir todas as pasta direto ele vai abrindo uma por uma,
eu estou achando que tem que instalar algum plug in, alguem sabe???

Obrigado

Voce deve ter pego o netbeans versao JAVASE vc pode pegar o plug-in separadamente ou pode pegar a versao do netbeans full que ja tem JAVA SE, JAVA ME, JAVA EE que seria teu caso, de uma olhada aqui http://www.netbeans.org/downloads/index.html repare que tem a versao full, ela ja tem o que vc precisa para rodar .jsp, um abraco qualquer coisa posta ae!

Eu uso o FormLayout do JGoodies… assim como o MigLayout é apenas uma implementação de LayoutManager2

Usar layout null não garante que os componentes vão estar no mesmo lugar entre dois SO’s nem mesmo em duas resoluções diferentes do mesmo SO.

E eu uso assim por que detesto aquele código horrivel que o NetBeans joga nas nossas classes para criar uma tela.

Era esse tópico mesmo que eu procurava, como faz pra configurar o Layout para null?

pq eu tava criando meu programa todo no Editor Normal utilizando Insets, e é um saco ficar fazendo assim…

Alguma boa alma explica aqui como fazer pra deixar a configuração do NetBeans pra Null no JFrame?

Por exemplo, Se eu quiser colocar um botão em cima do outro sei lah quando clicar no que está em cima (setVisible(false)) e então o outro botão aparece, no NetBeans JFrame agente não tem essa liberdade, pq ele auto alinha e coloca o botão pro lado e as vezes joga pra longe o botão, ODEIOO ISSO!

Preciso colocar Null pra ter essa liberdade, ajudem-me! '-'
Obrigado!

JGoodies Forms (http://www.jgoodies.com/freeware/forms/)

[]²

Mas ando pensando em mudar pro MigLayout.

XD

Layout Null é a pior opção que voces tem. Pode ser até por culpa dele que acontece isso. Ele não garante que os componentes se mantenham no mesmo lugar entre SOs diferentes nem mesmo em resoluções diferentes no mesmo SO.

Haha… depois que eu postei eu vi que é um tópico antigo e eu já havia postado.

Uma das áreas mais poderosas do Swing (e também mais irritantes, pelo menos enquanto você ainda está aprendendo) é a construção de formulários através de gerenciadores de layout. Discordo do thingol sobre o editor de GUI do NetBeans, já venho usando há mais de 3 anos com excelentes resultados e não quero outra vida, mas entendo bem as razões de quem não gosta desse editor.

Quem vem de ferramentas como o Delphi e o Visual Studio, onde toda a construção da interface é feita com tamanhos e posições absolutas, certamente vai estranhar quando tiver de usar gerenciadores de layout. Nesse caso, dou a dica de sempre: leia o material básico, pratique e experimente, entenda o processo tão bem quando puder. Recomendo gastar alguns minutos com o tutorial de GUI do NetBeans e o tutorial de layout do Swing:

http://www.netbeans.org/kb/60/java/quickstart-gui.html
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/layout/using.html

Já “converti” ao NetBeans alguns desenvolvedores anteriormente irritados, depois de mostrar a eles o quanto é importante “encaixar” um componente no outro ou nas bordas do formulário.

Por favor gentee, me ajudem a por aquela GUJ do NetBeans no Layout Absolute (ou null)

Não me mandem ler coisas que eu já lí em tudo mas nenhum é específico em dizer onde realmente está essa opção pra colocar Null

Por favor me ajudemmmmmmmmm! =X

Clique com o botão direito do mouse no container cujo layout deseja mudar. No menu de contexto, selecione Set Layout -> Absolute Layout (ou Null Layout).

Aêê! :smiley:

Aff Sempre foi tão fácil assim e eu ficava me matando pra fazer esse Layout!

Mas pelo menos foi bom que eu aprendí utilizar fluentemente o SetBounds e etc! :smiley:

Obrigadão Roger!