Pq o Yahoo aboliu o home-office?

Recentemente o Yahoo decidiu abolir o home-office. Será que o home-office realmente não funciona??? Três artigos para refletir sobre o assunto…

http://www.businessinsider.com/how-marissa-mayer-figured-out-work-at-home-yahoos-were-slacking-off-2013-3

http://www.linkedin.com/today/post/article/20130227181132-110300724-misunderstanding-marissa

Ao meu ver o home-office funciona sim, mas é claro que quando se trabalha dessa forma devemos nos regrar. O que ocorreu com o Yahoo foi que estavam querendo reduzir funcionários, dessa forma as pessoas que não acatarem a idéia de trabalhar presencialmente na empresa seriam desligados.

Na realidade o que rolou no Yahoo! foi bem pior do que simplesmente querer reduzir pessoal.

Ao analisarem os logs da VPN descobriram que uma parcela imensa dos funcionários remotos simplesmente não estavam trabalhando.
( http://www.businessinsider.com/how-marissa-mayer-figured-out-work-at-home-yahoos-were-slacking-off-2013-3 )

Home office funciona: e normalmente os casos em que eu vejo que dá errado a culpa é muito mais de um ou outro espertinho que tenta tirar proveito da situação e com isto ferra todos os demais colegas.

Com certeza a Marissa não iria determinar o encerramento do home office se os resultados estivessem sendo positivos.
Uma certeza deve haver, os resultados estavam bem abaixo do desejável e infelizmente, como foi citado, muitos não souberam usar desse conceito de forma positiva, ao contrário, e o resultado final é esse, encerramento do home office.

Mas considero complicado o home office. O profissional deve estar bem amadurecido, assim como toda a equipe. Há casos e casos e não devemos ser generalistas.
Particularmente, já houve casos de um colega de trabalho, no qual atuamos no mesmo projeto, ter de trabalhar de sua casa e eu digo que o rendimento não é o mesmo quando ele está aqui ao lado. Rendimento que me refiro é quando precisamos trocar ideia.

Não existe nada melhor que sentar ao lado da pessoa e conversar, pessoalmente. Por mais que as tecnologias facilitem o contato, pessoalmente tudo flui melhor.
Enfim, não vou me alongar nisso, mas não acho que o home office possa ser aplicado a qualquer profissional e/ou cargo.

Abraços.

Eu não diria que homeoffice funciona ou não baseado apenas na decisão de uma empresa em crise.

[quote=msato]Eu não diria que homeoffice funciona ou não baseado apenas na decisão de uma empresa em crise.
[/quote]

Eu acredito que o Yahoo! estava em crise, mas está se afastando de forma coerente da crise que o afetou a um tempo atrás.
Tenho lido as iniciativas da Marissa, ex google, e o Yahoo! tem retomado investimentos e credibilidade. O Yahoo! ainda é forte nos EUA.

Sobre o home office, funcionar ou não, depende de algumas questões que citei acima.
E como pode ser visto, não é qualquer um que consegue lidar bem com isso. Você deve ser determinado, consciente entre outros fatores para não se deixar dispersar por trabalhar em casa.

[quote=kicolobo]Na realidade o que rolou no Yahoo! foi bem pior do que simplesmente querer reduzir pessoal.
Ao analisarem os logs da VPN descobriram que uma parcela imensa dos funcionários remotos simplesmente não estavam trabalhando.
( http://www.businessinsider.com/how-marissa-mayer-figured-out-work-at-home-yahoos-were-slacking-off-2013-3 )
[/quote]

Igual ao marido que chega em casa,vê a mulher com outro no sofá e joga fora o sofá.

[quote=raf4ever][quote=kicolobo]Na realidade o que rolou no Yahoo! foi bem pior do que simplesmente querer reduzir pessoal.
[/quote]

Igual ao marido que chega em casa,vê a mulher com outro no sofá e joga fora o sofá.[/quote]

Concordo: é uma gerência estúpida, que ferra quem se dedica ao invés de quem só se aproveita.

[quote=nel]
Eu acredito que o Yahoo! estava em crise, mas está se afastando de forma coerente da crise que o afetou a um tempo atrás.
Tenho lido as iniciativas da Marissa, ex google, e o Yahoo! tem retomado investimentos e credibilidade. O Yahoo! ainda é forte nos EUA.
/quote]

É isso que a CEO sonha e os investidores querem tanto acreditar.

Se é verdade ou não saberemos em breve.

[quote=kicolobo][quote=raf4ever][quote=kicolobo]Na realidade o que rolou no Yahoo! foi bem pior do que simplesmente querer reduzir pessoal.
[/quote]

Igual ao marido que chega em casa,vê a mulher com outro no sofá e joga fora o sofá.[/quote]

Concordo: é uma gerência estúpida, que ferra quem se dedica ao invés de quem só se aproveita.[/quote]

Isso também,mas o que eu quis dizer é que optaram por punir a ferramenta ao invés de quem fez o mal uso dela.

[quote=wellington.nogueira][quote=raf4ever][quote=kicolobo][quote=raf4ever][quote=kicolobo]Na realidade o que rolou no Yahoo! foi bem pior do que simplesmente querer reduzir pessoal.
[/quote]

Concordo: é uma gerência estúpida, que ferra quem se dedica ao invés de quem só se aproveita.[/quote]

Isso também,mas o que eu quis dizer é que optaram por punir a ferramenta ao invés de quem fez o mal uso dela.[/quote]Mas não vi uma informação clara de qual percentual fez mal uso da ferramenta e seu impacto na produtividade como um todo. A notícia foca apenas no banimento do home-office mas não mostra os números que geraram essa decisão.[/quote]

Nem eu.
De duas uma: ou era uma porcentagem MUITO grande OU é um daqueles casos em que a empresa começa a se guiar só por indicadores.
Dos dois modos é ferrada.

[quote=nel]Com certeza a Marissa não iria determinar o encerramento do home office se os resultados estivessem sendo positivos.
Uma certeza deve haver, os resultados estavam bem abaixo do desejável e infelizmente, como foi citado, muitos não souberam usar desse conceito de forma positiva, ao contrário, e o resultado final é esse, encerramento do home office.

Mas considero complicado o home office. O profissional deve estar bem amadurecido, assim como toda a equipe. Há casos e casos e não devemos ser generalistas.
Particularmente, já houve casos de um colega de trabalho, no qual atuamos no mesmo projeto, ter de trabalhar de sua casa e eu digo que o rendimento não é o mesmo quando ele está aqui ao lado. Rendimento que me refiro é quando precisamos trocar ideia.

Não existe nada melhor que sentar ao lado da pessoa e conversar, pessoalmente. Por mais que as tecnologias facilitem o contato, pessoalmente tudo flui melhor.
Enfim, não vou me alongar nisso, mas não acho que o home office possa ser aplicado a qualquer profissional e/ou cargo.

Abraços.[/quote]

Concordo!!!

E ainda digo mais… acho que só funciona bem em cargos com metas muito claras… senão realmente a pessoa mais enrola do que trabalha…
E também quando não precisa interagir tanto com outras pessoas.

Um home-office misto costuma ser bacana, por exemplo, bons programadores podem trabalhar por home-office 3 vezes por semana e ir até o escritório pessoalmente 2 vezes (pra trocar ideias, alinhar os projetos, etc). Tendo prazos e metas bem claros e definidos, já vi isso funcionar muito bem!

Em alguns tipos de cargos acho quase impossível o home-office…

Sabe o que acho porque a abolição do home-office?

É porque agora eles devem estar podendo pagar escritórios “para os que sobraram”…

a meu ver é ótimo, o importante e que as pessoas se gerenciem. O funcionário que escolhe seu tempo age de forma mais natural diante do trabalho. O problema é aqueles “encanudados” para o qual o “emprego” é só um aborrecimento para ganhar dinheiro. Aí não dá certo. A pessoa que trabalha sem precisar de gerenciamento é aquele que gosta do que faz. Esse passa o dia “se divertindo” (e ganhando para isso).

Outro problema, são os “problemas domésticos” (que são um saco literalmente…). Você estando em casa, não tem como escapar deles, se não souber separar as coisas…vira uma bagunça…aí também não dá certo.

Existe um novo conceito de construção que faz o seguinte: em uma rua há uma entrada de prédio e na portaria você é um morador. Do outro lado do quarteirão, há uma entrada e uma portaria em que você é uma “empresa”, o prédio é separado em 2 setores, de um lado como moradia e do outro como escritório/clínica/empresa/etc… você passa a não ter problemas com locomoção para o “trabalho” e está separado por um corredor. Mas só funciona para profissionais liberais praticamente.

Se for minimamente administrado (você diminuir o vai-e-vem entre os setores), é como se saísse para trabalhar e estivesse no trabalho. Mas qualquer emergência basta atravessar um corredor.

Acredito que este tipo de imóvel deveria aumentar muito (para baratear a construção) e isso seria muito interessante. Eu se fosse milionária faria um prédio atrás do outro seguindo este conceito.

Mas…$$$$???

Um quarteirão poderia conter prédio de 2…3…4…5 dormitórios assim. Quando se puder, se compraria um outro “módulo” evolutivamente.

Mas o que mais tem por aí é rico burro, e nós os pobres não podemos “contar nossas idéias pra eles”.

enfim, resumindo: O Leonardo da Vinci tinha umas sacadas assim…mas não para arquitetura. Não existia o conceito multifuncional que existe hoje. Não é fácil ver por aí arquitetos que tenham conseguido por projetos arquitetônicos realmente futuristas assim em prática.

essa é a idéia.

[quote=raf4ever][quote=kicolobo][quote=raf4ever][quote=kicolobo]Na realidade o que rolou no Yahoo! foi bem pior do que simplesmente querer reduzir pessoal.
[/quote]

Isso também,mas o que eu quis dizer é que optaram por punir a ferramenta ao invés de quem fez o mal uso dela.[/quote]Mas não vi uma informação clara de qual percentual fez mal uso da ferramenta e seu impacto na produtividade como um todo. A notícia foca apenas no banimento do home-office mas não mostra os números que geraram essa decisão.