Ei pessoal !!!
Estou começando em linux e Java, portanto tenho muitas dúvidas. O linux é da conectiva; estou tentanto instalar o JDK, mas ainda não tive sucesso, já fiz o download, e só preciso instalar, para ver se rodo um programa.
Alguma dica?
[]…
GuttoSP
Caro Artur,
Dê uma olhada no tutorial que esta disponivel do GUJ.
Se vc precisar de mais alguma ajuda envie um e-mail para javalinux@javalinux.com.br ajudaremos vc a instalar.
Um abraço,
Edilson S. Souza
Provecta Informática
Instalando e configurando o JDK no Linux
por Rafael Steil
6/09/2002: Descreve como instalar e configurar o jdk, tanto o do site da sun, quanto o pacote da equipe blackdown.
Instalando no Linux
No Linux, basicamente falando, é possível escolher entre dois fornecedores do JDK:
Versão da Blackdown: A equipe de desenvolvimento da Blackdown ( http://www.blackdown.org ) fez um empacotamento do Java da Sun para o Linux, sendo uma das referências quando de fala de Java e Linux. Na época da escrita deste tutorial a Blackdown ainda não havia terminado a versão estável do JDK 1.4, razão pela qual usaremos como exemplo a versão 1.3.
O download pode ser feito em http://www.blackdown.org/java-linux/mirrors.html, onde você deverá escolher um servidor para fazer o download. Não há diferença entre um e outro, portando escolha o que achar melhor. Após ter escolhido um, entre no diretório da versão a qual deveja instalar, depois no diretório “i386” ( que significa que é um pacote para plataformas baseadas em Intel, ou x86 ). Entre então no diretório “FCS” e pegue o arquivo j2sdk-FCS-linux-i386.tar.bz2. O arquivo tem aproximadamente 24 MB.
Ao terminar o download, copie o arquivo para o diretório onde deseja que o Java seja instalado. No nosso caso, vamos colocá-lo sobre o diretorio /usr/local:
Eu uso meu LINUX RED HAT 8.0 com o JAVA 1.4 da SUN o qual gosto mais, a instalação e bem simples va no site da sun java.sun.com e na seção downloads escolha jsdk1.4 na hora de escolher a plataforma vai estar lá a do LINUX, apos vc baixar vai vir um arquivo com o seguinte nome jdsdknumversao-rpm.bin bom esse arquivo e executavel mas ele não vem com permissões para o mesmo então digite o seguinte comando chmod +x nomedosdk-rpm.bin e execute ./nomedosdk-rpm.bin aparecera uma tela com os termos de licensa então aperte a letra “q” de quit e digite yes, apos isso sere executada automaticamente a instalação vc pode conferir em /usr, la estara o diretorio do seu JAVA com o nome de jsdkversao dai basta dar uma olhadinha no tutorial do GUJ emeter bronca. qualquer duvida e so falar comigo.
ANJO MAL
PARA QUE JANELAS SE POSSO VIVER SEM PAREDES !!!