Prá isso eu quero uma explicação lógica

2 respostas
F

Alguns paus em computação as vezes são meio esotericos…bom …oq eu quero escrever aqui é sobre um lance que está ferrando meu fim de semana…tipo dormi duas horas de ontem pra hoje e nao encontro solução…
bom…to gerando um relatorio usando o OpenReportsDesign…ele usa as mesmas bibliotecas do Jasper…to usando o netbeans e setei todas os classpaths na aba Project e indo até meu projeto…vc sabe oq é abrir a classe jar no winzip…ver que a maldita classe está lá…dar o caminho completo…compilar o programa…dar um import ridiculo só pra ver que ela esta la mesmo…tipo import org.apache.commons.digester.Digester…e quando vc dispara o codigo aparecer a mensagem…
java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/commons/digester/Digester
at net.sf.jasperreports.engine.JasperManager.loadXmlDesign(JasperManager.java:972) detalhe…esse net.sf.jasper…etc…tmb está setado…botei o arquivo jar inteiro do jasper e nao rola…procurei no google e achei porradas de pessoas com o mesmo erro…detalhe…antes minha aplicação funcionava perfeitamente…ela comecou a dar pau quando eu passei ela pra .jar…aí fui fazer uma limpeza nos classpaths pra ver se rolava conflito…e oq eu usava antes e funcionava agora nao rola de jeito nenhum…to comecando a ficar de saco cheio com esses paus de classpath…segundona tá aí e preciso entregar um programa que provavelmente nao vou conseguir pq nao acho o DIgester…porra…
a unica coisa logica q eu penso é setar os classpaths na aba runtime do netbeans…tmb nao rola…bom é isso

2 Respostas

F

consegui resolver…coloquei os arquivos .jar que nao estavam sendo achados dentro do C:\j2sdk1.4.2_08\jre\lib\ext…foi o único lugar onde o netbeans foi procurar os arquivos…agora, meu problema é que q com a aplicação em .jar, quando vou rodar, rola outros problemas de classpath mas isso pq eu ainda não aprendi a utilizar o manifes.mf (acho eu…)

F

todas as classes que eu criei eu coloquei dentro da pasta builds da aplicação e compilei, não usei o arquivo manfest.mf …só que não pude colocar as classes .jar …tive que colocá-las descompactadas…não sei se fiz certo e queria aprender a fazer usando as classes compiladas…

Criado 4 de junho de 2005
Ultima resposta 5 de jun. de 2005
Respostas 2
Participantes 1