Pra que Portal Java e JavaFree?

16 respostas
N

Coloquei uma duvida no portal java e depois de 3 dias apenas 10 pessoas leram minha duvida. Ninguem respondeu minha duvida.

O JavaFree eh um pouco melhor, mas tambem nao pode se comparar com o GUJ que tem muita mais gente e muita mais ação.

Por que não fazer um merge do PortalJava e do JavaFree para dentro do GUJ ? Pra que ter 3 fóruns diferentes para a mesma coisa ? Não seria melhor centralizar tudo num lugar só ? Pra que usar Portal Java e Java Free quando se tem o GUJ ?

16 Respostas

T

O Portal Java, o GUJ e o JavaFree são comunidades diferentes, freqüentadas por pessoas diferentes (se bem que tenho login nas três :P) e com objetivos diferentes.

Obrigá-las a se fundirem é imaginar que elas sejam somente um canal de suporte gratuito.

leonardootto

A ideia é boa, mas quem deve decidir isso são os mantedores no final das contas.
Se foi criado mais de um forum pra um mesmo assunto deve ser por que cada um queria dar um foco diferente.
Acredito que sejam visitados na grande maioria pelas mesmas pessoas e com objetivos bem parecidos.
Seria legal ter apenas um forum bem grande sobre java e acho que todos concordam sobre isso.
:wink:

P

Creio que “obrigar” não é um termo correto. Afinal, são comunidades, e comunidades não seguem regras de formação. Mas que seria muito legal e lucrativo para todos se fosse criado um único “canal”, não há dúvida!

J2Alex

Concordo com o thingol…

renatosilva

Objetivos diferentes?

J2Alex

O GUJ costuma ter um nível técnico mais elevado e sem contar que nenhum outro grupo tem um off-topic tão movimentado quanto aqui… :smiley:

T

De certo modo sim - principalmente porque as pessoas que os compõem têm perfis bastante diferentes.
O pessoal do PortalJava, por exemplo, usa o fórum mais para suporte mesmo.
Já o pessoal do GUJ adora discutir (e filosofar) sobre tudo (não só Java).

J.E.Z

Objetivos diferentes podem ser caracterizados além de outros aspectos por interesses dos desenvolvedores. Uns podem querer apenas promover seus serviços através do forum, enquanto outros primam pela divulgação do conhecimento, e ainda há a questão de quererem ou não obter lucros a partir do mesmo.

Além do que ninguem quer abrir mão do seu portal, pelo qual vc batalhou. Os usuários que tem o mesmo como seu ponto de apoio (assim como o GUJ é pra mim) não devem querer que ele seja anexado a outro.

Uma unificação com a existencia de todos seria uma replicância de informação e perda da caracterização do mesmo.

Agora que a união promoveria o aumento da quantidade e a qualidade da informação disponibilizada, eu acredito que sim. Mas não acredito que seja uma idéia muito viável.

urubatan

esta unificação seria inviavel, por todos os motivos ja citados aqui e alguns das origens destes portais.

se não me engano o Portal Java foi o primeiro,
o GUJ veio depois, mas não tinha nenhuma ligação com este, e os mantenedores destes dois se dão muito bem pelo que eu saiba.
Ja o JavaFree nasceu de uma briga do “dono” do portal, com os coordenadores do PortalJava, do qual este fazia parte antes.
e digo dono do JavaFree por que é assim que este se comporta, mesmo tendo outros colaboradores, é sempre a palavra dele que vale, isto não é exatamente democratico e acabou causando uma certa indisposição de um monte de gente para com ele …

fora alguns outros problemas ja causados pelo mesmo individuo.

vou ficar por aqui para não começar outra guerra involvendo este assunto, ja ocorreram algumas, é só procurar por este assunto no forum do PJ ou do JF, ou até melhor no www.javablogs.com.br :smiley:

acho que copiei os posts que fiz sobre isto para o meu blog atual …

velo

Kra, acho q ter varias comunidades é legal…

Essa semana o GUJ tava fora do ar… se só tem o guj vc fica sem nada…

E isso eh caracteristico ao mundo open source onde o java/guj estão(amos) inseridos…

JDBC serve pra fazer tudo. Mas variedade, Hibernate, JDO, Jakarta DB qq coisa, prevayler, db4o, N iniciativas com o meus objetivo final, guardar informações.

É um exemplo, tosco, mas um exemplo.

VELO

T

urubatan:
se não me engano o Portal Java foi o primeiro,
o GUJ veio depois, mas não tinha nenhuma ligação com este, e os mantenedores destes dois se dão muito bem pelo que eu saiba.

• tanto é que os portais estavam hospedados no mesmo provedor e na mesma máquina e deu o mesmo crash com os dois portais :frowning: -
saoj

Sei que é complicado, mas acho tb que juntar o PortalJava com o GUJ seria uma boa… Já o JavaFree vai ser mais difícil… talvez impossível…

R

Completamente impossível…

Agora Portal Java e GUJ, eu não sei, porém o relacionamento entre eles é ótimo, quem sabe um dia? :smiley:

vfpamp

Bom, eu já tentei conversar sobre uma fusão mais de uma vez com coordenadores do PJ e do GUJ. Eu até tenho em casa um documento de 3 páginas declarando como ficariam os servidores, coordenadores, projetos e demais atividades que cada portal realiza.

Infelizmente os 3 portais tem donos (como disse o urubatan), egos muito fortes e idéias equivocadas sobre várias pessoas, uma fusão é impossível.

renatosilva

De certo modo sim - principalmente porque as pessoas que os compõem têm perfis bastante diferentes.
O pessoal do PortalJava, por exemplo, usa o fórum mais para suporte mesmo.
Já o pessoal do GUJ adora discutir (e filosofar) sobre tudo (não só Java).

Se for nesse sentido, sei lá, acho que seria mais ‘costumes’ diferentes. ‘Objetivo’ soa meio conspiração :smiley:

Eu era pra ser do JavaFree, eu tava gostando de lá, só que deu um problema no servidor que o fórum quase evaporou, aí acabei vindo pra cá…

Rafael_Steil

vfpamp:

Infelizmente os 3 portais tem donos (como disse o urubatan), egos muito fortes e idéias equivocadas sobre várias pessoas, uma fusão é impossível.

6 administradores e 60 colaboradores (no minimo) é cacique demais para qualquer coisa.

Por diversas razoes nem um minimo de fusao com o PJ é viavel (e vice-versa)

Rafael

Criado 30 de março de 2006
Ultima resposta 1 de abr. de 2006
Respostas 16
Participantes 13