Pra quem usa e conhece o XUL

9 respostas
G

Putz,
Nunca tinha ouvido falar nisso, mas se é o q eu penso, show de bola.
Que usa ele poderia me dizer uma coisa:

Eu posso criar uma app baseada no XUL q dispense o uso do mouse e tenha toda a operacionallidade de uma app desktop ?

Onde o java entra nisso ?

Desculpe, as perguntas podem ser ignorantes, mas eu A-D-O-R-E-I esse tal de XUL e como to querendo fazer uma intraweb bem leve e funcional, que exija pouca estrutura de máquina, essa pode ser a saida.

Postei essa dúvida aki por não se tratar de java. Minha intenção era colocar ela no tópico de jsp, servlets etc…

9 Respostas

W

Po eu tb vi o cara falando em um blog sobre esse XUL… muito bom… eu tb to afim de ver um pouco mais sobre essa tecnologia mais pelo oque eu vi ele só funciona no firefox (mozilla) espero que o IE tb tenha compatibilidade…

No blog o cara falou que ta usando com o WebWork por trás… então o não tem problema com o java…

_fs

O xul pode substituir swing e swt. De uma lidinha na documentação, lá ensina a iniciar uma aplicação escrita um xul a partir de uma classe java, bem como sua integração.

Já o xul para web, o envio de requests e o recebimento de responses se dá normalmente cara :smiley: enfia velocity ali no meio do xul!

danieldestro

Mas há alguma maneira do XUL funcionar em browsers como o IE ou outro não-Mozilla?

marcelomartins

Pode. O XUL disponibiliza recursos para utilizacao total do teclado. Coisa que seria impossivel com HTML. Cada elemento de formulario tem opcao de ter teclas de atalho.

O Java pode gerar todo o conteudo em XUL. No meu caso estou usando com o WebWork, que utilizo para conectar no banco e fazer as regras de negocio e o velocity pra gerar o conteudo em XUL

A grande vantagem é que temos um aplicativo WEB com recursos de Desktop. E as telas ficam bem leves. A única coisa que é necessário é um browser baseado no mozilla, mais precisamente, baseado no engine Gecko.

Acho que não. Pelo menos nunca vi.

Mas, eu realmente não acho isso um problema.

Quando eu desenvolvo sites em HTML, sigo os padrões do w3c com XHTML e na maioria das vezes fica bem ruim no IE. Mas é melhor ficar ruim no IE do que não funcionar no mozilla. É possível utilizar qualquer sistema operacional que exite um mozilla prontinho esperando para ser utilizado. Então, vejo que depender do mozilla é possivel, depender do IE não.

Mas caso, seja necessário o sistema ser acessado por muita gente e com um sistema muito heterogeneo, e não ser possivel instalar o mozilla em todas as estações então não tem como utilizar o XUL, nem mesmo seguir a risca os padrões do w3c. Tem que fazer do o MMC entre mozilla, IE e opera.

Acho que no fim deste ano ou inicio do ano que vem sai o XUL 2.0. Alem te ter mais controles ele vai vir numa versao XRE. Que seria o equivalente a JVM do java. Instalando o XRE não é necessário ter o browser mozilla para rodar o XUL, e neste caso talvez funcione no IE. No fundo o XRE é um mozilla dentro do sistema operacional.

W

Levando em conta que o IE possui mais de 90 % do mercado eu acho um grande problema o XUL não possui suporte ao IE… espero que saia no XUL 2.0

Jair_Rillo_Junior

Eu ainda não cheguei a usar o XUL, mas pelo pouco que eu vi, eu achei ele excelente nos casos que deve se rodar como intranet e internet em alguns casos. Agora para sites voltado a todo o público da internet (como comércio eletronico por exemplo) ele não serve hoje em dia, mas nesses casos a agilidade de cadastros, alterações, ou seja, manipulação de dados, não é uma coisa tão importante e tão frequente como em sistemas Desktops

cv1

Eh exatamente o contrario: o IE eh que nao possui suporte a XUL. :wink:

De qualquer maneira, se voce precisa de compatibilidade com qualquer browser, use padroes comuns a todos os browsers (XHTML, CSS, JavaScript servem pra fazer muito mais coisa do que se imagina, apesar de manter a compatibilidade entre os browsers mal-implementados do jeito que sao eh triste).

marcelomartins

Como eu disse, o XUL não é pra se fazer tudo, pelo menos por enquanto. Mas imagina a intranet de uma empresa, onde todos os computadores são acessiveis e o mozilla pode ser instalado neles. Então XUL é muito melhor nesse caso. Acho que qualquer outro caso o XUL não serve, por enquanto!

_fs

Lembrando que a instalação do firefox tem apenas 4mbs :smiley:

Criado 6 de julho de 2004
Ultima resposta 8 de jul. de 2004
Respostas 9
Participantes 7