Pra quem usa o InteliJ IDEA

21 respostas
Luiz_Aguiar

Pessoas que usam o IntelliJ, sei que tem alguns aqui no guj, queria fazer umas perguntas (dúvidas) sobre o uso dele, não sobre pontos técnicos. Seguem ai:

1. Qual a dificuldade de integração em projetos eclipse-based vcs tiveram?

2. Qual a dificuldade nas empresas que passaram, em chegar com uma IDE não padrão e querer usar pro desenvolvimento.

3. Quanto de ganho em produtividade vcs acham que consiguiram com essa IDE depois de um tempo já usando e pegando todas as manhas?

4. Quais os plugins do repositório da IntelliJ vcs mais usam?

Acho que por enquanto é isso… dependendo das respostas ou perguntando mais coisas hehehe…

valeu!

21 Respostas

Daniel_Quirino_Olive

Luiz Aguiar:
Pessoas que usam o IntelliJ, sei que tem alguns aqui no guj, queria fazer umas perguntas (dúvidas) sobre o uso dele, não sobre pontos técnicos. Seguem ai:

2. Qual a dificuldade nas empresas que passaram, em chegar com uma IDE não padrão e querer usar pro desenvolvimento.

3. Quanto de ganho em produtividade vcs acham que consiguiram com essa IDE depois de um tempo já usando e pegando todas as manhas?

Acho que por enquanto é isso… dependendo das respostas ou perguntando mais coisas hehehe…

valeu!

1. Nenhuma. Dá para importar projetos do Eclipse para dentro do IntelliJ.
  2. Grande, principalmente quando a empresa em que se trabalha é uma parceira da Oracle e propõe aquela ferramenta idiota chamada JDeveloper como padrão.
  3. Não sei, mas dá mais prazer para desenvolver nela do que em outras ferramentas por aí.
  4. Não me lembro.
sunshine

Luiz Aguiar:

valeu!

1)Sem problemas. Há um plugin para esta operação.

2)Cheguei aqui na empresa e eles já usavam Intellij. A diferença é considerável.

3)Principalmente em refactoring ela “faz mágicas”!!!

4)Aqui não usamos o plugin.

Luiz_Aguiar

Que IDE vcs usavam antes? Qual foi a maior dificuldade em mudar pra IntelliJ?

Daniel_Quirino_Olive
  1. Eclipse.
  2. Reacostumar com os keystrokes do IntelliJ
Grinvon

Nenhuma, o IDEA pode importar, e sua estruturação de projeto é composta por módulos. Porém só poderá abrir um projeto por vez (pelo menos na 5.0.2)

1. Qual a dificuldade nas empresas que passaram, em chegar com uma IDE não padrão e querer usar pro desenvolvimento.

O IDEA é uma IDE fácil, simples é bem prática, mais fácil encontrar dificuldades de adaptação com Eclipse do que IDEA.

1. Quanto de ganho em produtividade vcs acham que consiguiram com essa IDE depois de um tempo já usando e pegando todas as manhas?

Você pode configurar puglins, templates, o seu XML é inteligente, aprende e memoriza as tags, suporta JS como padrão entre outras coisas, CVS e subversion.

1. Quais os plugins do repositório da IntelliJ vcs mais usam?

Bixo, só instalei um la de hibernate, que por sinal nem usava, mas existem muitos, da para fazer a sincronia de forma automatica com o repositório.

Luiz_Aguiar

Cara uma dúvida, no eclipse é comum se trabalhar com vários projetos ao mesmo tempo no workspace… se tu colocar o IDEA num projeto que se trabalhe assim (com eclipse), como ficaria isso no IDEA?

urubatan

é só tu chamar os teus projetos de módulos que esta tudo resolvido :smiley:

sunshine

a) exatamente isso, no meu trabalho acontece frequentemente;

b) a maior dificuldade mesmo é a readaptação aos keystrokes.

Grinvon

Cara uma dúvida, no eclipse é comum se trabalhar com vários projetos ao mesmo tempo no workspace… se tu colocar o IDEA num projeto que se trabalhe assim (com eclipse), como ficaria isso no IDEA?

Bom, existe o conceito de módulo como falei anteriormente.

Você cria um projeto, e então pode adicionar um módulo novo, no caso módulo web, módulo EJB e aí vai, ou um empty modulo.

Diferente do Eclipse onde cada projeto fica isolado, o IDEA entende o módulo como PARTE do projeto, então o conceito de projeto no IDEA é diferente do conceito de projeto no Eclipse.

Grinvon

Mas se você está migrando para o IDEA, creio que não irá se arrepender, em minha opinião é a melhor IDEA para Java, infelizmente só tem licença paga (tirando a licença para projetos open source que é diferente para se adqüirir).

Luca

Olá

Nunca usei coisas tão chiques assim mas para quem usa aí vão as novidades:

What’s New in IntelliJ IDEA 6.0

Watch Dmitry Jemerov guide you through using the new UI designer in IDEA 6.

[]s
Luca

Luiz_Aguiar

Sobre a licensa… por exemplo, pra versão 5.0, ela cobre as versão de correções 5.0.x, mas não as versões 5.x né?

T

o que eu queria saber mesmo eh quao melhor / pior ele eh em relacao a eclipse e netbeans?

Luiz_Aguiar

To testando o Demetra (6.0) aqui na empresa… creio que seja um bom começo isso :slight_smile:

Exatamente pra ver como fazer a compatibilidade (configuração), testar os mesmo recuros que utilizo aqui e poder avaliar, ver como ele se sai no suporte ao app server (web logic), a edição de jsp, javasrcipt, debug (que uso muito) e etc.

Luiz_Aguiar

Algum de vcs usa a integração com WebLogic?

Aqui no teste que fiz, fui cadastrei o BEA Home como pedido, mas fala que não contém o caminho\server\lib\weblogic.jar, mas contém.

RESOLVIDO: era problema no próprio WebLogic, não no IDEA :smiley:

kuchma

Para quem ja teve oportunidade usar IDEA em varios SOs: o que achou? Da diferenca de um SO para outro? Fica legal em todos eles? E no Linux? Mac OSX?

Marcio Kuchma

Luiz_Aguiar

Alguém usa clearcase no IDEA? to acostumado com SVN/CVS… eu tenho uma view no diretorio C:\View, onde contem os fontes do projeto… como importo ou faço algo que seria um checkout ai na view?

Detalhe, não da pra eu importar o workspace do eclipse pq o mesmo fica em local separado, e quando faço uma cópia da importanção do worlspace, ele “perde” a configuração do clearcase.

Valeu!

sunshine

Para quem ja teve oportunidade usar IDEA em varios SOs: o que achou? Da diferenca de um SO para outro? Fica legal em todos eles? E no Linux? Mac OSX?

Marcio Kuchma

kuchma

Na empresa onde trabalho utilizamos o Intellj com Linux e Windows sem problemas.

Para completar tem até um Mac no meio.
Sucesso total!!!

Outro tópico com + algumas informações sobre o Intellij
http://www.guj.com.br/posts/list/37219.java

Luca

Olá

Easter egg?

[]s
Luca

Grinvon

Os projetos da gente usava o app server WebLogic, porém preferia configurar tudo pelo ANT.

Em falar em ANT, o ANT no IDEA fica simplesmente maravilhoso!

Grinvon

Luiz Aguiar:
Algum de vcs usa a integração com WebLogic?

Aqui no teste que fiz, fui cadastrei o BEA Home como pedido, mas fala que não contém o caminho\server\lib\weblogic.jar, mas contém.

RESOLVIDO: era problema no próprio WebLogic, não no IDEA :smiley:

Os projetos da gente usava o app server WebLogic, porém preferia configurar tudo pelo ANT.

Em falar em ANT, o ANT no IDEA fica simplesmente maravilhoso!

Criado 17 de julho de 2006
Ultima resposta 28 de jul. de 2006
Respostas 21
Participantes 8