Pra quem usa Ubuntu

Seguinte pessoal, toda minha vida usei Windows, estou acostumado(leia-se acomodado) com as facilidades e tudo mais, e gostaria de começar a usar um SO diferente, além de parar de usar softwares piratas.

Tenho ouvido falar bastante do Ubuntu, instalei em um computador velho aqui na empresa e comecei a fazer alguns testes, confesso que achei bem interessante. Estamos pensando em substituir aqui na empresa as estaçoes de trabalho Windows pelo Ubuntu, mas antes gostaria de saber algumas opiniões.

Vou comprar um notebook e também estou pensando em colocar só Ubuntu pra eu me virar e tudo o mais.

Pra vocês, desenvolvedores e usuários em geral:
-As maiores vantagens de se usar esse SO?
-Coisas que você sente falta em relação ao Windows?
-Maiores ‘dificuldades’ que encontraram?
-Programação em Java, no geral, funciona bem e corretamente?

Obrigado =)

Você pode ter um Windows rodando sob uma máquina virtual (VMWare Server, você pode baixar de graça em http://www.vmware.com), para poder rodar aquelas coisas que você infelizmente precisa rodar só com Windows.
Por exemplo, aquele site do seu banco que só funciona com Internet Explorer e que usa um determinado ActiveX que consegue detectar que o IE está rodando sob Linux e se recusa a rodar se for sob o IE4Linux, em vez de uma cópia verdadeira do Windows.

O único problema que eu tive com o Ubuntu Dapper no meu laptop foi referente à placa wifi e ao bluetooth. Tirando isso, tudo funciona out-of-the-box muito bem. Sobre a substituição das estaçòes Windows para estaçòes Linux na sua empresa, acho que isso precisa ser decidido com muito mais cuidado. Pergunte-se:

1. Qtos dos serviços do Windows eu dependo? Quais são os similares no Linux?
  2. Como eu integro a nova plataforma Linux com a antiga usando Windows (sim, você vai ter que manter o legado!)
  3. Eu realmente preciso migrar?

Já fizemos esse levantamento, só precisamos de 2 serviços que rodem exclusicamente em Windows, e podemos executá-los em nosso terminal server. Usamos Terminal Server aqui com um usuário para cada um.

Ah, isso não é problema. =)

Bem…nós temos umas 10 estações rodando Windows XP pirata, isso não é muito legal, né? Principalmente se resolver baixar uma fiscalização aqui :stuck_out_tongue:
Comprar 10 licenças pra isso é possível. Porém pra que gastar dinheiro com isso se eu posso ter uma solução de graça e que pode até ser melhor?

cara ubuntu eh bem domestico, pra falar a verdade eu numca tive problemas com ele em casa, mas se for pra desenvolver realmente, eu prefiro algum distribuicao mais parruda, como fedora.

No inicio, um outro SO é sempre estranho para quem está acostumado com o mesmo sempre.

O unico problema de se usar linux hoje, são esses programas e sites que só rodam no windows. A interface gráfica é muito semelhante. Usuários que não irão configurar o sistema, ou instalar programas novos, não notarão diferença, ou melhor, notarão sim e incomodarão bastante, mas logo eles se acostumam.

Existe dezenas de vantagens no Linux.

1 - É grátis.
2 - Existe dezenas de distros diferentes, para todos os gostos.
3 - Atualizações muito rápidas, se vc manter tudo atualizado sempre.
4 - Código aberto. ( Uma pessoa em casa pode pensar, “mas eu nunca vou mexer no código fonte”, mas para uma empresa com muitas máquina isso é uma vantagem e tanto).
5 - Suporte, ou melhor, auxilio gratuito e, geralmente, de qualidade. a quantidade de informação sobre o linux é de longe muito mais extensa do que o windows. vc não tem um 0800, mas o suporte da Microsoft é péssimo mesmo.

E mais outra dezenas de vantagens. Mas tudo é relativo, antes de migrar toda uma rede para linux, é bem necessário fazer um comparativo de custos pois muitas vezes valha a pena comprar as licenças.

Eu sinto muita falta dos jogos(dá de emular, mas é chato), mas também sinto falta do tempo que eu tinha para jogar então não faz diferença.

As dificuldades vão depender do que vc já sabe, do qto vc se interessa em ir atrás de informações, etc.

Em relação a desenvolvimento Java, não tem diferença alguma windows para linux. De acordo com tópicos que já passaram por aqui, a maioria dos desenvolvedores usam linux.

[]'s

[]'s

[quote=Gabriel]Pra vocês, desenvolvedores e usuários em geral:

-As maiores vantagens de se usar esse SO?[/quote]
:arrow: Não precisa ter anti-virus, nem anti-spyware, nem se preocupar com os e-mails com arquivos .scr anexados.
:arrow: Não precisa se procupar com licença.
:arrow: Vantagens de ser um Linux (para quem, como eu, sempre instalava o cygwin no windows para ter um pouco mais de “poder”)

:arrow: Na minha casa sinto falta de algo igual ao Windows Live Messenger :slight_smile:
:arrow: No trabalho, como não quero um messanger assim, não sinto falta de nada.

A maior dificuldade que eu sinto no ubuntu é pra por os arquivos multimidias para funcionarem perfeitamente. Facilmente eles funcionam meia boca, mas pra ficar perfeito da trabalho. A promessa é que a proxima versao (que sai em outubro) vai ser mais facil.

Para desenvolvimento Java: Java roda perfeitamente em linux e windows, então não vejo vantagem nenhuma em desenvolver em windows ou mesmo em linux, pra mim eh EXATAMENTE igual. No meu antigo trabalho todos os desenvolvedores usavam o ubuntu (primeira versao na epoca) e aqui todo mundo programa usando o openSUSE. Comprar licença do windows pra desenvolvimento Java pra mim não faz muito sentido. A não ser que tu tenha um programa muito importante que só rode em windows :).

Obrigado =)[/quote]

Uso o Ubuntu a +/- 6 meses, minha maior dificuldade foi configurar meu modem (em casa), mas com um pouco de pesquisa eu encontrei o driver apropriado e agora funciona beleza.

Para programar em Java é perfeito, aliás a JVM funciona de forma mais rápida no Linux do que no Windows.

Eu comecei a usar o Ubuntu principalmente pela questão monetária, mas pela segurança e por curiosidade também. Sempre quis saber como é programar em cima do Linux.

Rapaz, não me decepcionei! Simplesmente, Java é muito mais rápido no Ubuntu do que era no Windows, mesmo não tendo suporte da Sun, assim como o próprio Ubuntu é mais rápido.

A maior dificuldade foi configurar todo o ambiente de trabalho: IDE’s, servidores de aplicações e de banco de dados. Isso tomou muito tempo, mesmo!

Sugiro que você pesquise como montar o seu ambiente de trabalho no Ubuntu, com todas as ferramentas que você utiliza, depois migrar com calma, se for o caso, para o Ubuntu.
E deixar ao menos um computador com Windows, talvez esperar pelo Vista. Porque um dia, vai aparecer algo que só roda no Windows!

T+!

[quote=marcelomartins]
:arrow: Na minha casa sinto falta de algo igual ao Windows Live Messenger :)[/quote]

essa era a unica coisa q realmente me fazia falta… até eu encontrar o Mercury ele é bem completo!

tem suporte a imagem de exibição, webcam, winks, e emoticons (inclusive aqueles varios emoticons personalizados q a priminha de 13 anos fica trocando por letras) e os jogos tb! e é feito em java! :smiley:

abraços!