Pratica da boa programação

9 respostas
rodrigodsw2005

Pessoal, eu queria saber se essa é uma boa pratica de programação que eu fiz… o pessoal fala pra não colocar scriptlets pra não sujar o código… mas olha só, eu coloquei o scriptlets mas em outro JSP pra fazer o tratamento do formulario e tb utilizei as Taglibs.

Essa é uma boa pratica de programação???

<%@taglib uri="http://java.sun.com/jsp/jstl/core" prefix="c"%>

<%@page import="Imobiliaria.CadUsuarioDAO"%>
<%@page import="Imobiliaria.CadUsuario"%>
<%@page import="Imobiliaria.Database"%>

<jsp:useBean id="bnProjeto" class="Imobiliaria.CadUsuario" >
<jsp:setProperty  name ="bnProjeto" property="*"/>
  </jsp:useBean>

<% Database db = new Database("com.mysql.jdbc.Driver","jdbc:mysql://localhost:3306/
imobiliaria?useUnicode=true","root", "triadpass"); %>
<% CadUsuarioDAO cdao = new CadUsuarioDAO(db); %> 
<% cdao.salvar(bnProjeto) ; %>

9 Respostas

urubatan

não, não é …
pra começar tira todo o código java de dentro da tua JSP, JSP é só pra apresentação …

L

Isso que você fez é o que programar PHP faz pra falar que código em PHP é organizado…

rodrigodsw2005

então alguem pode mostrar como ficaria ?? pq eu não sei… tipo… ele tem que passar :

JSP -> CadUsuario -> CadUsuarioDAO -> Database

obrigado

V

Leia sobre o design pattern MVC ->Model, Control, View

Model -> Seu modelo de dados classe Java,
Control -> Controlador, um servlet -
View -> Visão, apresentação - JSP

A framework Struts implementa o padrão MVC …

V

Em um JSP deve conter apenas:

EL - Expression Language
Ações padrão —> <jsp:
JSTL -> tags customizadas

T

lavh:
Isso que você fez é o que programar PHP faz pra falar que código em PHP é organizado…

Você acabou de falar uma grande besteira. Eu trabalho tanto com PHP quanto com java e te garanto que se não quiser, não misturo código PHP com html. Posso utilizar uma templante engine e implementar MVC examente como em java. Como geralmente utilizo PHP em projetos pequenos, na maioria das vezes por que é bem mais barato para hospedar, dificilmente eu utilizo MVC, mas se quisesse poderia fazê-lo sem problemas.

kissdemon

thiago_algo:
lavh:

Você acabou de falar uma grande besteira. Eu trabalho tanto com PHP quanto com java e te garanto que se não quiser, não misturo código PHP com html. Posso utilizar uma templante engine e implementar MVC examente como em java. Como geralmente utilizo PHP em projetos pequenos, na maioria das vezes por que é bem mais barato para hospedar, dificilmente eu utilizo MVC, mas se quisesse poderia fazê-lo sem problemas.

Verdade. Programo em PHP há anos, e tambem posso garantir isso. Programava-se desse modo na mesma época em que se programava assim em Java, quando os JSP´s eram cheios de scriptlets ou os servlets cheios de tags HTML. Hoje existem frameworks realmente tão bons para PHP quanto existem para JAVA, permitindo um código de alta qualidade e dentro dos padrões MVC. Exemplo?? Cake, Miolo, Prado etc…

[]´s

pcalcado

Isso não tem anda a ver com MVC, é apenas uma regrinha básica do desenvolvimento web:

JSP -&gt Gera HTML (ou XML)
Servlet -&gt Recebe a requisição, enviia o chamado para um objeto de negócio e faz forward para uma JSP

L

kissdemon:
thiago_algo:
lavh:

Verdade. Programo em PHP há anos, e tambem posso garantir isso. Programava-se desse modo na mesma época em que se programava assim em Java, quando os JSP´s eram cheios de scriptlets ou os servlets cheios de tags HTML. Hoje existem frameworks realmente tão bons para PHP quanto existem para JAVA, permitindo um código de alta qualidade e dentro dos padrões MVC. Exemplo?? Cake, Miolo, Prado etc…

[]´s

1. Não manjo bulhufas de PHP(graças a Deus), apenas citei o que uma vez ouvi de um programador PHP…se o problema era ele…ai jah não sei.

2. Volto a repetir que não manjo bulhufas de PHP mas achei bem ousada essa afirmação “Hoje existem frameworks realmente tão bons para PHP quanto existem para JAVA”, mas deixa pra lá, esse é um forum de Java.

Criado 2 de janeiro de 2007
Ultima resposta 4 de jan. de 2007
Respostas 9
Participantes 7