Práticas oficiais de desenvolvimento

Olá pessoal, estou iniciando com o desenvolvimento WEB, já desenvolvi algumas coisinhas simples utilizando algumas ferramentas como hibernate, vraptor, struts 2 e demais ferramentas populares.

Porém eu gostaria de estudar um meio de desenvolver as aplicações WEBs sem o uso de ferramentas que não sejam oficiais da sun. E eu nem sei por onde começar. O que eu poderia utilizar para desenvolver aplicações web? Sem utilizar esses frameworks tipo struts, vraptor e etc… utilizar somente o original.

Aliás, essa seria uma boa prática? porque eu penso em termos de certificações por exemplo. Não teria como tirar uma certificação sem dominar aquilo que é oficial da linguagem. Por isso eu queria aprender.

Valew

Não tem ligação nenhuma isso que vc falou amigo, as certificações são apenas “conceituais”, tu não precisas saber frameworks/ferramentas.

Se tem produtos melhores que os da Sun, por quê não usá-los?

Então, é que eu imagino é que em uma certificação java web por exemplo, tenha questões sobre ferramentas/frameworks e etc… da sun. Pensei que assim seria interessante ter o conhecimento dessas coisas. Não que eu utilizasse isso no meu dia a dia. Mas por uma questão de estudo. Sei lá… sou novo no java, rola várias dúvidas… rs

Não existe isso não… de uma olhada no site da Sun que tem o conteúdo de estudo para todas as certificações, vai te esclarecer bastante.