É possível entrar no mercado de trabalho apenas fazendo cursos livres de programação? O mercado contrata pessoas sem faculdade?
Sim e sim.
Mas não significa que seja fácil.
A menos que você tenha um portifólio para apresentar, seus concorrentes com faculdade estarão à frente de você.
Você também estará fora dos mercados de concursos públicos e da área acadêmica.
Além disso, você não poderá cursas especializações, que são um bom meio de conseguir upgrades na carreira.
De maneira geral, não aconselho ninguém a não fazer uma faculdade.
mas e com curso técnico em informática?
a gente se sai bem no mercado
pois só vejo o pessoal querendo pessoas com bacharel não técnico :oops:
Cara eu sou estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Faculdade Veris IBTA 2 ano…
É possível sim, além do mais vc não vai aprender a desenvolver na facul, ah mas não vai mesmo no máximo um monte de algoritimos (importantíssimo) e coisas obsoletas…
Eu faço duas faculdades que são elas:
A Faculdade que te dá um canudo com um papel enrolado e impresso e a Faculdade de verdade que é o meu trabalho (Desenvolvimento Java)…
Mas infelizmente que que ter facul, até porque é o que prova que voçê tem disciplina e possui o conhecimento mínimo…
Na minha sala um amigo que desenvolve pra games e manja pakas de algorítimos, saiu pois não teve paciência de continuar o curso, o outro amigo saiu porque não tem saco de fazer monografia assim como eu tbm…e eu só não sai pq vou ter filho e não posso errar mais, se não fizer agora não faço mais…
Porém se fosse sair da facul estudaria horrores para certificações…
Mas na moral se coloque no lugar de quem contrata, é osso deixar um cv de um cara que é engenheiro da computação e pegar o outro que nem facul tem…
Abrcs
[quote=rafael_jesus]Cara eu sou estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Faculdade Veris IBTA 2 ano…
É possível sim, além do mais vc não vai aprender a desenvolver na facul, ah mas não vai mesmo no máximo um monte de algoritimos (importantíssimo) e coisas obsoletas…
[/quote]
Não generalize. Se sua faculdade é assim, não significa que todas sejam.
Existem ótimas faculdades no país. Sempre pegávamos pessoal de ciência da computação da PUCPR com conhecimento sólido de computação.
Sua escolha de curso também é focada em Análise, não em programação. Não é de surpreender que você sinta que seu curso deixe a desejar nesse quesito.
[quote=jaissonduarte]mas e com curso técnico em informática?
a gente se sai bem no mercado[/quote]
Eu comecei minha carreira como técnico. Você até acha empregos, mas dificilmente acima de quem está na facul.
O duro é que muitas empresas privadas também tem políticas de cargos (sobretudo nos mais altos) associados à formação.
A grande vantagem de ter feito um curso técnico é que você aproveita bem melhor a faculdade. Entrar nela já programando é um ótimo diferencial. Aí vc pode se concentrar em estudar as matérias mais espinhosas, enquanto seus colegas sofrem estudando algorítmo 1.
mas enquanto a tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
tem alguma chance?
O Vini tem razão, isso ai é o caso da sua faculdade.
Eu tambem fiz técnico de Administração no SEBRAE, mas entrei em uma empresa como programador em ABAP/SAP, alem disso eu programava em C#/PHP por conta propria.
Hoje eu faço Sistemas de Informação na PUC-MG e não é nada leve, logico que no primeiro e segundo semestre a coisa é tranquila, agora quando começa a entrar PA, Calculo 9000 ai é cada um por si.
Na faculdade você adquiri networking, conhece paradigmas de programação que não vai tocar no mercado, estruturas de dados, dentre outras coisas…
Lógico que você pode programar sem saber, sei la… fazer uma hashtable, ou uma arvore na mão, mas isso é o aprofundamento no conteudo.
enfim, faça faculdade
E qual o salário inicial de um programador Java? É preciso ser expert para iniciar ou com o conhecimento da faculdade sem cursos adicionais já dá pra começar?
Eu gosto de programação e li em algum lugar que Ciência da Computação vc aprende a Ciência, não necessariamente ligada à prática… por isso pensei em fazer apenas cursos livres de programação… mas não adiantaria se não conseguisse emprego sem a facul. Pelo que estão dizendo é necessário fazer facul…
Outra dúvida que eu tenho: Em Java tem muitas APIs, para trabalhar deve-se saber de cór a maioria delas ou mesmo quando se está trabalhando pode-se ver arquivos e pesquisar? Pois vejo umas coisas que acho difícil de decorar…
Não precisa decorar. Mas precisa a aprender a ler os javadocs e a documentação oficial (que é em inglês).
Boa parte do curso é mesmo científica. Mas muita coisa, embora você não use diretamente na prática, te dá o conhecimento necessário para entender como as coisas funcionam.
E isso é mais importante do que parece à princípio.
Tem muita coisa que vi na faculdade que só fui usar depois de 10 anos de profissão.
[quote=ViniGodoy][quote=rafael_jesus]Cara eu sou estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Faculdade Veris IBTA 2 ano…
[/quote]
Não generalize. Se sua faculdade é assim, não significa que todas sejam.
Existem ótimas faculdades no país. Sempre pegávamos pessoal de ciência da computação da PUCPR com conhecimento sólido de computação.
Sua escolha de curso também é focada em Análise, não em programação. Não é de surpreender que você sinta que seu curso deixe a desejar nesse quesito.[/quote]
Sim verdade, a Fiap (o diploma é de arquiteto de sistemas e o curso é de ADS tbm), Unicamp, PUC, são muito boas mesmo, mas discordo totalmente no que vc disse do foco da minha facul, o curso chama-se Análise e DESENVOLVIMENTO de Sistemas…
Ops, é verdade. Na hora que escrevi fiquei com Análise na cabeça. :oops:
Mas enfim, por mais fraca que seja sua facul, você terá a possibilidade de pegar uma especialização depois no que te faltou. Coisa que quem não tem facul não pode fazer.
O salário inicial varia de região para região. Teríamos que saber onde você mora.
Aqui em Curitiba, o salário de um estagiário de tempo integral (6h/dia) gira entre R$600,00 até R$1000,00 (sendo o último só em grandes empresas).
Normalmente o estagiário é pago por hora.
É possível iniciar só com a faculdade, sem cursos adicionais, especialmente se você começar num programa de estágio.
Uma boa, além da faculdade, é você se esforçar e tirar uma certificação Java, que pode ser obtida estudando através de livros, sem nenhum curso adicional.
O salário inicial varia de região para região. Teríamos que saber onde você mora.
Aqui em Curitiba, o salário de um estagiário de tempo integral (6h/dia) gira entre R$600,00 até R$1000,00 (sendo o último só em grandes empresas).
Normalmente o estagiário é pago por hora.
É possível iniciar só com a faculdade, sem cursos adicionais, especialmente se você começar num programa de estágio.
Uma boa, além da faculdade, é você se esforçar e tirar uma certificação Java, que pode ser obtida estudando através de livros, sem nenhum curso adicional.
[/quote]
Bem, na pratica não precisamos da faculdade para aprender, java, android, ruby etc. Até pq vc nao aprende isso na faculdade. Uma boa faculdade vai “ensinar” a resolver problemas tentar unir o conhecimento academico, cientifico com a necessidade do mercado (isso é no mundo ideal). Então vc pode comprar livros e mais livros e dominar Java por exemplo e sem sentar um dia na cadeira da faculdade. Como o Vinny, falou vc vai encontrar vagas q aceita sem faculdade. Mas, é um caminho dificil. Pq?
Simples, querendo ou não, a faculdade é importante para as empresas. O cliente exige isso, os parceiros tb e por ai vai. É “lei” praticamente. O nro de empresas que abrem mão disso não são muitas.
Na minha opinião, a faculdade ela não contribuiu muito em eu ser um programador Java por exemplo, pq isso aprende em cursos tecnicos ou por outro meio. O mundo acadêmico traz outra formação, novas experiências etc. Que não tem como saber o que vai acontecer durante os 4 anos de um curso. É muito dinâmico.
Eu consigo ver isso hj, qdo olho para o passado. Mas, na época não era assim. No meu caso a faculdade foi ponto fundamental para minha formação profissional como todo e não olhando apenas para uma pequena parte do meu trabalho (programar).
flw.
ai pessoal
conversando com meu orientador do curso técnico de informática ele comentou que
se fizer um tecnólogo na área da computação seja analise, redes, web entre outras…
da para partir para um mestrado e ter um retorno melhor que se tiver feito faculdade (não que seja ruim) mas
aqui no RS a faculdade de ciência da computação leva em torno de 6 a 8 anos se o cara for inteligente e não reprovar em nenhuma
fazendo um tenólogo (2 a 4 anos) + mestrado (3 anos)=7 anos, um ano a mais que na computação, mas com diploma de mestre
que acham??
[quote=jaissonduarte]
fazendo um tenólogo (2 a 4 anos) + mestrado (3 anos)=7 anos, um ano a mais que na computação, mas com diploma de mestre
que acham??[/quote]
Cara se eu fosse vc eu faria na FIAP que são 2 anos de Tecnólogo e se vc tirar nota acima de 8.5 em todas as matérias ganha um MBA (1 ano) = 3 anos vc é tecnologista + MBA
Se puder fazer isso faça por min…rsrs, eu não moro em Sampa se morasse estaria mais feliz concertza…
Abrcs
Você quer seguir carreira acadêmica e ser professor ou pesquisador? É para isso que serve o mestrado.
Mas em ambos os casos, parece que para você pode ser uma boa pegar o curso de tecnologia. Se quiser se mudar para Curitiba, pode ser meu aluno.
Só certifique-se de que o curso de tecnologia é reconhecido na sua região, e que a orientação do curso é dentro do que você gostaria de trabalhar.