Na minha opinião faculdade somente serve para mostrar qual o caminho você deve de esforçar bastante para seguir. Além de ter o curso superior (isso é pre-requisito).
Se você não tiver faculdade… você terá que ser sênior para conseguir derrubar um cara com faculdade.
Portanto… tudo depende de você.
Faculdade é apenas para ter curso superior e ter uma introdução sobre o que vc quer seguir.
[quote=ViniGodoy]Você quer seguir carreira acadêmica e ser professor ou pesquisador? É para isso que serve o mestrado.
Mas em ambos os casos, parece que para você pode ser uma boa pegar o curso de tecnologia. Se quiser se mudar para Curitiba, pode ser meu aluno.
Só certifique-se de que o curso de tecnologia é reconhecido na sua região, e que a orientação do curso é dentro do que você gostaria de trabalhar.[/quote]
Fera esse Curso aí heim…Se tivesse aqui na minha cidade eu voltava pra faculdade de novo…hehe
[quote=jaissonduarte]ai pessoal
conversando com meu orientador do curso técnico de informática ele comentou que
se fizer um tecnólogo na área da computação seja analise, redes, web entre outras…
da para partir para um mestrado e ter um retorno melhor que se tiver feito faculdade (não que seja ruim) mas
aqui no RS a faculdade de ciência da computação leva em torno de 6 a 8 anos se o cara for inteligente e não reprovar em nenhuma
fazendo um tenólogo (2 a 4 anos) + mestrado (3 anos)=7 anos, um ano a mais que na computação, mas com diploma de mestre
que acham??[/quote]
faculdade de CC levando em torno de 6 a 8 anos e isso se o cara não reprovar em nenhuma, imagino eu que matéria? cara acho que você entendeu alguma coisa ai errada, bacharel em ciência da computação costuma demorar 4 anos no país inteiro.
mas também acho que vale mais a pena fazer um tecnologo de 3 e mais uma especialização de 1 ano e meio (ou se você quiser área acadêmica um mestrado) por exemplo do que um bacharel.
o problema ai no caso do mestrado é que acho que você não vai conseguir começar um mestrado tendo somente a um diploma de tecnólogo, parece que tem certas burocracias ai, você precisa “ser aceito”… a menos que você tenha ótimos contatos é claro, isso tudo resolve hoje em dia
Muito relativo dizer o que é e o que nao é bom, como pode ser relativo o que o mercado quer e o que ele precisa. No final vai mesmo depender de vc e o quais oportunidades vai ter no caminho.
Comecei e estudar com mais de 25 e fiz o curso na mais barata que na epoca era a UNIBAN, hoje tenho 4 anos de experiencia na area e sou analista desenvolvedor pleno em uma grande empresa.
O importante do curso de graduacao é apresentar o assunto no qual vc se propos a estudar e se aprofundar para ser um bom profissional.
10 mil horas de estudo é o que vai te tornar um bom profissional entao, maos a obra.
[quote]
10 mil horas de estudo é o que vai te tornar um bom profissional entao, maos a obra.[/quote]
Você disso tudo Daniels_programmer, quem quiser entrar para a área de TI e principalmente crescer nela, esta é a solução .
Os critérios para aceitação geralmente são os mesmos.
É avaliado o seguinte:
Tirar uma boa nota no POSCOMP;
Saber falar bem uma segunda lingua (preferencialmente o inglês);
Ter feito iniciação científica;
Ter publicações.
Um curso de ciência prepara melhor para a prova e geralmente oferta mais bolsas de iniciação científica.
Fora a nota do POSCOMP, que tem critérios de corte, o resto não absolutamente necessário. A dificuldade de entrar ou não vai da quantidade de alunos inscritos no programa. Os programas de matérias consideradas mais difíceis pelos alunos geralmente são mais fáceis de entrar. Em faculdades particulares, também costuma a ser mais fácil.
Boa parte dos programas também exigem cartas de recomendação de dois ou mais professores.
Não vou citar nomes nem consultorias, mas já trabalhei em uma grande que tinha:
Um programador COBOL que fez faculdade de fotografia;
Um programador Visual Basic que fez faculdade de Zootecnia;
Um programador .NET que não fez faculdade (e ainda está na área, amigão meu, 10 anos na mesma empresa);
E em outra oportunidade, um rapaz me disse que estava pagando a faculdade de Direito fazendo animações em Flash para uma grande empresa na Avenida Paulista.
Quando o mercado precisa, e alguém diz que conhece a linguagem ou o trabalho em si, acho que não importa muito a faculdade não. A experiência do sujeito (e o desespero das consultorias) fala mais alto.
então vou me dar bem já que meu orientador de um projeto de pesquisa é bem doido,
e só falta para mim completar os requisitos a nota no POSCOMP, que vai saber o que é isso
[quote=jaissonduarte]então vou me dar bem já que meu orientador de um projeto de pesquisa é bem doido,
e só falta para mim completar os requisitos a nota no POSCOMP, que vai saber o que é isso[/quote]
POSCOMP é uma prova realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
[quote]ai pessoal
conversando com meu orientador do curso técnico de informática ele comentou que
se fizer um tecnólogo na área da computação seja analise, redes, web entre outras…
da para partir para um mestrado e ter um retorno melhor que se tiver feito faculdade (não que seja ruim) mas
aqui no RS a faculdade de ciência da computação leva em torno de 6 a 8 anos se o cara for inteligente e não reprovar em nenhuma
fazendo um tenólogo (2 a 4 anos) + mestrado (3 anos)=7 anos, um ano a mais que na computação, mas com diploma de mestre
que acham??[/quote]
O que? Só um louco faria tal curso de 8 anos em CC! Pois depois de formado, o cara pode cair numa fábrica de software e ganhar uma merreca ou trabalhar com PHP e ganhar outra merreca pior ainda… Empresas de Ti pagam proporcionalmente à experiência e o salário de quem tem pouca é menor até de que faxineiros…
8 anos de faculdade para começar ganhando menos do que um faxineiro. Burrice extrema.
Olá, pessoal! É a minha primeira vez no forum, mas queria trocar umas idéias sobre como ingressar nessa área de java. :lol:
Eu estou terminando a faculdade de Adm de empresas, mas possuo curso adm de redes windows e TI é a minha praia. Morei fora 2 anos e tenho inglês fluente. Queria saber qual o curso mais indicado pra começar com java, como ingressar nessa área e quais os salários oferecidos pelo mercado. Estava vendo na internet um curso pela Global Code, mas os cursos são bem caros, então queria ter certeza de que dá retorno, antes de fazer um investimento de mais de 3 mil reais… tem alguém que pode me dar umas idéias e dicas?
Flw galera!
Caramba, as pessoas querem cursar uma faculdade para “programar em java”(ou qualquer uma outra linguagem que seja)?
É por isso que sobram tantas vagas no mercado de tecnologia.
Um curso superior te oferece muito mais que isso e eu jamais diria a alguém para não cursar um.
Li todos os cometários mas continuei com uma dúvida. Dizem que falta programador no mercado, mas ainda assim muitas empresas exigem curso superior completo. Minha dúvida é porque não aceitam quem está cursando? Tem vagas que aceitam apenas quem tem superior completo. Dando uma olhada na Apinfo a maioria das vagas (acredito que mais de 60%) exigem superior completo. Porque isso?
Se fosse um cargo gerencial ou algo do gênero eu entendo completamente, mas programador? E ainda júnior ou pleno?
Só reforçando, creio ser importante ter uma faculdade, o que não entendo é ser obrigatório para a vaga ter superior completo, nem cursando vale.