[quote=paulohonfi]Li todos os cometários mas continuei com uma dúvida. Dizem que falta programador no mercado, mas ainda assim muitas empresas exigem curso superior completo. Minha dúvida é porque não aceitam quem está cursando? Tem vagas que aceitam apenas quem tem superior completo. Dando uma olhada na Apinfo a maioria das vagas (acredito que mais de 60%) exigem superior completo. Porque isso?
Se fosse um cargo gerencial ou algo do gênero eu entendo completamente, mas programador? E ainda júnior ou pleno?
Só reforçando, creio ser importante ter uma faculdade, o que não entendo é ser obrigatório para a vaga ter superior completo, nem cursando vale.[/quote]
No caso das consultorias, isso serve para encarecer o valor-hora do projeto. Para empresas que de fato desenvolvem tecnologia, você precisa do curso porque ai não basta ser crudeiro ou arrastador de botão.
“a maior parte do software sendo escrito no planeta, hoje, é irrelevante… este software ?commodity? e completamente desnecessário [em seu estado atual] tende [e pode] a ser desenvolvido por competências muito abaixo do que um graduado em computação tem ou deveria ter… como não há [por incompetência do setor educacional] técnicos em software, isso é feito por graduados que recebem a remuneração de? técnicos.”
[quote=paulohonfi]Li todos os cometários mas continuei com uma dúvida. Dizem que falta programador no mercado, mas ainda assim muitas empresas exigem curso superior completo. Minha dúvida é porque não aceitam quem está cursando? Tem vagas que aceitam apenas quem tem superior completo. Dando uma olhada na Apinfo a maioria das vagas (acredito que mais de 60%) exigem superior completo. Porque isso?
Se fosse um cargo gerencial ou algo do gênero eu entendo completamente, mas programador? E ainda júnior ou pleno?
Só reforçando, creio ser importante ter uma faculdade, o que não entendo é ser obrigatório para a vaga ter superior completo, nem cursando vale.[/quote]
Para dizer que está cursando, basta fazer matrícula numa faculdade… Ou você tem um título, ou não tem.
Mas muitas empresas oferecem vagas de estágio para quem está cursando. E, se você conseguir de alguma forma comprovar experiência, te aceitariam na vaga também.
eu estou indo para o 4º ano, e eu concordo com as empresas que exigem superior completo.
acredito que é para ter o profissional 100% disponivel para viagens e com a cabeça vazia para um trabalho de qualidade.
além do que, o profissional poderá realizar treinamentos fora do expediente.
se eu tivesse uma empresa, só contrataria estagiários e formados ou pós-graduandos nada de dor de cabeça com funcionario reclamando de trabalhos da faculdade…
Isso depende de pessoa pra pessoa… Alguém que reclama de “Coisas da Faculdade” , vai continuar reclamando nas “Coisas de Pós-graduandos”, do “Coisas do Curso” , e por ai vai…
Se for uma vaga onde a pessoa precisa de disponibilidade de viajem, ai já é outra história, e deve ser especificado na descrição da vaga. Mas agora um programador viajando sempre? o.O.
A chance de uma pessoa que faz “Faculdade” não querer viajar/fazer treinamentos é a mesma de uma pessoa que tem outros compromissos, como família para cuidar, outros cursos …
Não creio que seja para ter um um profissional “100% disponível” e sim porque um profissional formado tem mais chances de ter experiência do que alguém que está estudando, já que para pegar o diploma da faculdade é obrigatório as “horas de estágio”. Além disso, teoricamente uma pessoa “Formada” sabe mais que alguém “Se Formando”
Sei não pessoal, acho que estão generalizando demais, pois cada região do país passa por uma realidade diferente na área de TI…
Aqui na cidade por exemplo, exceto pra cargos de análise avançada e pleno, a maioria das empresas contrata funcionário cursando ou formados. Mas aqui é diferente, pois poucos se interessam pela área, então as próprias empresas se vêem tendo que treinar gente desde o início, desde o portugol no VisualG.
Aqui na cidade o mercado é bom por causa disso, e eles aumentam teu salário pra ti continuar se por acaso você for bom, pois é difícil achar gente à altura aqui na região.
Oque eu quis dizer é que a questão de disponibilidade não seria o porque das empresas contratarem, geralmente, para efetivos, pessoas formadas, e que seria por causa do conhecimento…
trabalhei em SP e o padrão lá era ter curso superior. aqui onde moro agora se contrata estagiários e o mínimo é estar cursando faculdade. então isso de que não precisa de faculdade so´em empresas de fundo de quintal, empresas grandes mesmo jamais vão contratar um programador sem curso superior!