Precisamos mesmo do Windows?

Este feriado foi muito promissor!
Passei sabado e domingo voltando a mecher com o Ubuntu, instalei em outra partição mantendo o windows pois minha esposa ainda usa coisas que só tem no Windows. Mas eu queria mesmo estudar e como trabalho com java pra que windows?
Depois de instalar o OS, instalei o jdk 1.6, molezinha seguindo este tutorial:
https://help.ubuntu.com/community/Java
Existem outros tutoriais melhores, mas ahco que este funciona bem.

Depois baixei o oracle workshop, instalei normalmente executando o arquivo .bin, tal qual eu faria no windows… moleza.
Depois o mysql que segui o mesmo procedimento. O mysql gui tools iden.
http://dev.mysql.com/downloads/

Com o ambiente rodando comecei a inventar besteiras… :roll: inventei de instalar o KDE ( ubuntu por padrão é gnome) no fim das contas ferrei com os pacotes do OS e reinstalei novamente. :lol:

A outra luta foi com a placa de video, na verdade estava funcionando mas eu queria ativar a aceleração 3D pra rodar um rpg que roda no linux. Foi dificil mas no final do domingo creio ter obtido sucesso. Alguns drivers parecem que não funcionam de cara, vai muito do hardware que voce tem… no meu caso notebook acer as vezes dá alguns problemas, as vezes não.

Depois de toda esta saga, baixei o netbeans + glassfish, parece tudo ok.

Daí me veio a pergunta: mais de 90% de desenvolvedores java trabalham com web, eai ou outra coisa que não tem dependencia de sistema operacional. Nossas ide´s rodam até melhor no linux e ainda assim mais de 90% dos lugares onde eu trabalhei só tem máquinas windows! :shock:

Afinal pra que precisamos de windows mesmo? Acho que geralmente só gerente de projeto, webdesigner e alguns outros pois a maioria não tem porque usar windows. É simplesmente incoerente, talvez nós mesmos devessemos apoiar mais o linux.
Aliás estou agora tentando convencer o nosso gerente de infra a me deixar instalar o linux aqui no meu desktop, infelizmente ele está se mostrando muito resistente… :roll:

Acho que muito disto se deve ao fato das máquinas, principalmente Dell já virem com o windows de fábrica, acho que isso tem muito peso ainda…

Obs: licença do red hat comparado ao Win XP ou Vista é uma micharia de tão barato.

Eu migrei pro Mac OS e, sinceramente, não tenho sentido necessidade alguma de usar o Windows quando estou trabalhando com Java, Groovy ou Ruby on Rails.

No que diz respeito a abrir arquivos do Office, também está sendo tranquilo.
Programaticamente, existem n bibliotecas que me permitem isto.
Como usuário convencional, tenho o OpenOffice que está funcionando muito bem (no caso do Mac, eu tenho o próprio Office da Microsoft também)

Quase todas as minhas ferramentas de desenvolvimento funcionam no Mac OS ou no Linux. Sendo assim, a migração foi fácil. A única excessão consiste no Delphi que, bem: está praticamente morto para mim (não o uso há mais de dois anos e, ao que tudo indica, a tendência é aumentar este gap).

A única coisa que pega, por mais incrível que pareça, é a existência de uma ou outra empresa que ainda tem (não me pergunte o porque) bancos de dados no formato Microsoft Access. Neste caso, realmente, preciso do Windows instalado para acessar os malditos.

Sendo assim, algo que parecia impossível pra mim há uns 10 anos atrás hoje é bem factível: Windows virou passado.
Mesmo antes de ter migrado para o Mac, antes já usava o Ubuntu e não sentia necessidade alguma do bicho.

Mas no meu caso, mesmo que eu de qualquer forma precise usar um destes softwares pra Windows, ainda tenho opções de virtualização como o Paralels, VMWare e outros.

Na realidade, não é o Windows que se tornou dispensável. É o próprio sistema operacional. A mesma coisa poderia ser dita do Linux em relação ao Windows, ou mesmo do Mac em relação ao Windows. Não há muito mais porque ficar preso a um único sistema operacional.

Então Kicolobo, acho que não há motivo para as empresas montarem fábricas de software com windows se todo mundo pode usar o linux para desenvolvimento que não se paga licença de software ou no caso de red hat é muito mais barato, não se tem as vulnerabilidades de virus do windows e a prática mostra ser muito mais estável.
Java é independente de plataforma, se podemos escolher porque não o mais barato e confiável? Será que nós mesmos não apoiamos o software livre por desconhecimento as vezes? Acho que ficamos mal acostumados a só depender de windows, pois ele está presente em 90% do mundo mas não precisamos ficar presos a ele. :wink:

Só o custo já compensa. A licença do Red Hat com um ano de suporte para servidores custa só US$ 349,00!
É muito barato. Com relação a servidores, nem penso duas vezes.

O mesmo com relação ao Mac OS. Se não me engano, a licença do servidor é mais ou menos este valor também. Comparado ao valor do Windows, sem chance de voltar.

Com relação aos desktops, a coisa fica um pouco mais complexa. Isto porque os fabricantes já enviam os computadores com Windows instalado. E este valor o dono das máquinas não vai querer jogar pela janela ao instalar o Linux por cima. O ideal seria que os grandes fabricantes começassem a disponibilizar de cara já com Linux.

Porém, convém lembrar das outras alternativas também: Solaris (show de bola), BSD, etc.

Não aguento mais instalar o oracle 11 no vista, numca vi dar tanta dor de cabeça.

Eu não aguento mais o Vista.
Eu não aguento mais qualquer versão do Windows.

É incrível como que, depois que a gente experimenta outros sistemas operacionais, simplesmente não consegue voltar. Fica nítido o quão tosco o Windows é.
Voltar a usar o Windows é como sair de um fusca, comprar uma ferrari e, em seguida, troca-la por um Fiat 147

Windows é necessário para fazer testes no IE :smiley:

eu uso Ubuntu no meu note e não tem nem comparação. Mas nos trabalhos onde passei sempre usei windows, infelizmente nunca tive chance de usar linux no trabalho.

Ha ha ha! Putz, é mesmo! Ainda existe este maldito!

"

O IE4Lin “ainda” não é a mesma coisa que o IE rodando num Windows real.

FireFox tem plugin para testar como se estivesse no IE e infelizmente nunca consegui usar Linux em nenhum lugar que trabalhei, sempre Windows.

Pode-se emular IE facilmente. :wink:

Acho que depende do usuario.

Praticamente minha vida toda trabalhei com linux boxes usando diversas distribuicoes, quando comecei a trabalhar com java BUM!!! Tive que usar windows. Pior foi voltar a usar essa merda depois de anos sem mexer com windows. Mas blz, trampo eh trampo. Depois de ter trabalhado um tempo com java, mudei pra .NET agora que eu to trabalhando com windows mesmo, sem chance.
Em casa eu sempre tive linux e eu NUNCA senti falta de windows (tanto que eu nem tinha windows em outra particao) mas 1 semana atras eu comprei um iMac e pra min nao tem nenhum problema porque quando eu quero brincar com .NET em casa eu uso laptop que roda vista.
O problema eh que a minha namorada eh estudante de arquitetura e usa CAD e pra minha surpresa NAO EXISTE versao de CAD pra Mac. Tem um “cad” mas nao eh o mesmo. E acabou que eu vou ter que instalar windows no mac e quando ela tiver que usar CAD so bootar no windows.

Ai eu fico imaginando: imagina o tamanho do mercado que o windows ganha com todos os arquitetos, engenheiros, etc etc… que nao podem utilizar outro sistema?

//Daniel

Se for para rodar joguinho, infelizmente sim. :wink:

Não vejo problema em utilizar Windows, XP pra mim é o melhor sistema operacional em relação a usabilidade e performance que já fizeram. Concordo que é legal ter uma opção como o Linux mas ele fica só nisso mesmo, opção.

Pra quem só navega na internet, e escuta umas musiquinhas, concordo que o linux quebra o galho, mas convenhamos, instalar maquina virtual pra fazer coisas básicas? Tenho mais do que fazer com meu tempo do que ficar lendo tutoriais de como “simular” coisas que o Windows faz, e a licença já está embutida no hardware como já disseram.

Não existe necessidade de simular ou emular software win32 em linux. Existem vários similares opensource.

[quote=aleck]Não vejo problema em utilizar Windows, XP pra mim é o melhor sistema operacional em relação a usabilidade e performance que já fizeram. Concordo que é legal ter uma opção como o Linux mas ele fica só nisso mesmo, opção.

Pra quem só navega na internet, e escuta umas musiquinhas, concordo que o linux quebra o galho, mas convenhamos, instalar maquina virtual pra fazer coisas básicas? Tenho mais do que fazer com meu tempo do que ficar lendo tutoriais de como “simular” coisas que o Windows faz, e a licença já está embutida no hardware como já disseram.

[/quote]
Na verdade me refiro a desenvolvimento mesmo. O que um desenvolvedor/arquiteto java ee precisa?
JDK, IDE, ferramentas para UML, CVS ou SVN etc.
Tudo isso existe no LInux e roda de forma superior ao windows.
No fim das contas o windows para mim fica como opção caseira para rodar jogos e outras coisas, nem mesmo videos eu preciso de windows pois já existe faz tempo Real Player pro Linux…

Eu preciso gosto de jogar jogos de qualidades é um lazer meu e eu não abro mão, e não me venha com essa de Wine ou Cedega pois ja instalei eles quando tinha linux e ele não faz milagres (70% dos jogos tem bug).

Falem mal do Windows, mas é ele que gera muito dinheiro diretamente ou indiretamente, mesmo para quem desenvolve em Java, quem é que vai utilizar os sistemas lá na ponta? Os usuários não estão nem aí com Linux, eles querem é fazer o trabalho rápido e curtir a vida, usuários de sistemas não se importam com essas coisas, pra eles isso é apenas uma ferramenta.