Tem este exercicio que peguei de um video do youtube.
Mas quando passei pro netbeans 5.0 deu 5 erros e nao estou conseguindo resolver
importjava.io.*;importjavax.swing.*;classaluno{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){floatprova1,prova2,prova3,media;prova1=float.parsefloat(JOptionPane.ShowInputDialog("digite a nota da prova1"));prova2=float.parsefloat(JOptionPane.ShowInputDialog("digite a nota da prova2"));prova3=float.parsefloat(JOptionPane.ShowInputDialog("digite a nota da prova3"));prova1+prova1*2/mediaprova2+prova2*2/mediaprova3+prova3*2/mediamedia=(prova1+prova2+prova3);if(media>=5)JOptionPane.ShowMessageDialog(null,"Aprovado com media "+media);elseJOptionPane.ShowMessageDialog(null,"Reprovado com media"+media);}}
os 5 erros estão.
prova1 = float.parsefloat(JOptionPane.ShowInputDialog(“digite a nota da prova1”));
prova2 = float.parsefloat(JOptionPane.ShowInputDialog(“digite a nota da prova2”));
prova3 = float.parsefloat(JOptionPane.ShowInputDialog(“digite a nota da prova3”));
Olá amigo. Cara dei uma olhada no teu código tem alguns erros de sintaxe.
Dei uma corrigida só não conferi se a lógica esta ok.
importjava.io.*;importjavax.swing.*;classParseFloat{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){Floatprova1,prova2,prova3;Floatmedia=0.0f;prova1=Float.parseFloat(JOptionPane.showInputDialog("digite a nota da prova1"));prova2=Float.parseFloat(JOptionPane.showInputDialog("digite a nota da prova2"));prova3=Float.parseFloat(JOptionPane.showInputDialog("digite a nota da prova3"));prova1=prova1+prova1*2/media;prova2=prova2+prova2*2/media;prova3=prova3+prova3*2/media;media=(prova1+prova2+prova3);if(media>=5)JOptionPane.showMessageDialog(null,"Aprovado com media "+media);elseJOptionPane.showMessageDialog(null,"Reprovado com media"+media);}}Flw.
Paulo_Faulstich
Esqueci de comentar uma coisa.
Você estava tentando chamar um método do tipo primitivo float você só consegue chamar da própria classe que é a Float.
tipo.
Float.parseFloat();
Qualquer duvida no código posta ai.
Abraço
M
metalmassacre2
Coloquei seu codigo amigo e nao adiantou não.
Ae deu certo ?
Paulo_Faulstich
Olá aqui deu sim cara.
O que deu de erro ai?
Flw.
M
metalmassacre2
Bom aqui copiei igual ao seu e deu 12 erros.
Float media = 0.0f; dessa parte para baixo deu tudo errado :shock:
maquiavelbona
Aqui compilou normalmente só que qualquer que seja o valor que eu coloque ele é aprovado com a média Infinity, por que será? Será que é porque você divide a nota de cada prova por 0?
Até!
Paulo_Faulstich
Bom a lógica eu não havia nem testado.
Vlw pela força.
metalmassacre2
Aqui compilou normalmente só que qualquer que seja o valor que eu coloque ele é aprovado com a média Infinity, por que será? Será que é porque você divide a nota de cada prova por 0?
Até!
Tu ta usando alguma ide? Quais os erros que aparecem?
Qual o java que você tem instalado na sua maquina?
Abraço.
M
metalmassacre2
Blz.
A ide que to usando é o Netbeans versão 5.0
e o
Java 2 SDK, SEv1.4.2_13.
Ae tem tambem o java kit 6 update.
etc.
Mas acho que o primeiro é o que vale :?
Luiz_Aguiar
Por favor coloque um título no seu tópico que tem sentido com sua dúvida.
Obrigado!
gilmarcand
metalmassacre2, você copiou o código postado ou reescreveu? Pode ser algum erro de digitação.
Sugiro a você fazer um “Copiar” “Colar” do código editado num boco de notas e salvar como “ParseFloat.java”. Compila na mão com javac ParseFloat.java e roda com o comando java ParseFloat. Tem que dar certo.
Obs.: Acredito também que a lógica não está certa mas isso não impede a compilação. A única coisa que pode atrapalhar é a a palavra “Flw” linha 27 do código que o Paulo Faulstich postou mas creio que você não deve ter copiado isso.