Precisando reaprender conceitos de programação JAVA em pouco tempo

7 respostas
D

Olá a todos, entre os anos de 2004 e 2006 fui um usuário frequente aqui do GUJ, no entanto depois disso minha vida profissional tomou outros rumos e acabei não me envolvendo mais com Java e consequentemente aqui com o fórum.

No entanto, agora surgiu uma nova oportunidade profissional e preciso reaprender alguns assuntos para participar de um processo seletivo.

Os assuntos abordados serão:

• Java desktop (utilizei entre 2004 e 2006, o básico)
  • Jsf (nunca estudei)
  • Spring (nunca estudei)
  • Hibernate (nunca estudei)
  • Ms sql (nunca utilizei)
  • Mvc (já uso o conceito diriamente em outra linguagem)
  • Css (já utilizado diariamente)
  • Programação orientada a objeto (já utilizo diariamente em outra linguagem)
  • Jquery (já utilizo diariamente)

Hoje meus maiores problemas são os assuntos relacionados a Java (Java Desktop, JSF, Spring, Hibernate) e também o banco de dados MSSQL.

Peço então um auxilio dos programadores aqui do fórum, para me indicar documentações a respeitos dos temas relacionados a Java, mas que sejam objetivos e que possa aprender o básico e essencial para “se virar” em pouco tempo.

Sei que o melhor é a experiência diária para se dar bem em processos seletivos, mas , estou disposto a me dedicar a isto para aprender, até porque também sou programador.

Obrigado!

7 Respostas

Rodrigo_Sasaki

Sugiro que comece pela base. Como parece que é focado em web, julgando pelos frameworks citados, sugiro que leia a apostila FJ-21 da Caelum.

É gratuita, e tem um foco em Servlets e JSP, que é a base do desenvolvimento Java Web.

drsmachado

Camarada, sinceramente, te digo que o mais adequado é ser sincero.
Esses conceitos não se aprendem da noite para o dia. Levam tempo e, te digo, se precisa de uma semana para a outra, vai ser muito complicado.

Aliás, cada um destes que você listou possui vasta documentação em seus respectivos sites.

A

drsmachado:
Camarada, sinceramente, te digo que o mais adequado é ser sincero.
Esses conceitos não se aprendem da noite para o dia. Levam tempo e, te digo, se precisa de uma semana para a outra, vai ser muito complicado.

Aliás, cada um destes que você listou possui vasta documentação em seus respectivos sites.

Acho que você tem razão, mas por outro lado acredito que seja possível “correr atrás do prejuízo”. Como ele mencionou, ele é um programador, com experiência em OO, e com isso acho que vale a pena tentar. Ademais, se não tiver sucesso neste processo, pode aproveitar a oportunidade para continuar o aprendizado e estar mais preparado para uma próxima oportunidade.

drsmachado

Sim, mas apenas conhecer os conceitos de OO é diferente de conseguir definir um bom escopo e configurar adequadamente o mapeamento de beans e de entities com spring e hibernate.
Ele precisa ler a documentação, senão, não terá informação sólida.
Claro, pode até começar lendo as apostilas da caelum e k19, mas, mesmo isso, levará umas boas 2 a 3 semanas. Será que ele possui este tempo? Será que consegue mesclar isso e trabalho, por exemplo?

D

Agradeço os retorno e continuo aguardando mais se possível.

Então, realmente não tenho muito tempo, somente 1 semana. E sei que é impossível aprender tudo isso em 1 semana, mas a idéia, é ter referência de documentos que sejam mais objetivos, para que eu possa ficar focado e tentar obter o maior número de informações possíveis.

Obrigado novamente.

ErickRAR

Já que precisa ser rápido, acho que seguir um tutorial de CRUD para JSF e Hibernate já ajuda bastante. Aprender a fundo e como realmente funciona, não dá, mas saberá fazer o básico. O resto é só exercícios e criatividade. :smiley:

Hebert_Coelho

ErickRAR:
Já que precisa ser rápido, acho que seguir um tutorial de CRUD para JSF e Hibernate já ajuda bastante. Aprender a fundo e como realmente funciona, não dá, mas saberá fazer o básico. O resto é só exercícios e criatividade. :smiley:
Opa! Aqui tem um com o código fonte para fazer download! http://uaihebert.com/?p=1414 Cof cof cof…

Criado 22 de junho de 2012
Ultima resposta 23 de jun. de 2012
Respostas 7
Participantes 6