Preciso começar

Estou precisando aprender Java e procurei alguns cursos pra fazer. Os valores são muito alto.
Queria saber se alguém tem disponibilidade de tempo pra dar um curso, começando do ´fundamental. Nunca trabalhei com Java. Hoje, trabalho com Delphi 5.
Senão, me indique algum material simples ou uma escola boa e barata (acho difícil, né?).

Muito obrigada.

Jussara:

Antes de mais nada, seja bem vinda a nossa humilde fraternidade. Quanto a cursos, talvez seja interessante estudar por conta própria, através de livros e de tutoriais que você pode adquirir pela internet (neste mesmo site, por exemplo). É o que muito de nós fizeram (e ainda fezem). Assim, não terá que gastar uma fortuna em cursos uqe podem nem sempre corresponder a nossas expectativas.

Espero ter ajudado,

Obrigada pelas boas vindas!!!
Sabe qual o meu problema?! Não sou auto didática. Tenho que ter uma introdução do assunto, depois sim, eu me viro com livros, internet e principalmente fóruns. É um defeito grande, eu sei… Mas sabe aquele pontapé inicial? Esse eu preciso de ajuda…

Um abraço.

Jussara:

O problema com a maioria dos cursos é que eles são caros, muito caros. Onde você mora? Aqui em São Paulo tem os cursos oferecidos pela própria Sun (que é bom), a Impacta (este não sei como é), e outras escolas.

Grato,

Estou morando em São Paulo agora. Já verifiquei nesses lugares… Não tem condições mesmo…
Queria outras alternativas, mais baratas, é claro… Se souber?!

Jussara.
jmc.jmc@terra.com.br

Jussara:

descobri este curso no IME na USP. Os preços parecem ser relativamente baratos. Espero que sirva.

Vc pode começar pelos livros

- Java - Como programar   3ª e 4ª edição
   Autores : H.M.Deitel
                  P.J.Deitel

- Core Java 2  Vol 1 e 2
   Autores : Cay S. Horstmann
                 Gary Cornell

Estes livros são os melhores em português, outras boas literaturas sobre JAVA somente em inglês.
 Eu digo por mim, tudo o que sei de JAVA saiu destes livros, consultando a API, tirando muitas  mas muitas dúvidas aqui no GUJ, lendo os tutoriais daqui do GUJ e lendo artigos e tutoriais indicados pelo pessoal que frequentam o GUJ.
Basicamente é isso, acho que vc não precisa muito mais que isso, de resto é só praticar bastante e as dúvidas que forem surgindo vc pode postar aki que a gente te ajuda no que puder.

Gostaria de recomendar também dois outros livros que consideros essenciais para qualquer programador:

• The Practice Of Programming (A Prática da Programação), Rob Pike e Brian Kernighan, é uma leitura orbigatória pq não ensina a programar em uma linguagem, ensina a escrever código limpo, testar e depurar programas e estruturas de dados de forma eficiente, assuntos muito esquecidos por outras literaturas. Geralmente eu leio esse livro de novo a cada 6 meses, pra ter certeza de que eu não estou ficando louco :slight_smile:

• Effective Java, do Joshua Bloch, que é um pouco difícil de digerir pra quem ainda está começando, mas dá uma visão excepcional da arquitetura do Java e dá uma porção de dicas muito boas. Serve como um bom livro de referência para aqueles detalhes que a gente sempre esquece, também.

[]'s e bom estudo,
-cv

Boas vindas Jussara! :smiley:

Também estou começando Java a pouco tempo - uns 3 meses - e também venho do Delphi.

Java é uma linguagem fantástica e optei por estudar através de livros e pedir ajuda através dos amigos aqui do GUJ. O pessoal daqui é muito gente boa e ajuda pra caramba.

Como disseram, o “Java - Como programar” é um excelente livro, meus estudos começaram com ele.

No mais, no que eu poder ajudar e com certeza todo o pessoal daqui pode te dizer a mesma coisa.

Boa sorte.