Preciso convencer meu chefe a usar JAVA em vez de .NET
82 respostas
P
pelegrini
E ai galera estou precisando de uma ajuda de vocês, estamos migrando os sistemas na empresa e preciso de mais argumentos para convencer meu chefe a usar JAVA.
Nos usamos mais aplicativos stand-alone, hj feito em VB6 que poderia ser migrado para swing, gostaria de saber como seria a flexibilidade de java em relação ao .net, e também queria saber sobre a produtividade com java.
Gostaria que dessem suas opiniões para eu poder ter mais argumentos e fazer a gente usar Java !!!
Existe algum programa em Java como o Source-Safe no VB onde podemos controlar as pessoas que estão alterando as classes e tudo mais?
Sem querer soar como mal educado, mas se você não tem argumentos suficientes para convencer, só posso pensar em tres possibilidades:
Primeira: seu chefe tem razão e argumentos melhores que o seu E .not é o que realmente vocês precisam.
Segunda: você não conhece java o suficiente para analisar se ele serve ou não para o teu projeto e, portanto, não conseguirá convencer seu chefe. Então qual o motivo de querer utilizar Java?
Terceira: você manja muito de Java, mas não sabe dialogar ou seu patrao é cabeça dura. Neste caso não vale a pena perder tempo, caminhe junto com o rebanho ou mude de emprego.
Quanto a controle de versão, existem várias ferramentas free para controle de versão e que não precisam necessariamente serem usadas com java. Procure por subversion no google
P
pelegrini
Estamos avaliando ainda qual tecnologia usar, mas acho que a segunda possibiladade é a que mais se encaixa no meu perfil.
Realmente não sou um guru em java, ja fiz algumas aplicações mas nada muito complexo, e realmente estou tendo dificuldades em analisar qual platafarma é mais adequada para o projeto(um dos motivos que recorri ao fórum), o motivo de eu querer utilizar java, ai vao alguns;
1° FREE
2° Gosto muito do JAVA e vou ter uma oportunidade de trabalhar e aprender mais sobre a tecnologia com os profissionais que vamos contratar para o projeto.
fenrir
Será que seu chefe não está pensando no que é melhor para o projeto, e você no que é melhor para você mesmo?
Eu acredito que seu chefe esteja certo em pensar no que é melhor para o projeto. O fato de você poder fazer algo em Java e em .Net, não significa necessariamente que deva ser feito em Java. A linguagem a ser usada deve ser aquela que dê menos trabalho para fazer e manter (e consequentemente menor custo homem/hora ao final dele).
Thiagosc
A única vantagem “matadora” que eu consigo imaginar é a capacidade de rodar a aplicação em SOs diferentes, MAS se o seu chefe tem a certeza absoluta de que JAMAIS precisará disso então a vantagem do Java talvez não seja tão importante.
Fora isso, as diferenças das duas serão apenas detalhes técnicos, às vezes melhor aqui, pior ali, mas nada muito que possa ser usado.
Eu diria o seguinte:
capacidade de rodar em outros SOs;
garantia de compatibilidade, ou seja, você não precisará reescrever a aplicação a cada nova versão do Java e nem recomprar o seu IDE a cada 2 anos;
coisas como o WebStart para facilitar a distribuição;
talvez a comunidade criada em volta do Java, que em matéria de software opensource é muito interessante, e pode poupar muito tempo;
usar a mesma base de conhecimento adquirido para produzir produtos enterprise, desktop comum ou mobile bastando aprender a parte específica de cada ambiente;
Boa sorte, na sua argumentação e deixe-nos saber depois o que ficou decidido.
garantia de compatibilidade, ou seja, você não precisará reescrever a aplicação a cada nova versão do Java e nem recomprar o seu IDE a cada 2 anos;
-
O update do .NET é baratissimo para membros do msdn, e é compativel com projetos antigos.
Thiagosc:
coisas como o WebStart para facilitar a distribuição; -
.NET tem sistema de distribuição e é mais facil que JWS.
Na boa, não vejo grande diferença na balança java/.net. VB.NET é horrivel, mas foi colocado lá para nao ser usado. A comparacao é dificil. Diferenças gritantes:
.NET é violentamente mais rapido que java
Java tem MUITO mais ferramentas de qualidade desenvolvidas pela comunidade, de graça.
Rafael_Steil
A expressao “.NET é violentamente mais rapido que java” nao diz coisa alguma em relacao a plataforma - ok, aplicacoes win32 em .NET sao melhores, em termos que performance, que Java, quando programas por pessoas no mesmo nivel tecnico -, mas, por favor, nao usem a mensagem anterior como pretexto para qualquer mudanca de foco na discussao deste topico.
Rafael
ps: jmp: essa eh uma sugestao global, nao tome-a como pessoal
Thiagosc
jmp:
Diferenças gritantes:
Hahahaha, conta outra.
Rafael_Steil
Thiagosc:
jmp:
Diferenças gritantes:
Hahahaha, conta outra.
Por favor, vamos nos manter focados no topico.
Rafael
jmp
O intellij IDEA é um bom motivo. NetBeans tambem.
Eclipse eu nao gosto de recomendar, tem gente que demora demais para se adaptar
cv1
O ReSharper tambem eh um bom motivo
velo
O preço do visual studio?
VELO
Pedrosa
Eu apontaria algumas vantagens:
1 Mais de 50 opções de frameworks web
2 Portabilidade
3 Comunidade mais forte no Brasil
4 Melhor para dar manutenção
5 Recursos da linguagem Java
6 Menor custo de ambiente, pode usar o Tomcat, Eclipse grátis.
…
Rafael_Steil
velo:
O preço do visual studio?
VELO
Nao necessariamente. Voce pode desenvolver normalmente com as versoes “Express” - as quais sao free.
Rafael
R
Roger1
Rafael Steil:
Voce pode desenvolver normalmente com as versoes “Express” - as quais sao free.
Rafael
A verdadeira vantagem está no Studio, essas versões “Express” só servem pra “viciar” estudantes inocentes … e consegui cadastro pra spam da microsoft. Alguém já trabalhou (de verdade, trampo mesmo) com Express ?!?
cv1
No mundinho .NET tambem tem varias opcoes de frameworks web. Nao eh soh ASP.NET com WebForms, tem todo o escambau de Spring.NET e NHibernate, tambem.
Mono?
Ok, ponto.
Pq? Tem alguma coisa no .NET que o torna intrinsecamente mais dificil de manter?
Quais? O que tem na linguagem Java que nao tem em C#?
Linux, Apache, Gnome, Mono e Emacs?
amilhoranza
É pessoal, sinto informar aos apaixonados que .Net não perde em nada pra java.
As duas “ferramentas” são ótimas, mesmo porque o C# foi fortemente baseado no java, senão copiado.
Por um lado é bom haver concorrência, assim é estimulada a melhora dos serviços.
Abraços.
J
juzepeleteiro
No mundinho .NET tambem tem varias opcoes de frameworks web. Nao eh soh ASP.NET com WebForms, tem todo o escambau de Spring.NET e NHibernate, tambem.
Se não fosse o .NET o Java até hoje não teria Generics e Annotations (dentre outras coisas)…
Ah, sem esquecer do fato que o .NET vai ter Ruby (assim como já tem Python e um par de outras linguagens de script), e em uma implementação official.
(Tah, o Java vai ter o JRuby e o Groovy … mas não é 100% ainda, o bytecode java não ajuda muito, mas isso vai mudar)
R
Roger1
Não sei se acontece só aqui no trampo mas se eu perguntar se alguem conhece Spring .NET e NHibernate ninguem não faz nem idéia pra que serve isso! Olha que aqui tem mais de 20 programadores.
Até hoje quando explico pra alguem aqui pra que serve e/ou o que faz o Hibernate eles ficam louco !
Geralmente pessoal de .Net (puro) só conhece solução microsoft mesmo, além do mais aqui não tem incentivo nenhum pra usar soluções open … caso saia um “NHibernate4Office” que vai obrigar o cliente a comprar a última versão do Office junto, aí a coisa muda.
Espero que esteja enganado!
Leozin
.net é tão bom quanto java
conheça a fundo ambos e tire suas conclusões antes de querer mudar de .net pra java assim “porque eu quero”.
e o asp.net tem algumas coisas legais pra ser usados junto, tais como aqueles componentes do Infragistics, que são bem interessantes
mas uma coisa que eu te aconselharia e poderia dar certo: NÃO USE VB E SIM C#. Pronto! Já que java é meio remota a possibilidade, use c# que eu garanto: é bem legal também
uma das coisas que eu noto de diferente é:
java precisa de mais conhecimento e dedicação do que qualquer .net, por fatores como o número de frameworks disponíveis.
mas ao mesmo tempo, java tem um “mundo maior” a explorar, ou seja, você pode fazer mais coisas
organização do java: alguém já conseguiu fazer MVC com asp.net ou winforms? Se tem uma coisa que eu odeio é ver tudo quanto é código de acesso a banco de dados etc misturado, isso dá raiva
eu vejo java como algo mais “puro” e de qualidade, mais “crú” (por isso que você tem que estudar um pouco mais pra fazer algumas coisas), já no .net o visual studio faz muita coisa que eu nem vejo!
comunidade do java é bem ativa e forte
java é free
ah e win32 forms não são muito mais rápidos não do que um swt da vida, mas pra desenvolvimento SIM é mais rápido, mas se existe um programador java experiente, faz tão rápido quanto
entre outros fatores
mas não crucifique o .net se você não vê necessidade de usar java. Se vocês forem usar .net só pra fazer aplicações Win32 e o teu chefe não se importar em arcar com as consequências financeiras de implementar um Visual Studio da vida + SQL Server (caso tu use) não tem porque utilizar java pra desenvolver
Leozin
Roger–:
cv:
Não sei se acontece só aqui no trampo mas se eu perguntar se alguem conhece Spring .NET e NHibernate ninguem não faz nem idéia pra que serve isso! Olha que aqui tem mais de 20 programadores.
Até hoje quando explico pra alguem aqui pra que serve e/ou o que faz o Hibernate eles ficam louco !
Geralmente pessoal de .Net (puro) só conhece solução microsoft mesmo, além do mais aqui não tem incentivo nenhum pra usar soluções open … caso saia um “NHibernate4Office” que vai obrigar o cliente a comprar a última versão do Office junto, aí a coisa muda.
Espero que esteja enganado!
Sim infelizmente é assim =/
Caras que nasceram utilizando o .net, poquíssimos tem noção de orientação a objetos/generics e uso de frameworks. Pra eles, ou é a tia micro$oft ou não existe nada no mercado que possa resolver o problema deles
e muitos também tão nem ae se querem aprender spring ou hibernate. Ter a microsoft como amigo significa que quando sair algo foda eles terão, então pra que estudar? lol lol
P
pelegrini
E ai galera,
Putz !!!
Achei o máximo a opinião de vcs !!!
Parabéns a todos vcs que opinaram, tirei o maximo de proveito das informações para falar com o meu “CHEFE”.
E depois de todas opiniões postadas decidimos que para o negócio da empresa será melhor usar o .NET, talvez mais para frente faremos alguma coisa para celular em java, mas por enquanto vai ser .NET mesmo.
Mais uma vez agradeço a todos sem exceção, pelas opiniões e criticas sobre esse assunto que ainda vai dar muito o q falar JAVA x .NET.
VALEU !!!
Thiagosc
Mono?
Não. Mono não é uma implementação 100% compatível com o .Net da Microsoft e sempre estará atrasado em relação às features e bibliotecas. Se houvesse uma perspectiva de se tornar compatível eu até concordaria, mas a probabilidade disso acontecer é nula, tanto por questão de $$ quanto de “detalhes não padronizados”.
Isso por si só já acaba com o argumento da “portabilidade”. E eu nem mencionei confiabilidade, performance, possíveis problemas legais (patentes da MS), etc.
Eu também uso o Linux com Gnome e nunca vi uma uma aplicação sequer que usasse o Mono.
cv:
Linux, Apache, Gnome, Mono e Emacs?
Você consegue imaginar desenvolvedores VB usando Emacs? Pois é, nem eu.
Java ganha fácil se o que a pessoa quer é desenvolver sistemas em várias plataformas com as várias IDEs que possui.
J
juzepeleteiro
O C# é uma linguagem padronizada pelo ECMA (o mesmo org do JavaScript). Não pertence a MS.
A MS apoia o projeto Mono.
Mas nunca o .NET será “write once…”, ele na verdade não quer nem ser.
Várias aplicações do gnome são implementadas utilizando o Mono hoje – inclusive o próprio deskbar deles --, e o plano é que todo o gnome (não o kernel dele, eu acho) seja desenvolvido utilizando o Mono.
Um comentário: Escolher uma linguagem por que têm IDE grátis é o cumulo. O que tem que ser medido é custo/beneficio das ferramentas, e não se são grátis ou não. Para muitas pessoas o IntelliJ é bem mais barato que o Eclipse… e assim por diante.
Thiagosc
juzepeleteiro:
O C# é uma linguagem padronizada pelo ECMA (o mesmo org do JavaScript). Não pertence a MS.
Duas coisas:
nós não usamos apenas a linguagem. A linguagem é uma das muitas ferramentas de que precisamos para desenvolver software, e TUDO deve ser pesado na hora de se escolher um ambiente para se desenvolver produtos;
o assunto do tópico, se você prestar atenção, era sobre portabilidade e o Mono foi citado como alternativa. Logo como você mesmo admitiu que nunca será “write once…” então presumo que você concorda com o que eu disse;
juzepeleteiro:
Várias aplicações do gnome são implementadas utilizando o Mono hoje – inclusive o próprio deskbar deles --, e o plano é que todo o gnome (não o kernel dele, eu acho) seja desenvolvido utilizando o Mono.
O deskbar foi feito em Python, e nenhuma dessas aplicações faz parte do core do Gnome, com a exceção do Beagle que é opcional justamente pela polêmica.
J
juzepeleteiro
Thiagosc:
juzepeleteiro:
Duas coisas:
nós não usamos apenas a linguagem. A linguagem é uma das muitas ferramentas de que precisamos para desenvolver software, e TUDO deve ser pesado na hora de se escolher um ambiente para se desenvolver produtos;
o assunto do tópico, se você prestar atenção, era sobre portabilidade e o Mono foi citado como alternativa. Logo como você mesmo admitiu que nunca será “write once…” então presumo que você concorda com o que eu disse;
Eu sei, boa parte da API existem nos dois, mas não 100%. E sim, eu concordo com você que não é 100% portável. E nem é para se, esse é o ponto. Portabilidade têm seu preço, e o .NET/Mono não quer pagar.
Thiago, na boa, isso é uma conversa e eu só estava completando algumas coisas e dizendo outras… novamente, não é uma briga para ver quem tem a razão. E uma conversa para todos aprendermos um pouquinho.
Thiagosc:
juzepeleteiro:
O deskbar foi feito em Python, e nenhuma dessas aplicações faz parte do core do Gnome, com a exceção do Beagle que é opcional justamente pela polêmica.
Se fazem parte ou não do core eu não sei… mas eu já vi várias aplicações feitas em Momo e o Momo foi criado para ser a futura plataforma de desenvolvimento do Gnome. Pelo menos na epoca da criação era o que o mexicano que não lembro nome do Gnome disse.
Eu achava que era Phyton rodando no Mono, Python é uma das linguagems do .Net/Mono…
As vezes nesses topics as pessoas esquecem que uma licença de uma boa ferramente de desenvolvimento custa menos que o salário de um mês de um desenvolvedor júnior.
A verdadeira vantagem está no Studio, essas versões “Express” só servem pra “viciar” estudantes inocentes … e consegui cadastro pra spam da microsoft. Alguém já trabalhou (de verdade, trampo mesmo) com Express ?!?
Nao vejo diferencas que comprometam de forma alguma. O Express eh excelente, para tudo o que sempre precisei - e, sim, conheco muito bem o vs.net, desde a versao 2003.
Rafael
xdraculax
Rapaz… o problema é que as pessoas não sabem deixar suas paixões de lado e fazer a melhor escolha.
Escolher Java ou .NET é uma questão de contexto.
Veja…
Se você chega em uma empresa que usa 50 terminais com Windows, todos originais, e um ou dois servidores também Windows;
você vai usar Java só porque você estudou Java na faculdade e tem experiência com a linguagem?
Você fez a melhor escolha pra você, e não para o cliente.
O mesmo pode aconte ser você vai produzir um sistema para um cliente que só possui Linux em sua empresa, e prega política de Open Source, mas você quer usar .NET porque é mais produtivo ou possui ferramentas melhors; e por isso você tem que colocar Windows em tudo? Vale a pena?
O custo com comprar licenças Windows é menor que o custo de desenvolver um software em Java?
Melhor ainda, agrada e trás o melhor a curto, médio e longo prazo para o Cliente?
Não é uma decisão fácil, e sinceramente, é mais difícil ainda para um programador responder a pergunta; dificilmente ele vai se abstrair de suas habilidades e pensar no que realmente é melhor no contexto.
A portabilidade do Java só tem vantagem quando o sistema precisa ser portável! Parece besta, mas tem gente que não pensa nisso.
A gratuidade pode se diluir no custo mais elevado de desenvolvimento.
A infinidade de frameworks tem seu preço. Um desenvolvedor experiente, quando entra em uma empresa pode ter que entrar quase como um desenvolvedor junior, pois dificilmente empresas diferentes usam os mesmos frameworks (com exceção dos mais conhecidos). Ou seja, falta padronização.
.NET é produtivo? Sim! Mas se você precisar do sistema em outra plataforma? Vai fazer outro software?
O custo tanto do lado do cliente, quando do seu lado como desenvolvedor, compensa?
Pense no futuro, em uma possível expansão (mas pense dentro dos limites das possibilidades) irá demandar novas licenças, cada vez mais? Isso não é muito difícil, pense em uma aplicação em um desktop, e depois em uma separação do banco para um servidor, aplicação em outro servidor, vários clientes… e ai? Explicar pro cliente que AGORA você tem que comprar isso, agora comprar aquilo, é uma missão difícil.
Resumindo, é preciso pesar as coisas
J
juliocbq
O projeto é estável e o custo de manutenção é adequado?
Se for, não vejo motivos para mudar.
sergiotaborda
xdraculax:
Rapaz… o problema é que as pessoas não sabem deixar suas paixões de lado e fazer a melhor escolha.
Veja…
Se você chega em uma empresa que usa 50 terminais com Windows, todos originais, e um ou dois servidores também Windows;
você vai usar Java só porque você estudou Java na faculdade e tem experiência com a linguagem?
Obviamente. Caso contrário vc estará usando o projeto para fazer experiencias à conta do dinheiro do cliente.
Se vc é honesto vc usa a lignaugem que vc domina a menos que o cliente exija uma certa linguagem.
Bem pelo contrário. Eu protegi o cliente de gastar rios de dinheiro num troço que eu nem sei completar.
(…)
Resumindo, é preciso pesar as coisas :)
sim , realmente é preciso pesar as coisas.
.NET = para sempre atrelado à vontade da microsoft.
Java = para sempre atrelado à vontade de ninguém.
Marcio_Nogueira
Acho que no seu caso o .net atende melhor as necessidades de sua empresa, tendo em vista que desenvolver a mesma aplicação utilizando swing é algo que demanda muito mais tempo. Como o aplicativo que você descreveu foi feito em VB6.0, a tendência natural seria optar pelo VB.Net.
um abraço, tudo de bom.
bandrade
O tópico é de 2006… provavelmente agora ele já faz tudo web e nem tem mais desse problema… rsrs
xdraculax
Não vejo as coisas dessa forma…
Chega pra um empresário e diz isso pra ele. “Vou fazer em Java/.NET porque eu domino.”
Se você é honesto você escolhe o que melhor se adequa ao cliente, e não a você meu caro.
Você gosta de Java? Use quando for adequado. Se não for, use .NET, se não sabe usar, delegue a alguém que saiba.
Mas dizer que é melhor escolher porque você domina, deixa um pouco a desejar.
Graças a arquitetura WEb realmente isso não faz muita diferença pra ele.
O problema é a filosofia de que “o que eu sei é o melhor”.
J
juliocbq
Se estiver estável, não mexa.
J
juliocbq
sergiotaborda:
xdraculax:
Veja…
Obviamente. Caso contrário vc estará usando o projeto para fazer experiencias à conta do dinheiro do cliente.
Se vc é honesto vc usa a lignaugem que vc domina a menos que o cliente exija uma certa linguagem.
Bem pelo contrário. Eu protegi o cliente de gastar rios de dinheiro num troço que eu nem sei completar.
(…)
Resumindo, é preciso pesar as coisas :)
sim , realmente é preciso pesar as coisas.
.NET = para sempre atrelado à vontade da microsoft.
Java = para sempre atrelado à vontade de ninguém.
Se eu te pedisse um dvr, você faria em java?
xdraculax
Óbvio que sim ^^.
Ou então vc manda o cliente montar um PC e usar .NET pra fazer um player - haiuheiahuehiahiue
Foi até interessante sua questão.
Supondo que você só conhece .NET… se o seu cliente pedisse pra fazer o DVR, você diria o que?
E outro cliente lhe pede um software para, digamos, um Mobile, com acesso a Web Service, criptografia dessa comunicação, impressão por bluetooth, e utilização do GPS.
Qual seria a sua solução para tais problemas? Vai usar Java no Mobile?
xdraculax
marcosalex:
Será que o cara não viu que é um tópico antigo e ficou respondendo?
A empresa onde trabalhei preferiram o .NET quando optaram por sair do Delphi. Depois de ter de redesenvolver o programa do .NET 1.1 pro 2.0 e ter de fazer uma bruta reengenharia pro 3.0, verem que o Mono não é o que pregam e que perderam as esperanças de compatibilidade e ainda por cima o programa não consegue escalar no nível que eles precisam nem mesmo com a ajuda de engenheiros da MS, eles optaram pelo Java.
Se tivessem me ouvido há uns anos atrás, estariam muito mais adiantados. hehehhe
Ai onde mora o problema, não sabiam “para onde” sua aplicação iria…
Porque usaram .NET? Que argumentos foram utilizados para fazer essa escolha?
Quem fez, fez errado; isso condena a tecnologia?
Projetos fracaçados tem como culpa as tecnologias?
sergiotaborda
xdraculax:
Chega pra um empresário e diz isso pra ele. “Vou fazer em Java/.NET porque eu domino.”
Não. Eu pergunto se ele tem preferencia. Se tem eu deixo isso como requisito. Se depois de descobre que a
plataforma escolhida não atende ele é inquirido sobre se quer mudar. Todas as decisões são dele.
Agora, se ele diz que não tem preferencia , então são os requisitos que mandam.
Em um cenário onde vc pode escolher, e ambas permitem os mesmos requisitos, vc deve usar a que mais domina.
Se alguma delas não pode ser usada devido a algum requisitos, já não existe escolha!
Num cenário onde ambas podem ser usada , vc usa a que vc domina. Se vc domina os dois igualmente então cabe uma avaliação de qual plataforma é mais flexivel para futuras manutenções. Devido ao problema de retro compatibilidade do .NET java é uma melhor aposta.
No caso geral - se vc não souber nada sobre a aplicação Java é uma melhor opção a maioria das vezes.
Não existe nenhuma vantagem tecnica ou economica em usar .NET , mas existem várias desvantagens.
Mas veja bem, se quer escolher .NET não é problema meu. Vá em frente. Quando der com os burros na água não venha chorar.
xdraculax
sergiotaborda:
xdraculax:
Não. Eu pergunto se ele tem preferencia. Se tem eu deixo isso como requisito. Se depois de descobre que a
plataforma escolhida não atende ele é inquirido sobre se quer mudar. Todas as decisões são dele.
Agora, se ele diz que não tem preferencia , então são os requisitos que mandam.
Em um cenário onde vc pode escolher, e ambas permitem os mesmos requisitos, vc deve usar a que mais domina.
Se alguma delas não pode ser usada devido a algum requisitos, já não existe escolha!
Num cenário onde ambas podem ser usada , vc usa a que vc domina. Se vc domina os dois igualmente então cabe uma avaliação de qual plataforma é mais flexivel para futuras manutenções. Devido ao problema de retro compatibilidade do .NET java é uma melhor aposta.
Concordo perfeitamente meu amigo!
Se não é um requisito, bom, use o que você domina, ótimo pra você e pro cliente.
Como eu disse, tudo depende do contexto
J
juliocbq
xdraculax:
Óbvio que sim ^^.
Ou então vc manda o cliente montar um PC e usar .NET pra fazer um player - haiuheiahuehiahiue
Foi até interessante sua questão.
Supondo que você só conhece .NET… se o seu cliente pedisse pra fazer o DVR, você diria o que?
E outro cliente lhe pede um software para, digamos, um Mobile, com acesso a Web Service, criptografia dessa comunicação, impressão por bluetooth, e utilização do GPS.
Qual seria a sua solução para tais problemas? Vai usar Java no Mobile?
faria, porque para isso ele serve muito bem, porque está atrelado ao kernel do windows, e o java para isso não serve. O que eu quero dizer é que, como marcosalex citou, é preciso pesar muito bem a escolha. E mexer em um software estável, simplesmente por experiência, é arriscado.
J
juliocbq
detalhe…se o dvr sair vc fica rico. Não existe no mercado(Pode pesquisar).
lina
Oi,
Tópico novo esse eim =P
Segue a minha visão (Pq utilizar JAVA):
:arrow:Custo
Java é FREE, Editores (IDE) gratuitos, Servidores de aplicação Gratuitos.
:arrow: Arquitetura
Orientado a Objeto, Multi Threads… entre outros…
:arrow: Portabilidade
Poderia ficar o dia inteiro falando disso: O Mesmo código roda em diversas plataformas operacionais
:arrow: Padronização
Não segue apenas uma definição prioritária
:arrow: Reusabilidade
Muito simples de criar aplicações “componentizadas” (OO)
:arrow: Liberdade de Escolha
Vários fabricantes fornecem ferramentas, servidores
de aplicação, bibliotecas e tudo mais…
:arrow: Facil Suporte
A comunidade java HOJE é muito extensa hoje, com exemplo o próprio GUJ.
O que foi supracitado é apenas 1 parte das opniões +)
Tchauzin!
Link_pg
Java tem a plataforma, que convenhamos é sensacional (não que a .NET não seja boa), além de muito popular (vide as n linguagens hype surgindo para a JVM).
Java tem a comunidade forte, totalmente ativa e colaborativa (algo parecido com o Corinthians: não é um time que tem uma torcida, mas sim uma torcida que tem um time aheuhaeuhaeuaheuaehu).
Sobre as IDEs, eu (falando como um desenvolvedor que trabalha com .NET) não gosto do VS. Ele não possui muitos recursos simples que eu utilizo no Eclipse / NetBeans, além de não trabalhar muito bem com controle de versão (muuuuuitos paus no SS). Se é melhor ou pior eu já não sei, mas sou muito mais produtivo com as IDEs Java. A linguagem em si (C#) possui recursos que o Java há um tempo veio implementando (enums, generics, annotations, auto boxing/unboxing) e alguns outros que talvez venham no Java 7 (using, closures/delegates). Isso é natural, pois a linguagem é bem mais nova (deu um tapa em muitas deficiências do Java) e a MS caga pra compatibilidade com versões anteriores. Como já disseram, se não tem argumentos suficientes, não sei se vale a pena insistir na mudança - claro que se for do jeito que você gosta, você trabalhará muito mais motivado, e consequentemente renderá mais. Qual é a opinião do resto da equipe? Se a sua equipe for mais produtiva com Java, a escolha será um pouco mais simples. Uma vez ouvi algo que considero como verdade quase absoluta: “a melhor linguagem pra programar é a que eu manjo, pois vou ser muito mais produtivo usando ela do que usando a que o ‘mercado’ acha melhor”.
xdraculax
:arrow:Custo
É, ponto pro Java, mas como eu disse, isso pode se diluir no tempo de desenvolvimento, e desenvolvedores que ganham mais.
:arrow: Arquitetura
???
A plataforma .NET em si é uma cópia do framework Java. Isso não é vantagen nenhuma. Tudo que tiver no Java, vai ter lá no .NET, e melhor, pois o .NET foi feito depois do Java, logo, a Microsoft aproveitou pra fazer algumas melhorias!
:arrow: Portabilidade
O mesmo que falei anteriormente… seu aplicativo precisa ser portável?
:arrow: Padronização
Onde fica esses padrões?? Cada framework segue a filosofia de quem produziu, usando padrões de projeto, ou não.
:arrow: Reusabilidade
Vixe, leve a mal não mas de componente a Microsoft dá de goleada no Java, tudo no ASP.NET é componente, inclusive, o JSF que agora tá ganhando do Struts, usa exatamente a mesma arquitetura componentizada + eventos que a Microsoft vem usando no ASP.NET desde 2.0, e todo mundo diz que é melhor, que é bom…
:arrow: Liberdade de Escolha
Vários fabricantes fornecem ferramentas, servidores
de aplicação, bibliotecas e tudo mais…
Isso realmente faz diferença, a comunidade é muito forte, isso incentiva as pessoas a abrirem o que produzem para que outras pessoas melhorem, utilizem, e promove muito reuso. Isso talvez a Microsoft nunca vai obter, já que sua visão de captalismo é nitida e isso não incentiva ninguém a fazer nada que outras pessoas posssam reutilizar; muito pelo contrário, fica todo mundo como aquele menino que lancha escondido na escola. Mas nem adianta criticar essa visão capitalista da Microsoft, alguém aqui trabalha por esporte?
:arrow: Facil Suporte
MSDN? Você conhece?
Quanto ao colega lá que disse que escolher .NET é dar com os burros n’agua?
Conheço algumas empresas que trabalham exclusivamente com .NET, e não tiveram necessidade de mudar para Java em nenhum projeto, isso que você falou não tem fundamento algum cidadão.
O problema é questão do PRÉ-conceito.
Eu trabalho com Java a algum tempo, conheci bastante o .NET também. Quando aparecer alguém programando em outra coisa ai dizendo que Java é um lixo?
Isso é muito complicado, como eu disse, a filosofia da maioria das pessoas é: “o melhor é o que eu sei.”
Há, só pra não gerar dor no coração de ninguém… eu não estou criticando Java…
O preconceito, que eu vejo é que não tem fundamento.
Felagund
Pra mim so existe um bom motivo pra usar Java.
Quando o java muda de versão vc não precisa reescrever todo o seu sistema para migrar para uma nova versão, por que as classes, componentes que vc utilizada antes deixaram de existir.
Vide .NET 2.0 e .NET 3.0
São praticamente duas coisas completamente diferentes. Você possuia DataGrid no 2.0 e no 3 ele simplesmente sumiu, virou GridView. e algumas configuração sumiram, outras apareceram. e no final das contas e mais facil reescrever o seu sistema .NET 2.0 em .NET 3.0, e quando vc terminar sai o .NET 3.5, e sumiu mais um monte de coisa, e um monte de coisa nova apareceu.
Resumindo, vc vai passar mais tempo reescrevendo do que criando. Pra mim esse é o ponto diferencial entre Java e .NET.
[]'s
lina
Oi,
Primeiro gostaria de deixar claro que não fiz a comparação entre JAVA e .NET e sim apenas escrevi algumas vantagens do JAVA.
Para fazer tal comparação, teria que conhecer no minimo um pouco sobre as duas linguagens… Então posso dizer: Sei bastante sobre JAVA e apenas um pouco sobre .NET (Você poderá dizer “A plataforma .NET em si é uma cópia do framework Java”. Mesmo assim, sei apenas um pouco sobre ele.)
=)
Tchauzin!
luistiagos
Pior que a unica semelhança de .net com java e a sintaxe do C#… talvez tenha uma vaga semelhança com jsf…
Grinvon
Rapaz, você tem que convecer o que é melhor para a empresa e para os projetos em questão.
Não me entenda mal, mas se você chegou até aqui perguntando de argumentos para convecê-lo é que de fato você não possui uma base sólida para de fato tentar impor o Java como solução dos problemas para a empresa.
Usuar por usar (seja lá o que for) é inracional e expressividade de falta de conhecimento. Não se deve usar alguma coisa porque a viu na revista, ou fez um programa simples, ou porque simplesmente se simpatizou com a linguagem, há muito mais questões importantes envolvidas, e as vezes a nossa empolgação nos levas a buracos muitos mais fundos.
Não entenda como uma crítica destrutiva, mas sim construtiva.
paulofafism
Não só as sintaxes são semelhantes até as bibliotecas são, apenas mudaram o nome das classes acrescentaram alguns métodos nomes e outras coisinhas mais.
Uma vez precisei trabalhar com classes semelhantes do Java mais especificamente os pacotes IO e NET, é não tive problemas em usar as classes semelhantes no C#, bastei apenas consultar o help MSDN do Visual Studio e nada mais.
tRuNkSnEt
Eu não sou purista e trabalho nas duas plataformas agora quando se trata de multimidia o .Net da um pau legal no Java. É possível fazer captura de dispositivos de imagens, gerar videos em HD, criar ferramentas de edição de Video, fazer o encode e decode para diversos formatos de video. E obvio que isso trabalha diretamente com o S.O. mas Java dificilmente vai fazer algo a respeito e se fizer vai ser com certa limitação.
Por outro lado, Java por ser open source engatou bem na TV Digital muito embora suas milhares de licenças esteja empacando o nosso processo no Brasil e na minha opiniao ainda está muito ruinzinho.
No mundo das aplicações ricas java ainda deixa muito a desejar. Eu acho que essa é uma otima tendencia que Java esta ficando para traz. Vamos ver o que nos aguarda com o JavaFX.
Computação nas nuvens também é uma boa tendencia e vejo pouca participação do java nesse foco. A Microsoft ja esta exibindo o Azure e integrando com suas ferramentas de desenvolvimento e servidores de aplicação.
Por outro lado, pode não parecer mas a idependencia de SO e fantastica. Nos 5 anos que estou no meu ultimo emprego as empresas que utilizam nossos sistemas em Linux raramente pararam já as que utilizam windows direto tem problema de paradas devido ao SO.
O fato de uma empresa só desenvolver as diversas soluções necessárias como linguagem, servidor de aplicacao, banco de dados traz algumas vantagens legais. O IIS por exemplo, acaba de lançar um recurso chamado Smooth Stream que possibilita fazer streaming de um video, identificar a banda do cliente já fazer um encoder em baixa se for banda ruim ou em melhor qualidade se for uma melhor banda. Isso no proprio ambiente Silverlight , servidor de aplicacao. Agora em Java esse tipo de coisa é mais dificil porque temos a SUN de um lado e Apache de outro, por exemplo. Voces podem ver que o Jboss ficou um tmepo atrasado em relação ao EJB3.
Para não encher de texto eu vou parar por aqui. Mas no geral não existe a melhor ou a pior. Existe um problema a ser resolvido e que naquele caso uma ou outra pode ser melhor. Java e .Net são tecnologias boas e amblas tem seus pontos fortes e fracos fica a cargo dos nossos gerentes fazer as escolhas certas.
J
juliocbq
É muito semelhante sim. Mas c# tem muita coisa que java não tem. Não me entendam mal, o que quero dizer é que a linguagem c# é realmente muita boa, e não a plataforma .net, que causa tanta dor de cabeça, como foi citado em posts acima.
Hellmanss
Além do tópico ser de 2006, esse pessoal que está “defendendo” .NET é sem noção mesmo…
Titulo do tópico:
“Preciso convencer meu chefe a usar JAVA em vez de .NET”
E vem gente chorando que .NET é melhor, alguem perguntou se é melhor?
Ele queria apenas argumentos para convencer o chefe dele, não ser convencido a trocar de linguagem que ele curte… :evil:
xdraculax
Além do tópico ser de 2006, esse pessoal que está “defendendo” .NET é sem noção mesmo…
Titulo do tópico:
“Preciso convencer meu chefe a usar JAVA em vez de .NET”
Ele queria apenas argumentos para convencer o chefe dele, não ser convencido a trocar de linguagem que ele curte… :evil:
Quem disse que .NET é melhor?
Você leu tudo?
Você é que é sem noção…
J
juliocbq
Hellmanss:
"o melhor é o que eu sei."
Além do tópico ser de 2006, esse pessoal que está "defendendo" .NET é sem noção mesmo...
Titulo do tópico:
"Preciso convencer meu chefe a usar JAVA em vez de .NET"
Ele queria apenas argumentos para convencer o chefe dele, não ser convencido a trocar de linguagem que ele curte... :evil:
Eu não sou purista e trabalho nas duas plataformas agora quando se trata de multimidia o .Net da um pau legal no Java. É possível fazer captura de dispositivos de imagens, gerar videos em HD, criar ferramentas de edição de Video, fazer o encode e decode para diversos formatos de video. E obvio que isso trabalha diretamente com o S.O. mas Java dificilmente vai fazer algo a respeito e se fizer vai ser com certa limitação.
Por outro lado, Java por ser open source engatou bem na TV Digital muito embora suas milhares de licenças esteja empacando o nosso processo no Brasil e na minha opiniao ainda está muito ruinzinho.
No mundo das aplicações ricas java ainda deixa muito a desejar. Eu acho que essa é uma otima tendencia que Java esta ficando para traz. Vamos ver o que nos aguarda com o JavaFX.
Computação nas nuvens também é uma boa tendencia e vejo pouca participação do java nesse foco. A Microsoft ja esta exibindo o Azure e integrando com suas ferramentas de desenvolvimento e servidores de aplicação.
Por outro lado, pode não parecer mas a idependencia de SO e fantastica. Nos 5 anos que estou no meu ultimo emprego as empresas que utilizam nossos sistemas em Linux raramente pararam já as que utilizam windows direto tem problema de paradas devido ao SO.
O fato de uma empresa só desenvolver as diversas soluções necessárias como linguagem, servidor de aplicacao, banco de dados traz algumas vantagens legais. O IIS por exemplo, acaba de lançar um recurso chamado Smooth Stream que possibilita fazer streaming de um video, identificar a banda do cliente já fazer um encoder em baixa se for banda ruim ou em melhor qualidade se for uma melhor banda. Isso no proprio ambiente Silverlight , servidor de aplicacao. Agora em Java esse tipo de coisa é mais dificil porque temos a SUN de um lado e Apache de outro, por exemplo. Voces podem ver que o Jboss ficou um tmepo atrasado em relação ao EJB3.
Para não encher de texto eu vou parar por aqui. Mas no geral não existe a melhor ou a pior. Existe um problema a ser resolvido e que naquele caso uma ou outra pode ser melhor. Java e .Net são tecnologias boas e amblas tem seus pontos fortes e fracos fica a cargo dos nossos gerentes fazer as escolhas certas.
Concordo com você em gênero, número e grau
O problema é a paixão… ^^
Quanto a computação nas nuvens, pelo menos de infra-estrutura a Sun já deu uma investida, recebi um white-papper deles falando sobre isso.
Mas com relação a software, pelo menos oficialmente não ouvi falar nada ainda.
A Microsoft saiu na frente sim, mas é lógico; a final, a idéia que o Google prega de “tudo na nuvem” é uma ameça direta ao monopólio nos desktops…
sergiotaborda
Primeiro que tudo eu não sou cidadão. Depois, não é problema meu ou de que qualquer um aqui que existam empresas que só trabalham com .NET. É problema delas. Terceiro, muitas empreasas trabalham com .NET porque com ele é possivel entregar software que faz o que se pretende e é visualmente agradável sem muito esforço o que permite colocar um bando de juniors fazendo o tabalhado de 1 senior e pagando muito abaixo do que deveria. O problema é na realidade quem se sujeita a este tipo de trabalho.
ASP.NET é realmente o JSF da microsoft, mas enquanto .NET oference uma plataforma de aplicação o java oferece apenas as peças.
É como no lego, o .NET tem as peças grandes que juntas fazem algo, mas fazem sempre o mesmo. Em java vc tem as peças pequenas que juntas podem fazer qualquer coisa. Como tecnologia elas são iguais, como plataforma Java ganha. O simples fato de existir JEE poe de lado qualquer atimanha da microsoft. A MS e o .NET ainda são oerientados a dados como no tempo do delphi e do VB. Não ha como criar uma aplicação centralizadora como um Servidor de Aplicação (é possivel, mas vc começa do zero).
além disso coisas como mensageira dependem de serviços do windows (!) o que significa que vc tem que instalar a aplicação e depois configurar o windows. O mesmo erro que o ODBC tinha.
como estrutura para aplicações OO distribuidas a microsoft não oferece nada semelhante a EJB remoto ou ao JWS. Em .NET vc faz básicamente dois tipos de aplicação : web e desktop. Em java vc faz qualquer tipo.
Em termos de tecnologias de extensão java ganha com as mãos atadas. Se vc quer ter flexibilidade no investimento vc precisa desse tipo de coisa. A unica razão para as empresas pedirem sistemas .NET é a tradição forte da dependencia da microsfot que os executivos ainda não deixaram aliada ao marketing lobicista da MS. Sem esse marketing e olhando a solução melhor do ponto de vista estrictamente tecnico e economico java ganha sempre. O problema é que ninguém nos clientes sabe fazer estas contas.
Mas é bem feito que escolham .NET. Vão-se arrepender depois.
Eu tb já tive contato com .NET (vb e c#) não pré conceito.
Veja bem, não se trata de alguém dizer. Trata-se de um fato : .NET é um lixo.
Não é uma opinião. Vc poe na balança e vc vê a diferença.
Se vc não sabe utilizar a balança o problema é seu. Se quem encomenda um software em .NET não sabe no problema que se mete o problema é deles.
Existe muitos “clientes” que não sabem a minima de tecnologia de dev de software e se deixam cair no canto de serei da ms. Vamos parar com essa conversa hipócrita de que .NET é tão bom quando Java, porque não é. RAD não existe, é um mito. Portanto .NET nunca será RAD. É que ele é simplesmente mais simples para as crianças brincarem. Mas coisa séria não é feita com .NET.
Coisa séria = vida util longa a baixo custo de manutenção por ano.
Só para constar, algumas tecnologias que .NET não tem semelhante.
JMX
JXTA
JPA
EJB
JTA
JAAS
RMI
JNI
Estas são as que lembro agora… além disso vc tem a inivitável retrocompatibilidade
e a existência de frameworks (free) para qualquer coisa e mais ainda de tiver disponível para pagar.
Os alguns frameworks legais que existem em .NET são ports de java (log4j , hibernate, itext…)
Como vc mesmo disse .NET é uma cópia de Java. Seguindo o conselho da propria MS : “Prefira original”
Hellmanss
xdraculax:
Quem disse que .NET é melhor?
Você leu tudo?
Você é que é sem noção…
Já desenvolvi em .net aplicações para e-learning, realmente o .net facilita bastante o processo de desenvolvimento de uma aplicação web em asp.net. Já o quesito portabilidade, o Java é sem sombra de dúvidas a melhor opção. Dizer que um é melhor que o outro não reflete a realidade. O Java tem sido a opção de grande parte das empresas aqui no Brasil, este quadro não deverá mudar tão cedo.
xdraculax
Primeiro que tudo eu não sou cidadão. Depois, não é problema meu ou de que qualquer um aqui que existam empresas que só trabalham com .NET. É problema delas. Terceiro, muitas empreasas trabalham com .NET porque com ele é possivel entregar software que faz o que se pretende e é visualmente agradável sem muito esforço o que permite colocar um bando de juniors fazendo o tabalhado de 1 senior e pagando muito abaixo do que deveria. O problema é na realidade quem se sujeita a este tipo de trabalho.
Desculpe pela ofença de lhe chamar de cidadão, sujeito…
ASP.NET é realmente o JSF da microsoft, mas enquanto .NET oference uma plataforma de aplicação o java oferece apenas as peças.
É como no lego, o .NET tem as peças grandes que juntas fazem algo, mas fazem sempre o mesmo. Em java vc tem as peças pequenas que juntas podem fazer qualquer coisa. Como tecnologia elas são iguais, como plataforma Java ganha. O simples fato de existir JEE poe de lado qualquer atimanha da microsoft. A MS e o .NET ainda são oerientados a dados como no tempo do delphi e do VB. Não ha como criar uma aplicação centralizadora como um Servidor de Aplicação (é possivel, mas vc começa do zero).
E daí, um nível de abstração amais ou a menos… qual diferença? Desde que o componente seja customizável.
imagine se fosse…
Nem .NET nem Java é um Lixo, você que foi incompente com o .NET. Não ponha a culpa na tecnologia, se você fosse competente teria dado certo até com Pascal.
Existe muitos “clientes” que não sabem a minima de tecnologia de dev de software e se deixam cair no canto de serei da ms. Vamos parar com essa conversa hipócrita de que .NET é tão bom quando Java, porque não é. RAD não existe, é um mito. Portanto .NET nunca será RAD. É que ele é simplesmente mais simples para as crianças brincarem. Mas coisa séria não é feita com .NET.
Coisa séria = vida util longa a baixo custo de manutenção por ano.
Pro cliente não interessa se você conhece todas as linguagens do mundo e todos os frameworks, e sim o produto final e os custos. Você não pode dizer que o cliente é burro porque ele não estudou Java com você e não sabe que você adora Java.
Só para constar, algumas tecnologias que .NET não tem semelhante.
Quanto a questão da cópia, você é muito ingênuo mesmo. Quem, hoje em dia não cópia nada? Principalmente no ramo de desenvolvimento, reaproveitar idéias é mandatório. Os frameworks do Java são exemplo disso. Não tem nada a ver o que você falou.
blablablablabla... e o mesmo de sempre java x .net
francamente eu sou da seguinte opinião: "pagando bem que mal tem?"
se me pagarem bem pra desenvolver em Brainfuck eu desenvolvo... se me pagarem bem pra desenvolver em assembly eu desenvolvo... não me importo com x tecnologia ser melhor q y ou seila...
se eu tivesse uma empresa de desenvolvimento iria optar por java e claro... pelo simples fato de eu não precisar gastar com licensa... agora esta conversa e coisa pra boi durmir...
xdraculax
pois é, a idéia é essa…
mas realmente a discursão não tá produzindo nada de interessante…
dexa queto
Felagund
Vamos todos usar Python?
xdraculax
vamu… haiuheiauheua
tRuNkSnEt
A sua empresa faz caridade? A minha não faz!! O que meu chefe quer é um produto que funcione. Ele nao quer saber se foi um junior que fez ou se foi um guru. Se funciona sem grandes bugs e resolve o problema dos nossos clientes; problema. Com grana entrando agente refatora se for preciso. Alias, nesse comentário você só defendeu o .NET
Ahhhhh … a maioria dessas coisas tem sim. Agora quer ver umas coisinhas bem interessatnes que não tem no java??
Cadê delegates? Lambda expressions? Linq? Voce consegue fazer buscas em coleções como se fossem sql? Cita ai alguma API do java boa para trabalhar com Multimidia! Conhece alguma empresa ou software que realmente deslançou com o RIA do Java?
Cara, eu ja andei vasculhando os byte codes do java quando uso generics. Na boa, achei muito gambiarra o que fizeram. :twisted:
Já imaginou se você precisar usar todas essas tecnlogias como JAAS, RMI, JNI, JPA, EJB, para fazer um projeto. A complexidade é muito superior e java também nao esta livre dos Juniors logo a possibilidade de morrer no meio do caminho é maior. Eu sei disso pq eu ja trabalhei em empresas que varios projetos terminaram no meio porque a complexidade inserida foi grande.
Tipo, eu so to botando lenha mesmo. Eu sou fã de java e quando posso puxo para este lado, mas é igual nosso amigo falou se eu posso ser dinamico e saber das duas linguagens e tirar proveito disso eu aumento as minhas possibilidades. E digo isso para você. Procure aprender outras possibilidades, a mente vai abrir bastante!
A ideia é essa.
xdraculax
Verdade! Mas tem gente que é assim mesmo. É isso, é isso aqui e pronto! O resto é lixo!
Mas deixa queto cara… não adianta descutir não… só vai gerar polêmica e não se vai ter última palavra.
Java tem falhas sim! .NET também tem!
Todas as que vierem a existir também vão ter!
Porque é tão dificil para as pessoas admitirem isso?
Doi no estômago?
tRuNkSnEt
xdraculax:
Verdade! Mas tem gente que é assim mesmo. É isso, é isso aqui e pronto! O resto é lixo!
Mas deixa queto cara… não adianta descutir não… só vai gerar polêmica e não se vai ter última palavra.
Eu não culpo eles, eles foram doutrinados assim. Mas mais cedo ou mais tarde eles vao precisar ser desmamados dai nao vai ter jeito o ferro é grande.
dahenz
Se VOCÊ não tem argumentos, por que convencer então??? Primeiro convence a você mesmo, depois à ele…
Abraços
Hellmanss
xdraculax:
Doi no estômago?
Se vocês curtem tanto o .NET porque estariam em um forum direcionado ao JAVA? Dor de cotovelos? rsrs :roll:
lina
Oi,
Só um aviso:
Os comentários deste fórum devem conter algo construtivo para o aprimoramento do conhecimento. Qualquer situação de briga ou palavras de baixo calão, irei trancar este tópico.
Tchauzin!
tRuNkSnEt
Hellmanss:
xdraculax:
Doi no estômago?
Se vocês curtem tanto o .NET porque estariam em um forum direcionado ao JAVA? Dor de cotovelos? rsrs :roll:
Eu por exemplo uso java e .NET frequentemente e não tenho preconceito. O que queremos dizer e justamente o contrario. As tecnologias tem seus prontos fortes e fracos e cada cenário e um cenário e não vou forçar a barra para o java quando ele nao for a melhor opção. E não adianta dizer que Java é o tal porque não o TAL, é bom, é robusto e idependente mas não resolve tudo.
lina:
Oi,
Só um aviso:
Os comentários deste fórum devem conter algo construtivo para o aprimoramento do conhecimento. Qualquer situação de briga ou palavras de baixo calão, irei trancar este tópico.
Tchauzin!
?? :?:
Avisos desnecessários, abuso de poder, ameaça infantil
lina
Oi,
Só um aviso:
Tchauzin!
Avisos desnecessários, abuso de poder, ameaça infantil :)
Oi,
Entenda como quiser… :evil:
Tchauzin!
vitinho1712
Eliezer Reis:
lina:
Oi,
Só um aviso:
Tchauzin!
Acho que ela só está cumprindo o seu papel de moderadora (colacando ordem na parada !!) :thumbup:
sergiotaborda
Eliezer Reis:
sergiotaborda:
… Terceiro, muitas empreasas trabalham com .NET porque com ele é possivel entregar software que faz o que se pretende e é visualmente agradável sem muito esforço …
A sua empresa faz caridade? A minha não faz!!
Não é uma questão de caridade. É uma questão profissional.
Você entregaria sua casa para ser construida por um bando de caras que acabou de sair da faculdade de eng civil ? e a uns pedreiros com menos de 6 meses de experiencia ? Eu não entregaria.
A questão é o engodo que a empresa faz ao cliente. Para agradar (laber as botas) do cliente a empresa quer fazer o software pelo menor custo/hora e nas menos horas possiveis.
É uma questão de exploração que as empresas fazem dos programadores . Isso acontece em todas as linguagens mas principalmente em .NET onde qualquer um pode enganar que sabe programar
Pela mesma logica vc encomendaria a sua casa a um bando de juniros já que se ela funciona e resolve o seu problema de habitação, boa.
A questão é qual é a probabilidade de dar merda ? É muito grande.
Eu sei que existem empresas mercenárias e programadores mercenários que trabalham nelas. Pessoas que querem ganhar dinheiro enganando os clientes ou trapaceando na qualidade ou na infraestrutura. é uma questão de principios e profissionalismo. Lá porque ha muita gente fazendo isso não quer dizer que é certo. Tb se ganha dinheiro fazendo as coisas como deve ser.
Sim. eu quero é mesmo que esse bando de incompetentes técnicos use .NET. Faça muito RAD e cobre bem caro por atualizações e manutenções. E quero mesmo que os clientes que comprar essa solução gastem todo o seu dinheiro para aprenderem a não otários e cair no conto do vigário.
BLz. Por favor enumere e diga qual tecnologia .NET casa com aquelas de Java.
Em java vc não precisa disso.
Delegates é a opção pobre .NET para tratar eventos e é mais limitada que a simples delegação do java.
Lambda Expression - é só um hipe assim como linq - o customeiro “vamos enfiar coisas à toda para poder aumentar a versão da plataforma e obrigar todo o mundo a refazer o seus programas”
Sim. É trivial. Vc usa o padrão composite e o padrão filter.
JMF. é a base do novo JavaFX se vc prefere algo mais alto nivel.
Não conheço nenhuma que deslaçou. java já é RIA desde de 1990 , vc conhece algo chamado Applet ?
O fato dos mandriões terem preferido web ou flash não é culpa da plataforma. A MS lançou o silverligth para concorrer com o flash
O java lançou o javaFX (que funciona em Tv, Applet, desktop e embarcado) para matar os dois.
Porque vc acha que adobe está correndo com o flex enquanto o fx está encubando ? Porque quando o FX chegar o flex morre. Assim como o silverlight que nem deslanchou. Mas mesmo o flex tem backend em java…
Vai enganar outro. Lá porque vc não entende não significa que é gamb. Não existe nada no byte code relativo a generics
Eu não tenho culpa da incompetencia das equipes e das pessoas por ai, seja em que plataforma elas desenvolvam.
Eu já usei (excepto jni) e não tenho nada a reclamar.
Tipo, eu so to botando lenha mesmo. Eu sou fã de java e quando posso puxo para este lado, mas é igual nosso amigo falou se eu posso ser dinamico e saber das duas linguagens e tirar proveito disso eu aumento as minhas possibilidades. E digo isso para você. Procure aprender outras possibilidades, a mente vai abrir bastante!
A ideia é essa.
Vc pode ser mercenário o quanto quiser. Aproveite enquanto ainda pode.
Quando os “clientes” virem que estão sendo enganados muitas cabeças vão rodar.
Acho que vcs não entenderam: o programador pode ser mais proificiente na linguagem que bem entender.
A questão aqui é a escolha - por parte de clientes e gerencia - entre as plataformas .NET e Java.
Pegue papel e lápis e veja quanto custa criar uma aplicação em cada uma das plataformas.
Depois some com quanto custa manter essa aplicação durante 3 anos e durante 5 anos.
Mas não vale fazer equipes junior para .NET e sênior para java. Mesmo nivel de equipe , com a mesma produtividade.
Como dizia a propaganda da MS : Get the numbers!
xdraculax
Cara, você gosta de Java, e isso é uma opção sua.
Mas não queira impor isso a ninguém. Cada usa o que acha melhor, que acha mais adequado; deixa de ser criança.
Xingar tecnologias, achar que você é que tem razão, só vai irritar outras pessoas, gerar discursões que não produzem nada de bom pra ninguém.
Você ganha dinheiro com o Java? Deve ganhar, então ótimo.
Tem gente que ganha a vida mantendo sistemas em tudo quanto é linguagem.
Já vi muita gente usando .NET de forma profissional; dizer que quem trabalha com .NET é junior que saiu da faculdade, fala sério.
Você só está querendo ofender ou produzir algo de bom?
sergiotaborda
xdraculax:
Cara, você gosta de Java, e isso é uma opção sua.
Mas não queira impor isso a ninguém. Cada usa o que acha melhor, que acha mais adequado; deixa de ser criança.
Só que não é uma questão de gosto. é isso que estou dizendo.
não se trata de gostar mais de X ou Y. Não é uma escolha sentimental.
Criança é quem ainda vê as coisas em cores de “gosto” “não gosto”.
Profissional é quem vê as coisas em cores de custo, esforço , qualidade, suporte, portabilidade, etc…
Sim, vc vai perguntar se a protabilidade é realmente necessária. SIM É.
Porque quando o sistema é feito todo mundo pensa que tudo é rosas mas quando vc vai correr no ambiente final não é bem assim
Com um sistema portável vc muda o stack de hardware/OS e pronto.
Faça um teste : pegue uma aplicação NET e coloque na amazon para correr. Vc vai ter que pagar um monte de licenças além do uso
pegue uma java , vc não tem que pagar nada além do uso.
ah! putz o .NET runtime 1 não roda no windows 7 ! lá vamos nós escrever tudo outra vez em .NET 3.5 … Isto é um custo !!! é um custo MUITO maior que desenvolver o sistema em si.
ah! putz a HP comprou a microsoft e matou o .NET. O mono não salva ninguem…
Ah! putz a sun foi comprada pela Oracle e a oracle pôs um licença no java. … cof cof OpenJava ? OpenSource ? No vendor lock in ?
Isto tb é custo.
Trata-se de fazer as contas! pegar o custo do desenvolvimento e o custo de manutenção na ponta do lapis.
Palhaçada essa historia de gosto e não gosto. Dê-me os numeros provando que .NET é mais barato e eu acredito que vale a pena usar .NET. Os numeros do java são bem fáceis : um grande e redondo zero.
Eu não xinguei tecnologia nehuma. por favor cite onde eu xinguei alguma tecnologia.
Por outro lado eu posso citar vários pontos onde vc me xingou.
Mais uma vez : que culpa é que eu tenho disso ?
E mais ainda : desde quando isso significa que temos que usar .NET ?
Eu também. Existe profissionais e mercenários em todos os ramos.
É uma merda quando as pessoas distorcem as nossas palavras. ainda bem que é um forum e todo o mundo pode ler todo o texto.
O que disse é que as empresas se aproveitam da facilidade do .NET para criarem equipas apenas de juniors. Isto é fato. Não só no Brasil. Com java , se tentar fazer isso, simplesmente vai-se dar mal.
Você só está querendo ofender ou produzir algo de bom?
Ofender ?! quem é que eu ofendo dizendo que .NET é um lixo ? Só se for um membro da equipe da microsoft por detrás dele.
O .NET não tem vantagem sobre o java. Nenhuma . Não tecnica , porque como vc disse é uma cópia. Não economica porque é mais caro desenvolver e manter aplicações .NET além do vendor lock in. Não é uma plataforma portável. E sim, isso é importante porque significa manutenção mais barata. O cara que fez o seu sisteminnha em struts 1 com servlets e jsp no java 1.3 ainda está rodando feliz e contente no java 1.6. Já o cara que fez em .net 1.1 ainda está rodando em .net 1.1
Vc tem que entender que .NET não é melhor que Java. Não é mais barato! Não é mais portável ! Não é mais duradouro ! Não é mais rápido ! Não evolui mais depresssa ! Não é mais opensource ! … .NET não é mais coisa nenhuma que Java.
Razões , razões reais, ninguem tem para dizer que .NET é preferivel a Java. Simplesmente não ha argumentos.
A prova é que rápidamente os defensores de .NET param de oferecer argumentos e passam para o ataque pessoal. Isso sim é coisa de criança.
Razão para preferir a plataforma Java ? Custo ZERO do principio ao fim durante anos. Padronizado. OpenSource (no vendor lock-in). Portável (no OS lock in, no hardware lock in). Retro-compatível.
Se isso não é suficiente para convencer alguem a escolher a plataforma java em vez de .NEt, não sei o que poderá.
Felagund
vitinho1712:
Eliezer Reis:
lina:
Oi,
Só um aviso:
Tchauzin!
Acho que ela só está cumprindo o seu papel de moderadora (colacando ordem na parada !!) :thumbup:
Se fosse cueca se nem ia fala nada, auahuahuha
lina
Oi,
Acho que todo mundo já deu suas opiniões né? Neste tópico, existem visões diferentes e boas para pesquisa!
Topico bloqueado. (Liberado apenas para pesquisa)
Tchauzin!
I
info_god
Leozin:
.net é tão bom quanto java
conheça a fundo ambos e tire suas conclusões antes de querer mudar de .net pra java assim “porque eu quero”.
e o asp.net tem algumas coisas legais pra ser usados junto, tais como aqueles componentes do Infragistics, que são bem interessantes
mas uma coisa que eu te aconselharia e poderia dar certo: NÃO USE VB E SIM C#. Pronto! Já que java é meio remota a possibilidade, use c# que eu garanto: é bem legal também
uma das coisas que eu noto de diferente é:
java precisa de mais conhecimento e dedicação do que qualquer .net, por fatores como o número de frameworks disponíveis.
mas ao mesmo tempo, java tem um “mundo maior” a explorar, ou seja, você pode fazer mais coisas
organização do java: alguém já conseguiu fazer MVC com asp.net ou winforms? Se tem uma coisa que eu odeio é ver tudo quanto é código de acesso a banco de dados etc misturado, isso dá raiva
eu vejo java como algo mais “puro” e de qualidade, mais “crú” (por isso que você tem que estudar um pouco mais pra fazer algumas coisas), já no .net o visual studio faz muita coisa que eu nem vejo!
comunidade do java é bem ativa e forte
java é free
ah e win32 forms não são muito mais rápidos não do que um swt da vida, mas pra desenvolvimento SIM é mais rápido, mas se existe um programador java experiente, faz tão rápido quanto
entre outros fatores
mas não crucifique o .net se você não vê necessidade de usar java. Se vocês forem usar .net só pra fazer aplicações Win32 e o teu chefe não se importar em arcar com as consequências financeiras de implementar um Visual Studio da vida + SQL Server (caso tu use) não tem porque utilizar java pra desenvolver ;P