Preciso criar uma pagina como a pagina desse print

preciso criar uma pagina pra eu mesmo consultar aqui no meu pc. ou seja, nao sera online.
preciso criar uma coluna de botoes a esquerda. cada botao, quando clicado, abre outros botoes (botoes azuis no topo central da pagina) no topo da pagina. cada um desses botoes azuis abrira uma imagem diferente dentro do retangulo vermelho da imagem.

ja tenho uma noçao basica de hmtl, mas nao consigo criar isto e nem tenho tempo pra estudar e aprender a fazer, mas se alguem conseguir apenas me dar um “empurraozinho”, eu consigo ir me virando e escrevendo o codigo. nao precisa ser identido, apenas parecido. obrigado!

Seja mais específico do que você considera “empurrãozinho”. Quer código pronto e funcional, ou só orientações pra você mesmo fazer?

Considerando que quer orientação, um meio de obter o que você quer é ter 2 divs. Uma para a lista de botões, outra para a área central. Configurando via css, a lista pode ocupar um tamanho fixo, enquanto que a área central ocupa o restante. Pra mudar as imagens, você pode mudar o src da tag img da área central.

Se não quiser perder muito tempo com o layout, pode usar bootstrap para organizar tudo. Tem exemplos mais ou menos na linha do que você espera, basta copiar e adaptar:

Abraço.

acho que preciso apenas de um exemplo com 1 botao que abre outro botao no centro e este abre uma imagem. assim eu vou apenas copiar o exemplo e criando novos botoes ao meu estilo