Preciso da sua opinião!

1 resposta
F

Pessoal, estou fazendo uma aplicação que está substituindo uma já existente na empresa. A pessoa encarregada de guiar o desenvolvimento por parte da empresa está solicitando uma grande número de atributos para o cadastro do cliente. Por exemplo, a pessoa pediu que no cadastro de cliente tenha 3 referencias comercias do cliente, onde cada uma das referências tenha o nome da empresa de referência, o telefone, o ramo e contato. Para não dificultar o cadastramento de clientes criando relacionamentos no banco de dados e divisões na página de cadastro eu estou pensando em criar esses referências comerciais como atributos do cliente mesmo, só que esse caso das referencias é apenas um. O cliente já pediu também a mesma situação para 3 referencias bancárias e por ai vai…
Se eu for fazer tudo dessa forma, o cadastro chegaria a 110 atributos, e eu acho esse número alto. Agora eu tenho duas opções:

1)Criar os relacionamentos e peder um pouco da simplicidade do cadastro de clientes;
2)Criar uma estrutura de herança onde cliente seja uma pessoa e ?jogar? todas as informações que servem simplesmente para cadastro em uma classe clientePessoaFisica por exemplo.

A minha maior preocupação é criar uma estrutura longa para cliente, daí por exemplo, quando o usuário for fazer o checkout de uma venda por exemplo eu teria que montar um lista com todos os clientes cadastrados, porém se eu utilizar a herança, eu montaria uma lista das pessoas cadastradas, dessa forma eu não estaria carregado informações desnecessárias em relação ao cliente na memória do servidor em uma situação como essa…

O que vocês acham?

Obs: Eu já estou com o projeto em atraso.

1 Resposta

Roger75

Acho que você deveria criar uma nova entidade Contato no seu sistema, e fazer os relacionamentos. Algum belo dia vão pedir que o cadastro de cliente possa ter mais de 3 contatos, e se fizer desse jeito não terá problemas.

Criado 29 de maio de 2007
Ultima resposta 29 de mai. de 2007
Respostas 1
Participantes 2