Preciso de ajuda com classe de teste

Bom dia ao pessoal do GUJ. Hoje preciso da ajuda de vocês. Aqui no trabalho eu tô fazendo um projeto de folha de pagamento, que funciona assim:

1º Eu escrevo num objeto as informações relativas a cada funcionário e envio ao banco.
2º O banco confronta as informações que eu mando com as cadastradas na sua base dados.
3º O banco retorna um arquivo de texto, com todas as informações contidas numa única linha.
4º Meu programa recebe o texto, verifica as linhas e as quebra, depois escreve cada linha no arquivo de retorno.

Bom pessoal, meu problema está na classe de teste do passo 4. No passo 4, eu seto os valoes dos campos que eu preciso. Fica uma coisa mais ou menos assim:

linha.setValorDoCampo(LinhaArquivoRetorno.CAMPO_TAL, str.substring(43, 44));

Daí, na minha classe de teste, fica assim:

ClasseQueRecebe cqr = new ClasseQueRecebe();
cqr.chamaMetodoDaClasseQueFragmentaTextoEEscreveNosCampos();
linha.getValorDoCampo(LinhaArquivoRetornor.CAMPO_TAL);

Porém, no meu teste, sempre retorna que o CAMPO_TAL não pode ter um valor null, ou seja, é como se a minha classe principal(a que escreve) não estivesse escrevendo.
Eu até pensei nisso, mas após debugar o código, vi que o que acontece na minha classe teste é o seguinte:

1º) A minha classe teste chama o método da classe principal e o executa.
2º) A classe principal escreve nos campos;
3º) O método do principal termina.
4º) O meu método teste começa a leitura dos campos --> Mas não pega nenhum valor, porque já foram escritos os campos.

Eu tô precisando de uma ajuda para que aconteça o seguinte:

• Que meu método de teste comece a ler os campos enquanto meu método da classe principal esteja em execução;
  • Após meu teste conseguir ler todos os campos, meu método princpal pode encerrar.

Alguém pode ajudar este humilde estagiário?