Preciso de ajuda para começar um projeto de um sistema (Não tão avançado) de biblioteca

11 respostas
Maicon_Henrrique

Tenho que fazer um sistema de biblioteca com um banco de dados e um interface não muito avançada, para fazer operações de:
Adicionar livro ao estoque
Locar livro
Cadastrar usuario
Editar livro
Devolver livro

Não sei muito sobre banco de dados esse é o problema,
tem como voces me ajudarem?
Dicas, opniões , qualquer coisa
Obrigado

11 Respostas

RiQuInHo_

pode usar o JBDC bem fácil de usa-lo

drsmachado

Maicon Henrrique:

Não sei muito sobre banco de dados esse é o problema,
tem como voces me ajudarem?
Dicas, opniões , qualquer coisa
Obrigado

A única dica cabível, neste caso, é: estude banco de dados!
Ou, então, se é para ser radical, deixe isso para alguém que sabe fazer.
Uma vez eu vi uma palestra sobre o medo de dizer “não sei”. A maioria das pessoas acha que dizer “não sei” é um erro, quando, na verdade, é um erro maior ainda dizer que sabe sem saber.
“Não sei”, sozinho, também é um erro. Mas menor que “tudo bem, eu faço”. Se disser que não sabe, já diminui as expectativas. Se disser que fará, criará expectativas gigantescas.
Agora, o certo mesmo seria dizer “não sei, mas irei aprender”. Além de criar uma expectativa positiva, isso mostra atitude, boa vontade e interesse.
Não é vergonha não saber algo, ninguém nasce sabendo nada além de comer e defecar. O resto se aprende com a vida.

Portanto, estude, vá atrás de livros, apostilas e aprenda.
Ou,então, deixe que alguém que sabe faça.

alberthy

Amigo, na época da faculdade o professor me passou essa tarefa. Ainda tenho o projeto prontinho, com interface já avançada, com menus, barra de notícias, artigo, permissões admin/user, acesso conta etc. Fiz ele com o JBoss-Seam e base de dados Oracle 10G, mas como o amigo drsmachado falou: A única dica cabível, neste caso, é: estude banco de dados!. Não adiantar nem lhe passar o projeto.

Estude bastante amigo, vai precisar bastante de SQL. Nem me lembro de quantas vezes fui dormir já amanhecendo. Admiro muita gente aqui do fórum, que tem um conhecimento bastante amplo. Java não é para qualquer um. Tenho vários colegas que ainda não sairam do lugar.

Portanto, estude bastante. É só uma dica. Isso se você realmente quer prosseguir nesse mundo.

Inicie o projeto que tem muita gente aqui no forum para tirar suas dúvidas.

Abraço.

drsmachado

alberthy:
Amigo, na época da faculdade o professor me passou essa tarefa. Ainda tenho o projeto prontinho, com interface já avançada, com menus, barra de notícias, artigo, permissões admin/user, acesso conta etc. Fiz ele com o JBoss-Seam e base de dados Oracle 10G, mas como o amigo drsmachado falou: A única dica cabível, neste caso, é: estude banco de dados!. Não adiantar nem lhe passar o projeto.

Estude bastante amigo, vai precisar bastante de SQL. Nem me lembro de quantas vezes fui dormir já amanhecendo. Admiro muita gente aqui do fórum, que tem um conhecimento bastante amplo. Java não é para qualquer um. Tenho vários colegas que ainda não sairam do lugar.

Portanto, estude bastante. É só uma dica. Isso se você realmente quer prosseguir nesse mundo.

Inicie o projeto que tem muita gente aqui no forum para tirar suas dúvidas.

Abraço.

Não é que não queremos ajudar, é justamente por querermos que você consiga caminhar com as próprias pernas que dizemos isto.

N

Já vi gente passando em entrevista de estágio só respondendo não sei, mas irei aprender.

drsmachado

Já vi gente passando em entrevista de estágio só respondendo não sei, mas irei aprender.
Eu já passei em entrevista dizendo isso.
E fiquei, justamente por ter feito o que disse.

Boa vontade pode não resolver tudo, mas é melhor que ficar na mesmice.

Maicon_Henrrique

Então podem me ajudar indicando material pro estudo?
t

paulolimac

Maicon Henrrique:
Então podem me ajudar indicando material pro estudo?
t

leia o capítulo 2 da apostila fj-21 http://www.caelum.com.br/apostilas/

Neste capítulo aprende-se como se conectar a um banco de dados, e como fazer um CRUD (inserir, excluir, alterar e consultar) dados num banco de dados.

A leitura é bem fácil, e direta. Assim você já sai do zero em BD + java.

Mas só tem o básico. Nela não se usam várias tabelas, relacionamentos, vários tipos de SQL etc… Isso tem que ser estudado por outro meio.

Quanto a interface gráfica, nesta mesma apostila aborda o uso de jsp. Mas não há um capítulo específico, ou seja, você terá que ir lendo a apostila para aprender, o que levará tempo, e caso você não o tenha, procure outra forma (outra referencia, outra tecnologia).

Mas para BD leia o capoítulo 2 que já abrirá um pouco sua mente.

C

Eu aprendi bastante com o YouTube ou em video aulas …
Tem videos que ensinam passo a passo como criar projetos em java, mesmo não sendo o que você precisa, a idéia é a mesma.
Boa Sorte! :slight_smile:

C

Enviou duas vzs! Foi mal

LucasBrum

JDBC é bem fácil e você iria ter uma noção muito rapida de como trabalhar com BD.

Criado 29 de junho de 2012
Ultima resposta 5 de jul. de 2012
Respostas 11
Participantes 8