Preciso de ajuda sobre struts com javascript

Minha tela eh composta por:

main.jsp = tela principal, campos de pesquisa
grid.jsp = iframe para visualizacao em grid de uma lista
manut.jsp = showmodal para cadastro de atualizacao

Bom, preciso emitir mensagens javascript de confirmação, tipo:

Registro incluido com sucesso.
Registro alterado com sucesso.
Registro excluido com sucesso.
Registro nao encontrado.
Mensagens vindas do validate() do FormBean.
Mensagens de validacoes de regra de negocio e possiveis erros do servidor etc…

Como poderia fazer isto, atualmente uso o ActionMessages, mas fica muito ruim de tratar
no layout, principalmente pelo uso do showmodal, nao tenho como mudar este layout
pois ja foi definido pelo cliente.

Estou encontrando problemas, na hora de definir onde devo colocar o
<logic:messagesPresent>, ou seja onde devo verificar os erros, uma vez
que preciso fazer forward via <action> do struts-config

Alguem tem alguma ideia, opiniao, ainda nao consegui visualizar uma boa dinamica para estas mensagens.

Terei que usar uma pagina so de erros e mensagens? Qual a melhor maneira de fazer isto???

Agradeco a quem puder me ajudar.

Oi

Rapaz, nao entendi muito esse sua duvida, qual o problema com JavaScript???

Bom, se estiver usando ActionErrors é só usar o hml:erros, mas se for ActionMessages, use o logic:messagesPresent, vc pode colocar onde quiser na página, não precisa de uma página nova não…

T+

Desculpe, nao me expressei claramente…

Bom, minha duvida eh quanto ao envio de mensagens, como falei envio via ActionMessages, ai tenho que colocar a verificacao via custom tags, estou achando estranho, talvez por ser meu primeiro projeto em struts…

Gostaria de saber se todo mundo faz assim mesmo, pois preciso emitir mensagens da camada de negocios pois eh la que eu vejo se ocorreu tudo bem ou nao…

Resumindo eh assim mesmo que se programa com struts, nao tem outra forma, vou ter que ficar capturando as mensagens pelas custon tags e gerar javascript para emitir os alert???

Preciso apenas nao ficar achando que não eh assim como estou fazendo, gostaria de ideia, cases para poder fixar o entendimento…

Como é feito geralmente???