Preciso de algumas dicas de modelagem

Olá,

Estou estudando java e gostaria de fazer um programa controlar agendamento de consulta ao médico (uso particular).
A idéia é manter um histórico de consultas médicas, e notificar quando haverá a próxima consulta.

Pensei a principio em três objetos Medico, Paciente e Consulta (em anexo)

Gostaria de alguma dicas práticas de modelagem… a classe Consulta seria candidata a uma coleção? a ligação entre Medico -> Consulta e Paciente -> Consulta seriam agregações?

kra bem nao sei se te ajudarei…

para armazenar uso um banco de dados logico…
coloca a funçao date e os campos necessarios…
para mostrar as proximas cria uma funçao tipo que busque no banco de dados com uma determinada data usando as propriedade de consulta do proprio banco de dados
se for mysql http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/date-and-time-functions.html

nao sei se te ajuda qualquer coisa da um toque…

[quote=ricardospinoza]Olá,

Estou estudando java e gostaria de fazer um programa controlar agendamento de consulta ao médico (uso particular).
A idéia é manter um histórico de consultas médicas, e notificar quando haverá a próxima consulta.

Gostaria de alguma dicas práticas de modelagem… a classe Consulta seria candidata a uma coleção? a ligação entre Medico -> Consulta e Paciente -> Consulta seriam agregações?[/quote]

:idea: [size=18]Agregação[/size]

:wink: Agregação é um tipo especial de associação onde tenta-se demonstrar que as informações de um objeto(chamado objeto-todo) precisam ser completadas pelas informações contidas em um ou mais objetos de outra classe(chamados objetos-parte).Este tipo de associação tenta demonstrar uma relação Todo/Parte entre os objetos associados.Objetos-parte não podem ser destribuídos por um objeto diferente do objeto-todo.O simbolo de agregação difere do de associação por conter um losângulo na extremidade da classe que contém o objetos-todo.

Isso já resolve ao menos 70% do problema…

abraçoss