Preciso de conhecimento JEE para se considerar um JAVA PLENO?

Pessoal,

Boa noite!!

Gostaria de uma ajuda de vocês quanto a questão da qualificação de um profissional JAVA.
Você se considera um analista/programador PLENO apartir do momento que sabe JEE?

Essa duvida veio em relação aos meus colegas de trabalho e ao meu conhecimento.

Por exemplo:
Tenho conhecimento em OO, SWING, JDBC (ORACLE, DB2, MYSQL E SQLSERVER), manipulação de arquivos (IO), API LOG4J, JDOM, JAVAMAIL, CONSUMO DE WEBSERVICE, JWS, Thread. O que eu me recordei são estes…

Todos estes conceitos que utilizo foram tudo para aplicações DESKTOP (JSE)
Serviços do windows, JAR e Java WebStart tudo no ECLIPSE

Estou partindo para JEE, começando a criar WebService utilizando NETBEENS e o COntainer Glassfish.

Agora vem a pergunta, ainda sou JUNIOR ou já posso me considerar PLENO?
Todas as vagas de PLENO as empresas querem JEE, STRUTS, HIBERNATE

Obrigado a todos…

Cara para vc ser um PLENO/SENIOR em java desktop (swing) vc não precisa saber de EJB, STRUTS

Agora claro que para vc ser um PLENO/SENIOR me desenvolvimento WEB precisa saber servlets,jsp,ejb,jdbc,jpa no minimo

Essa questão de pleno, junior e senior leva em consideração além do conhecimento o tempo de trabalho na área.

Você pode ser um desenvolvedor pleno em JSE, mas se não sabe JEE não poderia pegar uma vaga como pleno em projetos JEE. Ficaria mal pra você na hora de por a mão da massa e ter que ficar pedindo dicas aos juniors.

Olha só, da uma olhada nessas vagas para programador pleno: http://ondetrabalhar.com/java+pleno
Ve se você se enquadra nos requisitos.

Como diria Padre Quevedo, “isto non ecsiste!”. Eu me pergunto, como alguém poderia ser um programador sênior em Java e ser júnior em Ruby por exemplo. A complexidade de um quick sort muda de Java para Ruby ? O TDD em Java é diferente no Ruby ? SQL muda ? O protocolo HTTP muda ? Enfim, acho que para vagas como pleno e sênior por exemplo, a experiência no desenvolvimento conta muito mais do que o conhecimento na tecnologia em si. Pra mim, o cara pode pode até programar em bytecode se for o caso, mas o que diferencia o profissional é a maturidade no ambiente de trabalho.

Agora, é claro, que se você estiver migrando de uma tecnologia para outra é lógico que você vai no mínimo ler algo sobre essa tecnologia. Ou seja, por mim, você pode se candidatar perfeitamente a um cargo de pleno, pela sua experiência, mas é claro que você tem que ler alguma coisa sobre JEE para encarar uma seleção. Mas pleno em JSE e júnior em JEE ? “isso non ecsiste”

Ah eu discordo…

Uma pessoa que só trabalhou com Swing e JDBC ,

mesmo que ler um pouco, e chegar do nada para mecher com Spring,EJB,JPA,Hibernate,JSF,Flex,STRUTS,SERVELT,JSP.

O cara não vai desempenhar a mesma função nunca.

vc comparou Ruby, um cara senior em Ruby vc acha que ele consegui ser senior em Java…

Olá Pessoal, bom dia!

Obrigado pelas respostas… Obrigdo pelos incentivos também…
Porque hoje é chato você tentar procurar algo no mercado e se sentir inferior por nao saber JEE.

Fico me perguntando se poderia ter partido para JEE primeiro e depois JSE… mas vejo que naum…
é como se eu estivesse remando em meu barco até o outro lado do rio, onde na metade do caminho aprendi JSE e agora falta as demais…

Bom eu naum vou mudar o meu conceito entaum… me considero PLENO em JSE e se Deus quiser logo logo SENIOR pois estou me sentindo quase apto para tirar a certificação SCJP…

Abraçoss

[quote=erickfm8]Ah eu discordo…

Uma pessoa que só trabalhou com Swing e JDBC ,

mesmo que ler um pouco, e chegar do nada para mecher com Spring,EJB,JPA,Hibernate,JSF,Flex,STRUTS,SERVELT,JSP.

O cara não vai desempenhar a mesma função nunca.

vc comparou Ruby, um cara senior em Ruby vc acha que ele consegui ser senior em Java…

[/quote]

Desde que … . . . . . ele tenha adquirido experiência em desenvolvimento de software, não na ferramenta em si. Esse é o meu ponto. É claro que se ele passou 10 anos fazendo CRUD em Ruby on Rails, ou qualquer framework que seja, bem, venhamos e convenhamos … Outra coisa é aprender, nesses 10 anos, a projetar arquiteturas, montar um ambiente de desenvolvimento com servidor de integração e uma ferramenta de controle de qualidade, estimar estórias, enfim. Isso sem falar na capacidade de foco do profissional.

Particularmente, eu não trocaria um profissional (nem o “rebaixaria” para Jr.) que tenha foco, conheça bem OO (são poucos) e tenha noção de custos de operações I/O, busca, consumo de memória, etc. por outro que há 2 ou 3 anos repete mecanicamente o mesmo tutorial.

[quote=alxdre.pestana]Olá Pessoal, bom dia!

Obrigado pelas respostas… Obrigdo pelos incentivos também…
Porque hoje é chato você tentar procurar algo no mercado e se sentir inferior por nao saber JEE.

Fico me perguntando se poderia ter partido para JEE primeiro e depois JSE… mas vejo que naum…
é como se eu estivesse remando em meu barco até o outro lado do rio, onde na metade do caminho aprendi JSE e agora falta as demais…

Bom eu naum vou mudar o meu conceito entaum… me considero PLENO em JSE e se Deus quiser logo logo SENIOR pois estou me sentindo quase apto para tirar a certificação SCJP…

Abraçoss[/quote]

cara, OCJP (antiga SCJP) não faz de ninguém um sênior … é desejável para Júnior …

Então isso é muito relativo…

Depende muito do profissional

Verdade…
eu era do interior tinha apenas uma empresa que trabalhava com java na região,
eu precisei tirar a SCJP apenas para conseguir um ESTAGIO

RSRS Hoje um dia qualquer pessoa tem está certificação rs

[quote=erickfm8][QUOTE]
cara, OCJP (antiga SCJP) não faz de ninguém um sênior … é desejável para Júnior …
[/QUOTE]

Verdade…
eu era do interior tinha uma empresa que trabalhava com java na região,
eu precisei tirar a SCJP apenas para conseguir um ESTAGIO

RSRS Hoje um dia qualquer pessoa tem está certificação rs[/quote]

a questão não é nem qualquer um ter a certificação, a questão é que ela avalia, em um certo nível de profundidade apenas se a pessoa conhece a linguagem Java.

O ponto que eu estou colocando é que um profissional de desenv. é muito mais completo do que a linguagem que ele usa.

Falei ao contrario? rsrs

por isso mesmo por avaliar um conhecimento mais “base” (junior) fica mais acessivel a pessoa, assim tem uma quantidade muito grande de pessoal que até nunca trabalhou com java tirando esta certificação

diferente da SCEA que avalia um conhecimento mais senior e não é tão acessivel pela sua dificuldade (aonde muito raro pessoal que nunca trabalhou com java em si,tirar a mesma)

[quote=erickfm8][QUOTE]
a questão não é nem qualquer um ter a certificação, a questão é que ela avalia, em um certo nível de profundidade apenas se a pessoa conhece a linguagem Java.

O ponto que eu estou colocando é que um profissional de desenv. é muito mais completo do que a linguagem que ele usa.
[/QUOTE]

Falei ao contrario? rsrs

por isso mesmo por avaliar um conhecimento mais “base” (junior) fica mais acessivel a pessoa, assim tem uma quantidade muito grande de pessoal que até nunca trabalhou com java tirando esta certificação

diferente da SCEA que avalia um conhecimento mais senior e não é tão acessivel pela sua dificuldade (aonde muito raro pessoal que nunca trabalhou com java em si,tirar a mesma)

[/quote]

Nossa… eu achava que ao tirar a certificação eu jah estaria o “expert” em JSE…
Se vc esta falando que essa certiticao é para JUNIOR então tenho que tirar ela logo…
Pelo menos naum me sinto tao rebaixado…