Na próxima segunda feira, dia 18, inicio a academia Java na Global Code (Unidade de São José dos campos).
Sou iniciante, fiz o curso de lógica de programação durante um mês na própria unidade, e agora vou iniciar os estudos da linguagem Java através da academia.
Optei por inicar os estudos através da academia java pela didática; até porque, por ser iniciante, seria melhor direcionado.
Mas gostaria da opinião e das dicas dos senhores!
Quais dicas de estudos vocês poderiam me dar?
Penso em postar um resumo das aulas para vocês acompanharem aqui no guj, o que acham?
Comece sendo o mais disciplinado possível. Há exercícios que foram passados e precisam ser feitos ? Faça.
Se sobrar mais um tempinho ao longo da semana, procure novos exercícios “do mesmo nível” na web e os resolva também.
Programação não é apenas teoria, precisa de bastante prática também. Quanto mais você pratica, melhor será.
Se conseguir separar uma hora do seu dia para focar nos estudos, vai ser excelente. Quando eu digo uma hora, é uma hora focado!.
Não uma hora, sendo 10 minutos de internet, 20 de bate papo no facebook e coisas desse tipo.
Por isso eu digo, seja disciplinado, fique atento as explicações em sala de aula, tire suas dúvidas lá, não sinta vergonha em perguntar.
“Sugue” o máximo dos colegas e dos professores, quanto mais experientes eles forem mais você aprende.
Use o GUJ, tem vários locais para postar dúvidas e se tu mostrar que está tentando, não vai faltar pessoas para ajudar.
Então, basicamente, seja disciplinado e pratique o máximo possível.
Todos os exercicios passados, eu os concluia assim que possivel.
Estudei alguns livros, como o use a cabeça Java, Java como programar do Deitel.
Fiz projetos particulares!!! Isso que me ajudou mais desde o mais simples aprendizado. Por exemplo:
Quando aprendi a fazer um random, Ja tive uma chance de fazer um “auxiliador” de jogos de RPG de mesa.
Formulario com cadastro em banco de dados - fiz fichas de jogos para rpg. (isso ja ajudou uma galera que estava jogando na epoca e as fichas eram dinamicas, consegui fazer em rede pra atualizar o hp, sp essas paradas, só precisava cada um ter um note ou um tablet para poder acessar essas informações.
Android - fiz um clicker para adestramento de caes, verificador de sites online (Eu tenho que gerenciar um servidor de hospedagem, quando um site cai, um programa em java no meu pc me avisa pelo app do android), alguns jogos e assim por diante.
Esses sao alguns exemplos do que eu fiz para poder fixar as coisas na minha mente. tente também começar algo e voce verá que vai se sair bem.
como você acaba tendo de usar o computador para estudar, fica uma dica. Se for usar a Internet para procurar as coisas (como documentação das APIs, exercícios etc). use o Firefox e use algum plugin bloqueador de sites, como o Adblock Plus para bloquear aqueles sites (como o Facebook e até mesmo o GUJ, quem sabe…) enquanto você está estudando.
Isso ajuda você a não ficar muito disperso (sabe como é que é, ex-fumante que vê alguém fumando…)