Estou fazendo um curso de Java, e a grade do meu curso não tem o foco na interface gráfica.
Gostaria de saber dos companheiros, qual a indicação para a camada de apresentação(Swing, Flex, etc…) para inciar os meus estudos?
Gostaria também de uma orientação quanto ao mercado de trabalho para o Java (devo apostar minhas fichas no desktop ou na web)?
Se escolher Web pode crer que não vai faltar serviço - por exemplo, aqui na firma há vários projetos Web usando Java, mas desktop é só um (uma applet gigantesca, da qual todo mundo que ouve falar foge… - é que ela é um verdadeiro frankenstein, mexida por um monte de programadores Java que sabiam muito bem Web, mas Swing só ouviram falar - e já viu como é que ficou.)
Pode ser que você ache projetos em Java Swing, mas é um pouco difícil, por que usualmente o pessoal prefere construir aplicações Desktop em .NET (C# ou VB.NET), porque é mais rápido e produtivo.
É interessante saber bem Flash (usando Flex ou não); sempre tem alguma coisa para fazer em Flash. A maior parte das aplicações que antigamente exigiam applets podem ser feitas perfeitamente por um Flash.
Exatamente a maior demanda é para WEB, mas hoje já não é mais aquele monstro de 7 cabeças o desenvolvimento desktop em Java, algumas ferramentas como NetBeans podem te trazer ótima produtividade, e hoje em dia como na WEB existem frameworks que facilitam o desenvolvimento como o GENESIS e o SWINGBEAN para serem usados.