Preciso de recomendações sobre o mercado

14 respostas
A

Bom dia, caros colegas!

Sou novo no mundo da programação e no forum.
Pesquisei diversos topicos, porem não encontrei algo que respondesse meus questionamentos, podem me orientar?

Tenho 22 anos, sou analista de suporte na TIVIT, moro em são jose dos campos; estou iniciando meus estudos em desenvolvimento de software e para tal, estou matriculado na academia java da global code. Fiz o curso de logica de programação e começo a academia em março.

Minhas duvidas são com relação a que passos dar. Será que escolhi mal optando pela academia java sem ter nenhuma experiencia em desenvolvimento? ou fiz bem, por aprender de forma mais didatica o que é necessário para o mercado de trabalho?

com este curso, será possivel inciar no mercado de desenvolvimento?

Quais os proximos passos voces me recomendariam?

Me perdoem tantos questionamentos.

Deus abençoe a todos.

Airton Lucas

14 Respostas

rmendes08

Uma boa faculdade, assim que possível.

manhanijava

além do que o amigo citou…muita leitura…eu todos os cursos referente ao java em 2008 na impacta, serviu pra começar a ver o mundo, não adianbtou muito…ai fiz facu…abriu mais um pouco os olhos…mas no meu caso nada foi mais importante do que ler…ler e ler…e praticar…praticar e praticar…aprendi mais com video aulas, alguns tutos e por determinação própria do que com os cursos…obviamente foram validos, mas não se aprende o pulo do gato…digo que ler…assistir video aulas e os tutos aqui do site…não é a única maneira obviamente…mas tudo isto que citei é focado especificamente em problemas que vc vai ter no dia a dia…

P.S. Sei que vão me xingar…mas é só uma opnião…e sim estude…faça faculdade…cursos…mas seja um autodidata…leia muito…pratique muito…pois java é FOD@

ViniGodoy

Por favor, não poste tópicos usando SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS no título. Além disso, o título deve descrever seu problema, não você.

gusthavosouza

Cara o jeito e estudar por conta e se esforçar,
fiz cursos, e na minha mente eu pensava, quando eu tiver acabando os cursos vou arruma um trampo mas nao foi assim
nos cursos voce aprende as manhas, o que se usa mais, voce adiquiri conteudo, e voce estudando bem por conta, voce aprende pra k7, conteudo pratica, e pode estudar a hr que quer, nao tem transito, etc etc,
entao voce acaba se dedicando mais,.
Cursos faculdade, etc etc são sempre bons, mas se voce nao tiver a vontade a força dentro de si nao ira adiantar em nada,

J

Com certeza um curso ou uma faculdade é essencial para vc conhecer a teoria, porém a prática mesmo vc vai aprender estudando e se dedicando sozinho, é aquela história de aprender com os erros entende? A cada solução que vc aplica vc adquire conhecimento. Sem contar que cada programador aplica as mesmas coisas de formas diferentes !

M

Perguntar as necessidades no seu trabalho também podem auxiliar. Se é puro desenvolvimento, focos em certas linguagens ou até mesmo gerencia de projetos.
Pra cada assunto que existir, vao existir centenas de dicas, aulas, video-aulas e tutoriais pra você se especializar mais no que seu trabalho pede.

A

Obrigado pelas respostas, pessoal!

Vou me dedicar ao máximo!

Mas, na opinião de vocês, fiz mal em já começar com uma academia java?

drsmachado

Com certeza atenção é fundamental. Note que você criou o tópico no fórum de java básico, quando, essa seção de “auto ajuda” é mais cabível ao fórum de assuntos necessariamente ligados a tecnologia.

Sinceramente, uma faculdade é fundamental. Por mais que existam pessoas que exerçam profissões ligadas ao desenvolvimento sem curso superior ou curso superior na área (física, química e afins possuem disciplinas de programação em suas grades), eles são exceções.
Um curso voltado à programação é um bom atalho, você aprende como programar, normalmente, sem se preocupar com pormenores, como ocorre em um curso superior regular.

A

Airton_Lucas:
Bom dia, caros colegas!

Sou novo no mundo da programação e no forum.
Pesquisei diversos topicos, porem não encontrei algo que respondesse meus questionamentos, podem me orientar?

Tenho 22 anos, sou analista de suporte na TIVIT, moro em são jose dos campos; estou iniciando meus estudos em desenvolvimento de software e para tal, estou matriculado na academia java da global code. Fiz o curso de logica de programação e começo a academia em março.

Minhas duvidas são com relação a que passos dar. Será que escolhi mal optando pela academia java sem ter nenhuma experiencia em desenvolvimento? ou fiz bem, por aprender de forma mais didatica o que é necessário para o mercado de trabalho?

com este curso, será possivel inciar no mercado de desenvolvimento?

Quais os proximos passos voces me recomendariam?

Me perdoem tantos questionamentos.

Deus abençoe a todos.

Airton Lucas

Sempre recomendo o estudo da certificação Java, para quem está começando, pois é incrível o tanto q se aprende além de q a mesma direciona o q deve-se estudar no âmbito de Java base/básico para depois pode focar em alguma especificidade como Web (mais amplamente difundida pela comunidade).

O curso q vc optou acho q o seu perfil sim.

Acredito q tb q na Tivit, vc poderá ter a oportunidade d migrar d área, pois sei q prestam diversos serviços inclusive de desenvolvimento Java.

Boa sorte!
André AS.

wbdsjunior

Airton_Lucas:
Obrigado pelas respostas, pessoal!

Vou me dedicar ao máximo!

Mas, na opinião de vocês, fiz mal em já começar com uma academia java?

também comecei como Analista de Suporte e, enquanto estava na Faculdade, fiz a Academia Java na Globalcode (Campinas/SP) e comecei a procurar um novo emprego. Só consegui estagiar 1 ano depois de ter concluído a academia. Não me esforcei em ler livros (sinto vergonha em dizer isso, mas é a verdade) e/ou fazer outros cursos. Acho também que ninguém acreditou que eu trocaria uma carreira como Analista de Suporte há 7 anos por um estágio. Isso deve(?) ter dificultado muito a minha entrada para o “mercado” de desenvolvimento de software.

minha opinião: você fez bem entrar no curso, mesmo não tendo experiência (sem conhecimento você não poderá adquirir experiência). também fez muito bem em entrar este fórum.

meu conselho: continue estudando. como o amigo rmendes08 bem respondeu, faça “uma boa faculdade, assim que possível”. leia muitos livros (muitos mesmo) e participe do fórum.

drsmachado

Uma outra coisa, você está trabalhando na Tivit, uma empresa com uma carteira bem legal de clientes para desenvolvimento (eu mesmo já trabalhei nesta empresa, embora minha experiência não tenha sido das mais legais). Resta saber se irão te dar a oportunidade para iniciar suas atividades como desenvolvedor (correndo o risco de você não se adaptar rapidamente e perder alguém com experiência em suporte).

igor_ks

Não tem problemas em entrar na academia de Java sem ter um previo conhecimento, apenas se esforce para que vc possa adquirir o maximo de conhecimento possivel, pois alem de nao perder tempo, o investimento é alto…

Faça projetos pessoais para praticar, quebrar a cabeca, entender melhor os conceitos e não esquecer do que aprendeu

Tente emprego com desenvolvimento Java e estude para certificacao, caso nao consiga sem a certificacao, provavelmente terá mais chances com ela… e estude/conheca os principais frameworks, principalmente web

A

Minha técnica sobretudo, foi participar assiduamente de pelo menos dois fóruns, portanto, recomendo o mesmo.

A

Poxa, galera, vocês são muito prestativos. Muitissimo obrigado!

A ideia principal de eu estar fazendo a academia é conseguir a certificação. Claro que terei que estudar muito pra isso, e assim o farei.
Acreditam que com a academia, consigo tirar a certificação?
Na hipotese de eu conseguir, ela me abre melhores caminhos, pelo fato de eu nao estar cursando, por enquanto, a faculdade?

Sobre a Tivit, pra migrar de area, eu provavelmente teria que mudar pra SP. Espero que aconteça isso mesmo, facilitaria muito o meu caminho.
Pretendo ingressar na faculdade de analise e desenvolvimento de sistemas na Fatec aqui da cidade, o que acham?

Deus abençoe a todos, mais uma vez.

Criado 12 de fevereiro de 2013
Ultima resposta 13 de fev. de 2013
Respostas 14
Participantes 11