Preciso de um exemplo simples de acesso ao MySQL!

17 respostas
D

Bom dia!

Eu acabei de instalar o tomcat 6, já tenho o JRE e baixei o driver mysql connector java.

Eu simplesmente não sei aonde coloco o driver! Eu quero implementar um exemplo MUITO SIMPLES usando JAVA PURO, ou seja, sem o uso de qualquer IDE. Não quero saber de frameworks nem nada, apenas quero algum tipo de “ALO MUNDO” com MySQL no java puro.

Alguém pode me dar uma luz?

Eu também gostaria de dicas e materiais para aprender a programar em JAVA PURO. Não me sinto à vontade usando IDEs, quero ver a aplicação rodando no meu tomcat!

Obrigado

17 Respostas

lina

Oi,

Bem vindo ao GUJ.

Você já tentou procurar sua dúvida no campo busca do fórum?

Hoje em dia existe uma vantagem muito grande em utilizar IDE’s. Você não deixara de usufruir do “java puro” se utiliza-la. Apenas utilize a IDE certa sem plugins automáticos para desenvolvimento.

Sugestão: Eclipse

Tchauzin!

ViniGodoy

Se você tivesse digitado “MySQL Java Sample” no google, acharia esse texto:
http://www.kitebird.com/articles/jdbc.html

Que logo de cara tem um exemplo completo.

Se não sabe inglês e digitasse “MySQL Java Exemplo”, acharia esse outro:

Que também explica como fazer.

Se você tem algo contra o google, e tivesse usado a busca do guj, o mesmo termo te levaria a esse exemplo:
http://www.guj.com.br/posts/list/60009.java

D

Não achei esta pasta…

Podes me dar o endereço completo dela, considerando que o meu webapps está em “C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\webapps” ?

D

ViniGodoy:

Se você tem algo contra o google, e tivesse usado a busca do guj, o mesmo termo te levaria a esse exemplo:

/

Obrigado pelas referências…

Eu estou um tanto chateado de encontrar falsos positivos, por isso resolvi postar aqui.
É sempre exemplos que não funcionam, que não especificam tudo, ou então exemplos com IDEs e frameworks envolvidos etc. O que eu quero é um exemplo SIMPLES com JAVA PURO e que especifique AONDE eu coloco os arquivos do driver (sem esse negócio de $JAVA_HOME etc, que daí nem sei do que se trata e teria que pesquisar maaaiiisss coisas…).

Tenho a impressão de que as pessoas não gostam muito de facilitar ao dar informações… “Ah, eu penei muito pra aprender isso e agora vou entregar de mão-beijada pra esse estranho aí?”. Sei lá… Incrível como é difícil encontrar soluções simples para problemas simples por aí.

lina

diogofloripasc:
ViniGodoy:

/

Obrigado pelas referências…

Eu estou um tanto chateado de encontrar falsos positivos, por isso resolvi postar aqui.
É sempre exemplos que não funcionam, que não especificam tudo, ou então exemplos com IDEs e frameworks envolvidos etc. O que eu quero é um exemplo SIMPLES com JAVA PURO e que especifique AONDE eu coloco os arquivos do driver (sem esse negócio de $JAVA_HOME etc, que daí nem sei do que se trata e teria que pesquisar maaaiiisss coisas…).

Tenho a impressão de que as pessoas não gostam muito de facilitar ao dar informações… “Ah, eu penei muito pra aprender isso e agora vou entregar de mão-beijada pra esse estranho aí?”. Sei lá… Incrível como é difícil encontrar soluções simples para problemas simples por aí.

Oi,

Muito pelo contrario! Adoramos transmitir o pouco de nosso conhecimento para os outros…

Na realidade um tópico como “Preciso de um exemplo simples de acesso mysql” é quase impossível não passar referencias de outros locais.

Espero que entenda! Gostaria de saber o que seria esse “java puro” para que possa auxilia-lo e dar dicas de estudo…

Tchauzin!

ViniGodoy

Acho que você está adotando uma postura um tanto quanto cômoda. O mínimo que você tem que entender é o seu ambiente. Você deveria entender isso antes de programar a primeira linha de código.

Por que o ambiente vai mudar de acordo com a aplicação, e não é culpa de quem escreve o tutorial não conhecer que servidor você está utilizando, ou em que pasta você instalou seu java. Se você usar o TomCat, a pasta das libs será num lugar, no glassfish, será em outro, se for uma aplicação desktop, em outro ainda. Os tutoriais geralmente vão te dar os exemplos em java puro.

Se você ainda não sabe direito como isso funciona, vai ser realmente difícil encontrar um tutorial que fale exatamente do mesmo ambiente que o seu. O primeiro tutorial que postei tem um exemplo trivial. Testei ele aqui e funciona. Mas está como você pediu, simples, em java puro, sem nem mesmo usar um servidor web - pois usa-lo, por si só, deixaria de ser “java puro”. O tutorial assume que você saiba configurar o seu classpath e importar suas libs no javac, ou pelo menos sabe como seu servidor faz isso.

Se você não sabe nem isso, comece procurando material sobre o seu servidor, e entenda como o java puro configura libs externas. É fundamental saber esses conceitos, já que eles serão a base de tudo o que você está desenvolvendo.

D

É programar em java sem usar IDEs (eclipse, netbeans etc).

Na verdade não vou ficar programando em java puro por muito tempo, mas sinto que preciso entender o que acontece.
As IDEs normalmente criam as pastas de um projeto e abstraem as coisas. Quero poder programar no meu servidor local e saber que serei capaz de transferir meus sistemas para um outro servidor e fazer rodar normalmente.

ViniGodoy

Por sinal esse negócio de $JAVA_HOME é java puro.

Consulte os seguintes tutoriais do GUJ para saber como o java funciona:
http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=163 (veja a parte de variáveis de ambiente)
http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=108

ViniGodoy

É bom saber as coisas da forma pura, até para diagnosticar problemas que a IDE te mostra. É importantíssimo entender como as coisas funcionam, para não irar um escravo da IDE.

lina

Oi,

Significado de “java puro” na minha opinião seria: Escrever e desenvolver sua codificação na unha, seja ela com ou sem IDE. Apenas utilizando métodos de pesquisa como javadoc etc…

O que eu sempre fiz… estou errada neste meu conceito ?

Tchauzin!

edu_merckx

aprender na ‘unha’ é interessante porque dá pra ‘visualizar’ todo o processo, algo que as IDEs ocultam do desenvolvedor… mas trabalhar assim sem chance…

T

Eclipse forever!!!

D

Eu já programei usando IDE (Eclipse e Netbeans) e realmente sei pouco ou nada sobre o ambiente java.

Eu mal sei transferir um sistema local para um servidor remoto, e isso me deixa muito inseguro porque agora estou trabalhando por conta em um sistema e vou ter que fazer tudo.

Ainda não instalei nenhuma IDE em minha máquina, pois sinto que preciso aprender mais sobre o java. Materiais para isso eu sei que existe, mas de repente me bateu um desespero para fazer “funcionar algo”.

Obrigado pelas fontes e dicas!

D

Ah, consegui rodar um exemplo teste, segue o código-fonte:

<%@ page language="java" import="java.sql.*"%>
<html>
<head><title>Teste MySQL</title>
</head>
<body>

<p align="center"><b>Registros:</b><br>&nbsp;</p>

<%
String DRIVER = "com.mysql.jdbc.Driver";
Class.forName(DRIVER).newInstance();

Connection con=null;
ResultSet rst=null;
Statement stmt=null;

try{
String url="jdbc:mysql://localhost:3306/NOMEDOBANCODEDADOS?user=USUARIO&password=SENHA";

int i=1;
con=DriverManager.getConnection(url);
stmt=con.createStatement();
rst=stmt.executeQuery("select * from registros");

while(rst.next()){
%>
<%=rst.getString(0)%><br><%=rst.getString(1)%>
<br><br>
<%
i++;
}
rst.close();
stmt.close();
con.close();
}catch(Exception e){
System.out.println(e.getMessage());
}
%>
</body>
</html>

Para quem usa o apache tomcat 6 deve incluir o driver mysql (mysql-connector-java-5.1.11-bin.jar) no diretório “lib” (no meu caso: “C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\lib”).

I

Primeiro boa sorte :)

Com a evolução de tudo e vc quer programar sem usar uma IDE é da um tiro no pé.. Mas sem problemas se vc quer um exemplo de conexao com o Mysql sem nada ta ae

Primeiro vc criar uma classe de conexoa pra deixar mais organizado.

public class Conexao{

public static Connection getConnection() throws SQLException {  
         try {  
             Class.forName("jdbc:mysql://localhost/teste");  //Endereço+Nome do banco
               return DriverManager.getConnection("com.mysql.jdbc.Driver", "root","");  //class,usuario,password
         } catch (ClassNotFoundException e) {  
             throw new SQLException(e.getMessage());  
         }  
     }
}

Depois em alguma classe:

public class AlgumaClasse {  
    public AlgumaClasse() {  
         Connection conn = ConexaoBD.getConnection();  
         //Crie um statment
        //Monte sua query
        //Execute sua query
        //use o try, catch e finally para tentar executar, capturar um erro se der e finalizar a conexão ao final de tudo.. 
       //Bom ta ai sua tarefa de casa :)

}  
 }

Seu driver do mysql deve esta dentro da pasta lib da pasta WEB-INF ja que vc vai utilizar o tomcat.

Abraços.

I

diogofloripasc:
lina:

Gostaria de saber o que seria esse “java puro” para que possa auxilia-lo e dar dicas de estudo…

Tchauzin!

É programar em java sem usar IDEs (eclipse, netbeans etc).

Na verdade não vou ficar programando em java puro por muito tempo, mas sinto que preciso entender o que acontece.
As IDEs normalmente criam as pastas de um projeto e abstraem as coisas. Quero poder programar no meu servidor local e saber que serei capaz de transferir meus sistemas para um outro servidor e fazer rodar normalmente.

Vc pode programar usando uma ID de forma “pura”. Só gostaria de entender o pq esta querendo aprender assim? Posso te garantir que isso não vai te ajudar para o mercado de trabalho, pois em todo e qualquer emprego vc vai precisar conhecer uma IDE, alguns até pedem que vc conheça alguma especifica pois é a utilizada na empresa.

I

É bom saber as coisas da forma pura, até para diagnosticar problemas que a IDE te mostra. É importantíssimo entender como as coisas funcionam, para não irar um escravo da IDE.

Não tiro sua razão, nem da Lina. Mas o que ele esta fazendo é radicalizar uma forma de estudo, que no meu ponto de vista é sem objetivo.

Criado 2 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 2 de fev. de 2010
Respostas 17
Participantes 6