Preciso de uma Dica de Estudo

Olá a todos…
Sou programador Delphi há quase 05 anos e me vejo na seguinte situação…Tenho que aprender Java e OO pra me mander no mercado.
Já fiz um curso sobre java, tenho noções básicas de Java e OO, mas por
não utilizar no meu dia-dia acabou que esqueci muita coisa do que aprendi. Então estou as vésperas de encarar um novo Curso, onde a carga horária de 40 horas é só de OO.

Gostaria de um conselho, na verdade se possivel um cronograma, pois na minha opinião me corrija se estiver errado, uma certificação em Java conta muito mas é impressindivel saber programar em java para Web.

Enfim é possível ter um cronograma para os estudos ? O que vcs indicam, estou no caminho certo ?

Quero fazer o curso e me dedicar muito, estudar pra valer, pra tentar a Ceritificação e dar um jeito de estudar e por em prática Java para Web.

Desde já agradeço a todos que me ajudarem.

Ps:Caso tenham algumas dicas de livros, sites serão bem vindos.

Existem vários tipos de certificação, a SCJP abrange os fundamentos de Java e há outra certificação SCWD para desevolvimento web com Java e daí tem outras certificações até chegar na SCEA (arquiteto Java).

Uma boa dica é ler, ler, ler e ler mais um pouco nas horas vagas :shock: Leia vários livros pois você terá visões diferentes e mais completas.

Livros como “Java Como programar” e o próprio livro de certificação da Kayth Serra são muito bons, porém leia o Java como programar primeiro na minha opinião.

Att.
Fernando.

Valeu pelas dicas Fernando. O négocio é estudar muito mesmo…

Alguem mais ?

Aprenda OO, Paterns e muito bem as API do Java, depois vc só vai tirando as certificações que precisar, pq é mera formalidade pra RH e pra aumentar seu salário, não diz se vc sabe ou não sabe nada em Java.

Uma boa dica eh nao comprar livro nenhum. Nao existe uma sequencia correta de estudo.

Voce vai aprendendo de acordo com a necessidade.
Tenha ideias e faça programas, pintou uma duvida pesquise na net, eh mais barato e voce pode ainda trocar experiencias com os outros programadores.

:smiley:

Primeiramente, acho que você deve procurar o que é que Java tem de diferencial em relação à Delphi, que justifique o seu investimento.

Eu não conheço Delphi muito bem, mas acredito que seja mais usado para aplicações como as que usam Swing, de Java. Pelo que você comentou acredito que queira ir para a parte de programação Web.

Na minha opinião acho que você deve tentar fazer um sisteminha web simples pra começar, um cadastro, por exemplo.

O problema é que Java não é tão simples se você está acostumado com programação estruturada, então é importante ter uma boa base nos fundamentos da linguagem, e em orientação a objetos. Só tendo essa boa base você poderá começar com o aprendizado da parte Web (Servlets, JSP, etc).

Sobre a certificação, ela segue o mesmo caminho que eu comentei acima: para você ser um SCWCD(Sun Certified Web Component Developer), o requisito é que seja um SCJP (Sun Certified Java Programmer).

Mas como você falou que trabalha com programação há algum tempo já deve possuir uma boa bagagem de lógica de programação, o que facilitará no seu aprendizado.

Já tentei aprender, fazendo alguns programinhas…mas acredito que minha deficiencia maior é em OO, aí não adianta, vou ter que acabar morrendo com a grana desse curso, pra pegar forte o fundamento de OO e como dito anteriormente estudar bastante as APIS e treinar fazendo uns programas ou se Deus quiser, arrumar um trampo onde eu possa mexer só com java …

Mais alguma dica :?:

Agradeço a todos, que estão me ajudando com as dicas.