Preciso de uma opiniao

pessoal me formei neste ano que passou em tecnologia em informatica voltada pra software 3 anos de curso nos ultimos 2 vimos java mais a base que mtivemos foi muito ruim gostaria de saber se vcs podem me ajudar como faço para aprimorar meus conhecimentos ainda estou bastante perdidao se alguem sabe de algum tutorial os que eu procuro ou é muito no começo ou é avançado de mais

o que eu devo fazer pra conseguir? e se é dificil ? pessoal estou muito confuso m ajudem valew

Um livro muito bom e bastante recomendado é o Java como Programar, da família Deitel.

Como está a sua lógica? Se você não sabe programar nem em pseudo-código, é melhor você começar por aqui.

Como está sua orientação a objetos? Se para você herança ainda é o dinheiro (ou as dívidas) que você vai receber dos seus pais, polimorfismo é um poder dos Power Rangers, estude o tema! Agora, se você já sabe organizar classes, entende os conceitos de pacotes e já até fez alguns projetinhos em UML, mas quer aperfeiçoar isso, parta para livros como Padrões de Projeto e Refatoração.

Java? O quanto você conseguiu aprender? Se foi absolutamente nada, comece com um livro mais didático como Use a Cabeça Java ou o livro do Deitel. Se você tem bom conhecimento da sintaxe, mas o que peca é o que fazer e o que não fazer, procure livros como Core Java 2 e Effective Java.

E uma dica, programe. Programe muito. Partindo para um cliché, dizem que “o profissional experiente é aquele que sabe programar certo. E que se aprende a programar certo programando errado.” Então não tenha medo!

Finalmente, procure um estágio na área. Você aprende muito com os colegas de trabalho e enfrentando situações reais.

[quote=digo]pessoal me formei neste ano que passou em tecnologia em informatica voltada pra software 3 anos de curso nos ultimos 2 vimos java mais a base que mtivemos foi muito ruim gostaria de saber se vcs podem me ajudar como faço para aprimorar meus conhecimentos ainda estou bastante perdidao se alguem sabe de algum tutorial os que eu procuro ou é muito no começo ou é avançado de mais

o que eu devo fazer pra conseguir? e se é dificil ? pessoal estou muito confuso m ajudem valew[/quote]

Digo

Pelo que você falou, você pode adotar três abordagens:

1 - Estudar para uma certificação, como sugeriu o Victor. Isso vai te ajudar a conhecer Java, mas pouco de programação.

2 - Comprar um livro de “devorá-lo”. Um que recomendo é o Java Como Programar. O Deitel detalha bastante (às vezes até demais) e abrange muitos tópicos da plataforma. Depois de estudá-lo, você pode partir para JEE.

3 - Arrumar um projeto para fazer e sair procurando tutoriais. O chato disso é que você adquire muito conhecimento prático, mas fica restrito no teórico.

Pra mim, o ideal é combinar as três estratégias. Quando eu comecei com o Java, participei de um grupo de estudo que durou dois anos! Pegávamos um livro qualquer, estudávamos tudo, fazíamos o máximo de exercícios e ainda trabalhavamos em projetos paralelos. Um grupo de estudo aplicado também é uma boa pedida!

Mais uma dica: estude bastante OO e Design Patterns.

Bom dia Digo!
Eu passei por uma situação semelhante! Eu vim de outras linguagens de programação! Estudei pelo livro da Kathy preparatório para o SCJP, foi uma forma de direcionar meus estudos e aumentar a minha empregabilidade! Dessa forma, vc assimila conceitos de orientação a objetos e se familiariza com a sintaxe da linguagem! A melhor forma de aprender é fazendo exercícios! Existe a ressalva de que passar no SCJP não quer dizer que vc saiba programar! Outras deficiências vc vai suprir treinando ou trabalhando, afinal de contas “a necessidade é a mãe do saber”! rs
Lógico que existem outros meios! Esse foi o caminho que segui! É apenas uma sugestão!
Bons estudos!