Preciso experimentar outras IDEs?

Olá, devs!
Este é meu primeiro post no GUJ, então: Hello World!

Comecei a programar ha pouco tempo, ainda estou estudando HTML, CSS e começando JavaScript.
Uso Atom desde as minhas primeiras linhas de código e nunca experimentei outro editor. Vejo muitas pessoas em tutoriais na internet usando Sublime e muita gente em fórums, blogs, vídeos, podcasts e etc elogiando muito o Visual Studio.

Não tenho problemas em usar o Atom e não vejo motivos para baixar outra IDE. Uso ele pois no começo conhecia apenas Sublime, Brackets e Notepad++, além do Atom que foi o único que me chamou a atenção entre esses.
Pesquiso atalhos, packages e etc para melhorar minha experiência nele e com isso me veio algumas dúvidas:

Assim que eu começar a trabalhar na área vou ter que saber usar outras IDEs para não ficar “perdido” enquanto trabalho na empresa? Também tenho que saber atalhos e os melhores plug-ins dos outros editores?
Deveria experimentar o Visual Studio (que me parece ser bem interessante), já que vejo todo mundo elogiando? Ele é mais vantajoso ou se trata apensa de gosto?

Também tenho interesse em aprender uma linguagem back end e mobile, tudo isso se faz na mesma IDE ou teria que usar outros programas mais específicos?

Desculpem se foram muitas perguntas.
Agradeço desde já.

1 curtida

Cara, assim como quase tudo no mundo de desenvolvimento: depende.
Eventualmente você vai entrar em uma equipe onde todos usam a ide X. Para manter o padrão, vc terá que usar essa ide.
Por exemplo, eu não gosto do STS (Spring tools suíte), mas, a equipe aqui usa, logo, não tive alternativas. Precisei relegar o eclipse “roots” a segundo plano.

2 curtidas

Se for estudar C#/.NET é natural que use o Visual Studio, nem precisando parar para estudar esta IDE de tão intuitiva que é. Ao estudar .NET naturalmente vai aprender a usar o Visual Studio.

1 curtida

Como o Darlan falou, depende.
Meu dia a dia e da equipe é o seguinte: