Preciso mesmo reiniciar o tomcat após alterar uma classe?

Sou novo em java e estou meio perdido.
criei uma classe e salvei (/WEB-INF/classes/conexao.java)
executei o javac -d . conexao.java
o arquivo conexao.jsp encontrou a classe e executou tranquilo, porém quando altero o conteúdo do arquivo conexao.java tenho que recompilar a classe e reiniciar o tomcat.
não tem nenhum método mais fácil?

Olá fabaopaiva,

Uma busca por “tomcat carrega a classe ?” no google trouxe muitos resultados. Sugiro uma boa busca.
Dê uma olhada sobre o “manager” do tomcat.

Acredito que o arquivo precise sim ser compilado novamente pois sem o .class atualizado suas mudanças não fariam efeito. Algumas ferramentas devem fazer esse reload automaticamente.

aquele abraço

a classe eu recompilo sem problema, o chato mesmo é reiniciar o tomcat toda vez.
quando compilo a classe ela vai pra onde?
pois mesmo se eu apagar os diretório com as classes compiladas elas continuam funcionando.
ou será que é o Tomcat que cria algo tipo um cache com as classes do meu projeto?

Tenho pouca experiência com Tomcat, mas sei que ele tem algo assim. Tem até uma pasta onde ficam esses arquivos carregados (não lembro onde), por isso continua funcionando se vc apagar as classes. Você tem que recarregá-los para que surtam os efeitos, por isso reiniciar o servidor.

O eclipse reiniciava o servidor automaticamente pra mim …

Se existe alguma maneira de dar esse reload automático sem reiniciar o servidor, eu não conheço :oops:

aquele abraço

Obrigado, e mais uma coisa, lembro que uma vez eu usei o eclipse com php e ele tinha uma janela que simulava o browser e não estou lembrando onde fica essa janela, sabe onde é?
Obrigado.

Eduardo, já encontrei, muito obrigado
a janela é Internal web browser.

:slight_smile:

No eclipse ao rodar o aplicativo vc tem a opção “run as” -> “run on server” , ele deve abrir a janela automaticamente pra você.
Aliás, você está utilizando o eclipse não é?

Quando você escolhe o “run on server” ele te mostra uma opção “reiniciar o servidor?”, aí ele reinicia, carrega os arquivos e abre essa janela simulando o browser.

Ok Eduardo, muito obrigado.