Preço de aplicação

18 respostas
I

Boa noite,

Eu sei que esse topico teria q ter sido criado no off topic, mais essa area é mais visitada e eu preciso algo como de URGENCIA, bom estou em um projeto, iniciei agora no desenvolvimento e gostaria de saber quanto cobrar em media de uma aplicação para informatizar um ferro velho ,ou seja, o sistema vai cobrir toda a empresa.

Uma aplicação q controle,
estoque,
cadastro de cliente,
cadastro de fornecedor,
relatorio mensal, quinzenal.
controle de venda,
controle de pagamento,
cliente servidor (sendo 1 servidor e 2 clientes)
Controle de impostos,
Tendo a possibilidade de alteraçar tudo citado a cima…

Bom a aplicação se resume em quase isso, tem mais algumas coisas que não estou me lembrando, gostaria de saber quanto cobrar independente da linguagem escolhida.

Abraços,
Info_God.

18 Respostas

kuchma

Muito relativo. Tente calcular aproximadamente o numero de horas que voce vai gastar, defina teu preco por hora, faca as contas, de uma boa olhada na cara do cliente e entao apresente o resultado. Considere fatores como custos extras, infra-estrutura necessarias, etc.

Infelizmente nao existe formula magica pra isso. Estimativa de custos por si soh eh uma habilidade que requer algum conhecimento, experiencia e bom-senso.

Marcio Kuchma

smota

Movido, mas não é de sacanagem … já que você precisa ASAP nada melhor que o Off-topic, não se engane aqui sim é o mais movimentado :mrgreen:

smota

Sobre seu assunto …

Qua tal R$200,00 e compra um na prateleira mais próxima? :shock:

Esse tipo de aplicacao tem um retorno muuuito baixo quando desenvolvido sob encomenda já que o valor agregado é baixo, leva tempo pra ser desenvolvido por causa da GUI mas nao tem segredo (aplicacao pega-do-banco-poe-no-banco by Shoes) … se vc cobrar um valor hora de gente é bem provavel que o cara suma :?

I

smota:
Movido, mas não é de sacanagem … já que você precisa ASAP nada melhor que o Off-topic, não se engane aqui sim é o mais movimentado :mrgreen:

Ok sem problemas =)

O pior é q eu não sei quanto cobrar por minha hora de programação, esse é primeiro projeto o ponta pé inicial de tudo.

Abraços.

smota

Ponta pé inicial de tudo o que? Sua carreira? Seu relacionamento com o cliente? Na jaca?

Depende de quanta experiencia você tem … se tiver muito pode cobrar caro porque vai fazer rápido, se tiver pouca tem que cobrar pouco pq vai demorar (e o cara não tem que pagar pra vc aprender)

I

Ponta pé inicial de tudo o que? Sua carreira? Seu relacionamento com o cliente? Na jaca?

Depende de quanta experiencia você tem … se tiver muito pode cobrar caro porque vai fazer rápido, se tiver pouca tem que cobrar pouco pq vai demorar (e o cara não tem que pagar pra vc aprender)

Sim ponta pé inicial de carreira, estamos abrindo uma empresa de desenvolvimento mais tudo no inicio fica mais dificil, preço e etc.

somos um grupo de 6,
E estamos pensando em desenvolver em Delphi pois temos um componente q tem experiencia de 2 anos em delphi mais ele tbm esta por fora de preço.

smota

Aaaa bão … então porque ao invés de cobrarem desse cliente por todo o desenvolvimento não cobram apenas uma parte pensando em ter um produto? (claro que isso tem que estar no contrato pra ele nao se sentir lesado)

Entao agora sua vida ficou mais dificil, a composicao da hora será considerando uma empresa e nao seu horario livre … provavelmente cairá em algo entre R$30,00/R$100,00 :slight_smile:
(ninguem vai poder dizer pra vc quanto cobrar, coloque tudo na ponta do lapis que a coisa comeca a aparecer)

:shock: … cacique demais pra indio de menos :XD:

I

Humm interessante, vou falar com o resto do grupo e veremos como fazer…

Valeu pelas dicas.

mais não entendi sobre o preço q vc disse q caira de 30$/100$ teremos q cobrar 30 ou 100?

fzampa

Vamos fazer as contas:

–> Pegando uma média de 50 (sim, jogando por baixo em relação aos seus valores)

R$50 x 8h x 20d = R$8000,00

Isso é realidade??? Pra qual lugar do Brasil (SP,Salvador,BH,Curitiba)???

Achei interessante essas cifras…

E contando que o cara vai trabalhar 8 horas por dia e 20 dias por mes…

smota

é por isso que eu disse que esse tipo de projeto é xarope … é bem provavel que o ferro velho nao esteja disposto a pagar nem mesmo metade das contas do fzampa e vc muito provavelmente vai levar esses vinte dias do mesmo modo.

E as contas nao estao erradas … pro valor da empresa R$50,00 não seria muito (aliás é bem próximo do pouco) …

rogeriop80

Eh, mas pode-se usar a estrategia de cobrar para cobrir os custos operacionais da empresa pensando em ganhar mais em uma manutenção do sistema depois. Dai o seu valor não precisa ser tao alto assim.

Abraços

Thiago_Senna

Cara, possibilidade de mudanças… Isso é inevitável, mesmo que não houvesse possibilidades… rsrs… Sendo assim, o custo aumenta com certeza!!!

Interessante a iniciativa de montar uma empresa… mas como disseram aqui, para este projeto, 6 desenvolvedores é muito cacique para pouco índio.

No entanto, se este projeto não for atrapalhá-los e não consumir muito tempo, talvez vala a pena pegá-lo e fazer um precinho bacana e camarada, desde que ainda seja aceitável pelo cliente.

Digo isso porque oportunidades como essas poderão abrir outras portas, e que lhe darão oportunidade de fechar negócios mais rentáveis. Outras empresas vão querer saber quais foram seus históricos de sucesso, com certeza…
Nada melhor do que aproveitar esta oportunidade!!!

Um Abraço!

cv1

Bom, ja que vc esta montando uma empresa, voce deve saber responder a essas perguntas:

• Qual eh o seu custo operacional fixo?

• Qual a sua previsao de sair do vermelho?

• Quanto vc precisa ganhar por hora pra fazer a sua previsao funcionar?

• Qual a depreciacao (fisica e intelectual) que a sua empresa sofre por periodo de tempo X? O quanto uma variacao nisso afeta a sua previsao de sair do vermelho?

Sobre esse cliente, especificamente:

• Quanto voce ja gastou com ele, em pre-venda?

• Quanto voce planeja gastar ate o fechamento (ou nao!) do contrato?

• A mao-de-obra que vc tem eh suficiente pra fazer o que o cliente esta pedindo naquele prazo?

• Como voce vai arrumar mais mao-de-obra quando necessario?

E, se vc ja nao pensou em tudo isso meses atras,

• Em quanto tempo voce consegue um emprego como consultor PJ numa consultoria? :mrgreen:
louds

Só uma pergunta… Vocês tem um plano de negocio para a empresa?

Por que senão vão ficar nessa de fazer qualquer coisa o resto da vida.

F

Uma outra coisa muito importante.

Voce disse que fara em Delphi porque tem um integrante que conhece bem a ferramenta.
Esta é a idéia de voces, usar Delphi para desenvolvimento de sistemas/produtos?

Nao acho valido criar um sistemas desses em delphi só para esse cliente e depois ter que migrar tudo pra outra plataforma.

Isso para uma empresa que ta iniciando é custo muito alto e que nao pode ser feito assim.

Outra coisinha, se ninguem entende do assunto, impostos, cobrancas, etc é bom ter um otimo contador pra empresa e alem disso algum(uns) dos integrantes da empresa fazer um cursinho, seja no sebrae, ou qualquer outro lugar. Voces precisam aprender a fazer os calculos certos para cobrar o que devem pra se mantar no mercado. Voces nao podem sair cobrando R$ 30,00 a hora só porque os outros cobram isso, mas se no final das contas isso nao paga o basico pra empresa de voces.
Uma coisa que influenciar muito no preco é o quao tu vai conseguir otimizar o tempo de desenvolvimento, etc, etc. Se a tua empresa se demora demais pra sair com o projeto do papel, seja por muito burocracia ou mesmo pela falta de conhecimento em determinado assunto, isso vai influenciar no resultado $$ final. E provavelmente voces perderao clientes para empresas mais dinamicas.

Um grande exemplo nessa guerra de preco x custo operacional é o setor de aviacao nacional.
A gol tem as menores tarifas do mercado e mesmo assim da lucro, enquanto as concorrentes tentam disputar na guerra de precos, mas nao conseguem pois o custo operacional delas é muito maior. E assim vao perdendo mercado e caindo pelas paredes.

Sobre o sistema em si, como o Smota ja falou este tipo de sistema é de pouco valor agregado, ainda mais se for para uma empresa pequena e com negocio comum entre varias empresas. Desenvolver este tipo de sistema costuma valer a pena quando teu cliente tem um porte de medio pra grande e o negocio dele seja algo nao muito comum, ai quem desenvolve pode cobrar um pouquinho mais.

]['s

rogeriop80

Lembra-se também que para fazer a aplicação utilizando Delphi você deve comprar a ferramenta, original, para não gerar problemas nem para você, nem para o seu cliente.

Abraços.

Rogério

pcalcado

Uhhhmmm…

Eu tenho uma opinião divergente da maioria aqui enste caso, creio…

Note que não entendo nada de legislação, então encare conceitualmente minha sugestão.

Arrume um CNPJ ou RPA, faça um contrato de prestação de serviços entre os envolvidos.

Se só com esse proejto a renda já é boa para manter os 6 + custos e como (como disseram) esse sistema é do tipo VisualKit, procure uma abordagem ágil. Conquiste seu cleitne fazendo por ele o que nenhuma caixinha vendida em supermercado vai trazer :wink:

chaos

Cmplementando o que o pcalçado disse, se é um ferro-velho, e partindo do princípio que a maioria do ferros-velhos por aí trabalha de maneira semelhante, vc pode tentar convencer o cara a entrar em contato com outros estabelecimentos para eles “custearem” o desenvolvimento em conjunto (partindo de um preço fixo e dividindo pelo número de estabelecimentos que entrem no “consórcio”).

Na pior das hipóteses pode pedir pro cara o comprometimento de permitir que cite seu ferro-velho como cliente seu na hora de verder o mesmo software para outros.

Mas ai teria sua pesquisa para saber se outras empresas do ramo de ferro-velho e/ou desmanche tem interesse num sistema assim, quanto pagariam, quanto investiriam em infra estrutura (não adianta o cara falar que pagaria 100 reais num sistema feito para um “micro de desenvolvedor” e na hora de instalar aparecer com um Pentium 150…)

E outro fator: se é início de carreira, tenta pagar os custos fixos (ou seja, trabalhe “de graça”) mas garanta que seu nome fique forte no mercado.

Faloha!

Criado 16 de março de 2005
Ultima resposta 17 de mar. de 2005
Respostas 18
Participantes 11