Estou negociando com cerca de 23 empresas e gostaria de saber qual o preço que cobraria na manutenção por instituição. Eu pensei em uns 150,00 por empresa e isso inclui manutenção e atualização mensal. Se fosse só manutenção, seria uns 100,00 somente. Qual seria o certo sabendo que eles nem pagariam bem por uma manutenção. O preço do programa está em 400,00 reais e ainda acham caro. Vou talvez baixar para 300, porque é melhor ganhar com a manutençao do que com a venda. Aguardo uma reposta baseado naquilo que vocês acham certo e que eles aceitariam realmente. Estou pensando em uns 200,00 por mês para então poder abaixa para 150,00. Isso é marketing. Ninguém pode cobrar baixo, porque depois vai ter que tirar além do que pode. Outra coisa, falei com um contador e ele disse que é ilegal cobrar porcentagem em cima do salário mínimo para a manutenção. A manutenção também não precisa ser calculada em cima de uma porcentagem do preço do programa não, porque a manutenção é um serviço a parte, independente do valor do produto. Se um cara cobra de 60 a 70,00 mensal por computador em uma manutenção do pc, é claro que um programador formado em que manutenção de pc é apenas brinquedo, não vai cobrar o mesmo preço, já que também mexe com código-fonte, que é coisa que técnico em informática não sabe. Eu sou técnico em informática, mas não gosto muito de consertar pc não.
Qual é o tipo do seu sistema?
Eu não posso informar, porque existem alguns programas do mesmo ramo que são mais caros ou mais baratos, só que o meu além do banco de dados forte (PostGreSQL), possui recursos que outros sistemas não possuem e vai se adaptar às necessidades deles e todos vão poder dar a sua contribuição. Eu não posso informar porque pretendo distribuir em outras cidades e em breve, em outros estados. Depois que tiver bem encaminhado, aí sim eu posso te dar a resposta. A aprovação deve acontecer esta semana. O meu é o único software do ramo na minha cidade e portanto eles vão contar com manutenção local.
Geralmente o pessoal cobra 10~20% do valor do sistema.
Mas como seu sistema esta muito barato fica complicado.
Aqui por exemplo temos um sistema que custa 2000,00 então 200,00 de mensalidade fica de boa pra gente.
Editei para não postar detalhes
.
Oi marcosarantesj,
Não é assim tão facil,se pagam 4.500,00 de aluguel de ônibus,não quer dizer que vão pagar esse valor para outro serviço.
Todo orgão público tem que seguir regras rígidas.Pelo menos deveria…
http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/licitacao-publica-brasil.htm
http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/licitacao-publica-brasil7.htm
Só tem um problema: se eles não concordarem mesmo baixando o preço eu não vou nem vender, porque para mim não compensa a venda, mas sim a manutenção. Eu creio que pagariam porque tem um cara que tem um programa em vários municípios e até onde moro e ele ganha 10.000,00 só de manutenção do programa. Isso sim é um absurdo. Eu estou apenas querendo uma sugestão, pois se eles nem quisessem não teriam aprovado e nem se interessariam porque o meu vai ser o único que vai ficar do jeito que eles querem a cada atualização e isso quase ninguém faria, porque o que normalmente fazem é cobrar somente a manutenção. Tem um cara aqui que cobra um salário da manutenção só do programa. Eu apenas estou colocando isso porque esses são fatores que serão levados em consideração e eles estão lidando com um profissional e já estou me formando o próximo mês e já sou programador desde o ano passado e no próximo ano talvez faça uma pós-graduação. Meu professor que trabalhava no PRODEPA que me incentivou a falar com eles e depois dei a resposta para o professor que a negociação está em andamento e está dando certo. Ainda esta semana eu acho que negociarei o preço geral de tudo. Meu professor me disse que em Belém tem um cara que cobra por empresa uns 1.200,00 de manutenção e nem é um programa grande e não me considero inferior a eles porque fiquei de pegar programas enormes devido problemas de parceria e falta de tempo.
Todos nós programadores atuantes na área sabemos que se o cliente não pagar pela manutenção ele mesmo vai estar sendo prejudicado, porque por mais que tudo pareça estar normal, pode acontecer alguns problemas e eles não vão saber resolver. Se vamos vender, que tenha pelo menos a manutenção, porque parece que existe uma lei que ampara o desenvolvedor de software. Vou ver sobre isso depois.
Oi,
Calma,minha intenção é apenas informar.É muito dificil falar em valores sem detalhes do sistema…
Continuando com a informação,acho que você citou algo sobre isso: http://carreiradeti.com.br/patente-software-mais-rapido-barato-inpi/
Boa sorte!
Não é sobre o INPI. Isso aí eu sei. Eu vou nessa semana na aula com o professor. Não é sobre registro de software, é sobre lei de desenvolvimento de software
Ahh…então,conta…depois…
O link abaixo mostra e agora me recordei o que o professor havia dito. software não se vende, você vende a licença e portanto pode sim cobrar ou direito de uso ou manutenção, depende do que você quiser. Tem uns colegas de outro município que abriram um empresa e apenas alugaram o software deles e estão ganhando muito com isso eles tinham uns 80 clientes já que o professor disse. estou te passando isso para que possa também fazer o mesmo, se vender a licença, cobre uma manutenção mensal pelo menos. Venda se tiver pelo menos umas 10 empresas, para que possa ter um lucro razoável na manutenção e venda da licença.
Olha este trecho
§ 5º Inclui-se dentre os direitos assegurados por esta Lei e pela legislação de direitos autorais e conexos vigentes no País aquele direito exclusivo de autorizar ou proibir o aluguel comercial, não sendo esse direito exaurível pela venda, licença ou outra forma de transferência da cópia do programa.
Esse aqui é melhor
Art. 8º Aquele que comercializar programa de computador, quer seja titular dos direitos do programa, quer seja titular dos direitos de comercialização, fica obrigado, no território nacional, durante o prazo de validade técnica da respectiva versão, a assegurar aos respectivos usuários a prestação de serviços técnicos complementares relativos ao adequado funcionamento do programa, consideradas as suas especificações.
=================
Então é importante sim prestarmos serviços de manutenção do software desenvolvido.
[quote=marcosarantesj]O link abaixo mostra e agora me recordei o que o professor havia dito. software não se vende, você vende a licença e portanto pode sim cobrar ou direito de uso ou manutenção, depende do que você quiser. Tem uns colegas de outro município que abriram um empresa e apenas alugaram o software deles e estão ganhando muito com isso eles tinham uns 80 clientes já que o professor disse. estou te passando isso para que possa também fazer o mesmo, se vender a licença, cobre uma manutenção mensal pelo menos. Venda se tiver pelo menos umas 10 empresas, para que possa ter um lucro razoável na manutenção e venda da licença.
Legal…Sabia sobre a garantia,mas não sabia sobre esse tempo default de seis meses,muito coloca no contrato três meses…se quiser claro…