Preço de venda - Sistema de Contas a Pagar

16 respostas
S

Bom dia pessoal,

Uma situação hipotética:

Tenho um projeto a desenvolver, que é implantar um sistema de Contas a Pagar numa empresa.

Ela já possui um sistema feito em VB6, porém pretendo desenvolvê-lo em Java, e adicionar algumas funcionalidades.

Minha estimativa é fazê-lo em 6 meses. (Somente 2 pessoas estarão utilizando, no máximo 3).

A questão é que eu não estou conseguindo avaliar meu custo. Na verdade eu não vou gastar nada com ferramentas de desenvolvimento porque Java é free. E a empresa já tem um banco de dados, que eu posso aproveitar, certo?

Que outros fatores posso colocar como custo?

Sem conseguir avaliar muito bem meus custos, fico meio perdido para dar um preço de venda.

Vocês poderiam me auxiliar?

É uma situação hipotética.

Será que uns R$ 5.000,00 como preço de venda tá bom?

Obrigado desde já.

16 Respostas

Hebert_Coelho

Você tem que fazer um cálculo da sua hora trabalhada.

Se lembre que você não vai apenas jogar o sistema, você tem que implantar, treinar, dar suporte e assim vai.

Se 5mil é um bom prazo/tempo para você vá com esse valor uai. [=

S

Eu não tenho experiência com programação, por isso minha dúvida.

Quanto seria a hora de um programador Java?

Eu posso basear meu valor de venda nas horas de programação?

Quero que seja viável para a empresa, e para mim.

M

Analisa o seguinte…

• Energia Elétrica
  • Água
  • Comida

Ai vc já tem um custo.

Agora analisa assim… Quanto vc gostaria de ganhar mensalmente trabalhando 8h diárias?

Supondo que vc responda R$2.000,00 por mês.

Ai beleza, se for assim vc teria R$12.000,00 (6xR$2.000,00) + os custos…

Mas ai vc lembra que não vai trabalhar 8h por dia… Ai vc pensa… Pra ganhar R$2.000,00 mensalmente uma pessoa trabalha em torno de 200 horas, vc vai tarbalhar… 40 no máximo…

Então ai vc faz a conta e percebe que os R$2.000,00 mensais se transformaram em R$400,00 mensais… Mas ai vc lembra dos custos também…

Então ai fica… 6xR$400,00 = R$2.400,00 + Os Custos… Afinal a hora é o seu lucro, supondo q vc gaste R$30 de água, R$40 de comida e R$30 de energia, ai vc tem + R$100 por mês, em 6 meses… R$3.000,00

CLARO QUE… se vc souber que o cliente é ultra fucker, e pode pagar mais, vc aumenta o quanto vc quer ganhar… Caso contrário, diminua. Ai tem que adaptar :wink:

rsantik

A hora do programador Java Sênior em Sampa, sendo este PJ é de 45/hora à 50/hora lógico que isso pode aumentar dependendo do quanto a empresa contratante necessita de você.

Então quantas horas você levou para fazer esse sistema? Vamos dizer que você levou 168 * 3 = 504 horas (168 é o numero de horas por mês e 3 significa o numero de meses).

Então vamos dizer que você levou 504 horas para desenvolver o sistema, multiplicado por 45 reais a hora = R$ 22.620 - Isso é só o desenvolvimento, daí você tem o treinamento, implantação, erros que podem surgir, problemas que vc não pensou no momento do desenvolvimento e etc… vai aparecer uma porrada de coisa.

Não fique assustado com o valor, pois é dessa maneira mesmo que é cobrado… e esse valor é referente a 1 pessoa desenvolvendo, se fosse 2 pessoas, lógico que vcs iriam desenvolver em menos horas, mas a hora/trabalho seria 45 para um programador e 45 para outro.

Aqui onde trabalho somos em 5 consultores, cobramos 45 a hora para qualquer sistema que deva ser feito. E o cliente paga o preço por um produto bem feito e personalizado.

Dica minha, se o cliente não quer pagar esse valor, melhor não vender, você vai ter dor de cabeça. Confie em mim, já fiz isso, e quando surgi um cliente que necessita do sistema e não quer pagar o justo. Então prefiro não vender, só trabalho com quem valoriza tecnologia e meu trabalho.

Chutando o valor do jeito que você ta falando, acho errado, se você pegar 5000 / 504 horas = 9,9 reais — Você ganhou 10 reais por hora. Capaz do cliente pedir para você baixar esse valor de 5000 para 3500 ou 4000. Pensa bem!!

Abs
Rodrigo

M

R$ 5000,00 por 6 meses equivale a um salário mensal de R$ 833,00.

Pouco para um profissional de informática .

Como já existe um sistema em VB , você pode contar o numero de telas do sistema e atribuir um numero de horas para conversão de cada tela . Dessa forma você terá uma base do tamanho do sistema.
O Passo seguinte será pegar o Valor / hora do programador java e multiplicar pelo numero de horas que você levará para conversão.

douglaskd

tente descrever por cima, todas as funções que o sistema atual faz.

ex: - Cadastro de xxxx/ Consulta xxx / integração com xxx / calculo blablabla / relatório xyz

maior_abandonado

assumindo que você não vai aplicar metodologias ágeis de forma a fazer várias entregas de partes em partes… pegue esse sistema e separe-o em partes, em várias partes, o menor possível, estime o tempo que seria necessário para fazer cada uma delas em separado, a tarefa x vai demorar 2 dias sendo 8 horas por exemplo, a y vai demorar 3 dias sendo 12… por ai vai… com isso você vai ter uma quantidade de horas que precisará. Depois disso coloque ai uns 40% de horas a mais (sim, tudo isso, acho até que você vai precisar de mais assumindo que você não tem experiência com projetos pelo que eu entendi), então você vai ter seu total de horas, veja quanto você quer ganhar a hora e você ja tem o valor de venda do software, faça o mesmo com suporte e com manutenção.

você sabe programar, digo, ja programou alguma coisa, por mais básica que seja? você pode estar entrando numa fria… outro conselho, tenha tudo em contrato assinado, seja sério e profissional.

Hebert_Coelho

Tinha pensado o mesmo mas estava esperando alguém falar para ver se pensava igual a mim.

Soruji c falou que não tem experiência em desenvolvimento e isso chamou a atenção. Ainda mais pelo fato de você querer fazer em java.
Tome cuidado mano, pode ser a maior furada.

InicianteJavaHenriqu

Não se deve “chutar” um valor.

Analise os requisitos do sistema e calcule R$/HRS (incluindo analise, pesquisa, implementação e testes), apresente o orçamento ao seu cliente (bem descrito a questão dos requisitos, horas e R$), assim você terá fundamentos para cobrar. E não terá o risco de cobrar x e sair no prejuízo devido o trabalho ser muito mais do que o calculado/cobrado.

S

jakefrog:

Soruji c falou que não tem experiência em desenvolvimento e isso chamou a atenção. Ainda mais pelo fato de você querer fazer em java.

Vocês acham que tem algum problema querer fazer o sistema em Java?

Eu não tenho experiência para vender, orçar, essas coisas, sabe? Não tenho experiência de mercado, acho que assim eu deixo mais claro. rsrs.

Mas pelo pouco que conheço da linguagem (sim, pois há muito que se aprender), creio que seria interessante fazê-lo em Java.

Vocês acham que não?

Hebert_Coelho

Soruji:
jakefrog:

Vocês acham que tem algum problema querer fazer o sistema em Java?

Eu não tenho experiência para vender, orçar, essas coisas, sabe? Não tenho experiência de mercado, acho que assim eu deixo mais claro. rsrs.

Mas pelo pouco que conheço da linguagem (sim, pois há muito que se aprender), creio que seria interessante fazê-lo em Java.

Vocês acham que não?

Só acho que você vai passar por muito aperto.

Você vai fazer via web? Tem conhecimento web? Ajax? Algum framework? Padrões de projeto?
Tem conhecimento de alguma ferramente ORM (hibernate, JPA, eclipselink)? Ou vai fazer JDBC no braço?

São perguntas que podem parecem bobas mas no final fazem muita diferença.

Se você se sente confiante, vai embora e faça. Vai passar aperto mas no final você consegue. [=

S

Eu não entendi a parte do “passar aperto”. rsrs.

Pretendo utilizar Eclipse + VEP;
Padrão de Projeto MVC.
JDBC.
Ele será um sistema Desktop.
Utilizarei o Jasper IReport para gerar relatórios.

Mesmo assim, vocês acham que vai dar muito trabalho?

Escolhi Java por ser portátil, seguro,ágil.

Mas estou disponível para mais sugestões.

M

Soruji leia a minha mensagem e siga aquele exemplo, vc chegará num valor real.

Agora é fato que vc só vai começar a acertar de verdade com o tempo

maior_abandonado

Soruji:

Padrão de Projeto MVC.
JDBC.

se vocÊ ja conhece essas tecnologias e tem tempo para desenvolver isso então manda bala… mas faça direito como eu ja disse, contrato, feche bem o escopo exatamente no que for acordado (você não tem noção do quanto isso é importante), senão toma cuidado.

o problema de java é que a curva de aprendizado é bem longa, passar aperto estaria mais em relação a não dar tempo de você fazer o que tiver que fazer, e você saber fazer, acabar por ter cobrado pouco pelo serviço que teve… se você está tranquilo quanto a isso (eu aprendo a tempo não serve para começar nada…).

rsantik

Soruji:

Padrão de Projeto MVC.
JDBC.

Garoto manda bala no projeto.
Só faço uma pergunta… você conhece todas as regras de negócio?
Saber só tecnologia não adianta, muitas vezes encontro programadores que conhece todos Framework de Java, conhece apis mirabolantes para desenvolvimento e etc…, mas regras de negócio é o que define se um sistema é vendável ou não, se o cliente quando ver seu sistema, irá compra-lo ou não, se você conseguirá impressionar um gerente financeiro com seu sistema, uma empresa será capaz de controlar todo o fluxo financeiro de contas a pagar com seu sistema?
Portanto, você deve saber também como funciona as rotina de contas a pagar(empregados, prestadores de serviço, fornecedores, produtos de fornecedores, preços e valores, datas de pagamento, boletos, gráficos para relatórios, agenda, usuários, permissão de usuários no sistema, fluxo de informação no sistema e etc… ).
Então… mãos a obra!!

Veja o sistema JFinanças: http://cenize.com/jfinancas/?gclid=CMjWtNLd9q4CFUKR7QodZihwvg
Existe uma versão free desse sistema. Lá tem alguma rotinas de contas a pagar, veja como funciona e tire suas conclusões.

Abs
Rodrigo Santik

S

Muito obrigado pela dica.

Vou aprender bastante com esse link que você me passou.

Criado 20 de março de 2012
Ultima resposta 21 de mar. de 2012
Respostas 16
Participantes 8