Preço médio de desenvolvimento de sistema

Bom dia pessoal.
Peço desculpas se estou postando este tópico no lugar errado, e peço que se esteja, que os moderadores movam para o local correto por favor.

Sou iniciante em Java, e em desenvolvimento de sistemas, apenas fiz um sisteminha básico em PHP.
Agora surgiu uma oportunidade de eu gerar um sistema mais complexo para uma empresa, e eu não estou sabendo a faixa de preço que posso cobrar, e preciso deste valor para firmar um contrato com o cliente.
O cliente quer que o sistema faça o seguinte:

• Cadastre os funcionarios e dê um login e senha para cada um, com três niveis de permissões;
  • Cadastre todos os clientes dele;
  • Cadastre os projetos que forem criados para cada cliente;
    (cada projeto terá várias informações, incluindo o andamento do projeto, e os responsáveis por cada fase do projeto)
  • Gere contratos e recibos para os projetos;
  • Gere relatórios, como por exemplo o faturamento de um período, e os clientes que estão pendentes com a empresa;
  • O sistema deverá rodar na rede local da empresa, cerca de 6 computadores, com 1 “servidor”;
  • E alguns poucos detalhes a mais;

Gostaria de saber quanto que vocês cobrariam para fazer este sistema, para eu fazer uma base para mim.
Sei que por não ter experiencia, vou cobrar um preço bem abaixo do de vocês, afinal não sairá tão bom.
Já pesquisei em vários locais, inclusive aqui no fórum, e não encontrei nada concreto.

Creio que estas são as informações básicas para vocês poderem me ajudar, mas caso esteja faltando alguma, só pedirem eu eu posto.

Agradeço a atenção e aguardo respostas.
Bom dia.

Amigo,

Eu fiz um projeto recentemente, meu primeiro projeto comercial até. E cobrei a preço de banana. :frowning: Mas valeu e muito a experiência.

Hoje, um sistema assim, não fecharia por muito menos de R$ 10.000,00. Quanto tempo você estima que irá gastar? Tente cobrar algo em torno de R$40,00 a hora.

Um bom negócio, quando não se precisa de dinheiro imediatamente, é partir para a locação. Dependendo da empresa, você conseguiria R$ 500,00 ao mês facilmente. Em dois anos vc teria ultrapassado R$10.000,00 e ainda receberia. :smiley:

Boa sorte!

Sem querer te desemerecer amigo, mas no lugar da empresa eu nunca entregaria um projeto desse na mão de um iniciante. Ainda que uma solução pronta me custasse caro eu buscaria, no mínimo um consultoria para desenvolver esse “sisteminha”. Digo isso porque temos um módulo para acompanhamento de projetos no nosso sistema, integrado com lançamento de ordens de serviço, fatura de pedidos, etc. e que não é nada simples. Existem alguns ponto que podem complicar razoavelmente o sistema, e eu tomaria cuidado nos seguintes tópicos:

Um módulo para acompanhamento de projetos pode ficar bastante complicado: acompanhamento de etapas, executantes, insumos para cada etapa … ele pode começar simples, mas a coisa pode começar a crescer até virar um MS-Project da vida.

Posso estar enganado, mas por recibo eu entendo nota fiscal. Emitir nota fiscal no mundo real é bem chato de fazer, vai bem além do exemplo de relacionamento 1-N que vemos para aí. Existem uma série de regras contábeis a serem seguidas, e é quase impossível fazer sem a ajuda de um contador. E se for nota fiscal mesmo, procure saber se você não vai precisar fazer comunicação com NF-e de serviços.

Ou seja, você vai precisar implementar um fluxo de caixa, mesmo que seja simples.

Essa é a clássica … Geralmente esses “poucos detalhes a mais” viram 90% do sistema.

Eu cobro um valor X por hora, e faço entregas a cada 15 dias. A cada entrega o cliente paga aquele número de horas e planejamos tudo o que será feito até a próxima entrega. Assim garanto que vou receber o projeto todo, e o cliente garante que o que ele quer está sendo feito. Sem falar que assim você se defende de mudanças frequentes, que vão aumentar o custo do sistema, se o cliente mudar sempre ele paga mais, simples assim.

Pense no que o rmendes08 falou, não existe sistema simples.

Pessoal obrigado pelas respostas, com certeza estão sendo bem util.

prog.tiago, também estou fazendo este sistema vizando mais a experiencia e o conhecimento (só que não dá para fazer de graça neh, afinal to muito duro). A idéia do aluguel achei bem interessante, vou ver com o cliente se ele se interessa, mas é bem capaz que não por ser uma empresa nova e pequena. Mesmo assim obrigado pela resposta.

rmendes08, eu também me desmereci quando disse que cobraria menos que vocês por eu ser menos experiente.
Como eu disse, a empresesa é nova, é pequena (ou seja, não tem muito dinheiro) e é de um conhecido meu, que me perguntou se eu poderia fazer isso para ele.
A respeito dos alertas que você me deu, eu também já fiquei preocupado com isso, mas não tinha certas explicações que me serão bem útil, muito obrigado.
O recibo que ele quer que gere, é um recibo simples, sem nota fiscal.
E os “poucos detalhes a mais” também creio que possa chegar em 50%. :stuck_out_tongue:
Obrigado pela resposta.

daveiga, gostei da sua idéia também, se eu tivesse usado ela no meu projeto anterior, evitaria muitos “ah ta faltando isso”, “ah, isso poderia ser assim”.
Estou a fim de usa-la sim. (isso se não tiver copyright :P) Obrigado pela sua resposta também.

Bom pessoal, se não for pedir muito, vocês poderiam me dar a opnião, de se eu pedir R$ 3.000,00 (Três mil reais), estaria muito barato, e eu estaria desvalorizando a profissão e o mercado?
E outra coisa também, esse valor seria para eu “dar” o sistema para o cliente (com código fonte e tudo mais), ou fornecer a licensa pérpetua de uso?

Mais uma vez obrigado pela atenção e respostas.

Nesse caso, acho que o modelo de locação ou como o daveiga sugeriu são mais adequados. Veja bem, essa é uma típica situação em que o cliente não sabe muito bem o que precisa e você não conhece o negócio dele. Fechar um escopo e um orçamento nessas condições é muito arriscado, os dois lados podem perder muito tempo e dinheiro. Como o pessoal sugeriu. Fixe um valor hora e combine um número de horas por mês. Se puder desenvolver o sistema dentro da própria empresa, melhor ainda.

Desenvolver sistemas vai bem além de saber programar. Saber negociar com o cliente, planejar entregas e levantar requisitos também são fundamentais. Eu sugiro que você procure alguma coisa sobre Scrum, acho que pode lhe fornecer alguns insights interessantes.

Eu no seu lugar faria o seguinte quebraria os requisitos do sistema em tarefas, por exemplo
Desenhar DER
Criar entidades do banco de dados

e assim por diante com todas as tarefas definidas, fixaria um tempo em horas por exemplo para cada tarefa

digamos que desenhar o DER leva 6 hs
criar as entidades 2.5 hrs

e assim por diante depois somaria todas as horas digamos que todas as tarefas fechem em 180 hrs de trabalho jogaria uns 15 % a mais na quantidade de hrs o que daria um total de 207 hrs de trabalho
e então fixaria um valor hora que vc quer cobrar digamos que vc queira R$40.00 a hora o valor do software é

207 * 40 = R$ 8280.00

eu faria isso se fosse para vender a aplicação, mas o melhor seria locar a aplicação, voce cobra uma mensalidade do cliente e pode locar para varias pessoas, tendo uma renda boa todos mes, o que no meu ponto de vista, mas claro que vc teria ter um mecanismo de
proteção muito bom para ninguem crackear o seu sistema.

rmendes08 já estou dando uma olhada no SCRUM, e a respeito do aluguel, já estou começando a ficar confuso.
A cada mês tenho que passar uma nova senha para o sistema continuar funcionando, se o cliente não paga, o sistema para de funcionar e a empresa de certa forma também. Isso poderia resultar em processos judiciários para mim?

CristianPalmaSola10 vou tentar contabilizar as horas aqui, desta forma parece ser mais concreta, e terei argumentos com o cliente.
E a respeito do mecanismo de proteção, ai sim está o ponto X, acho que terei mais trabalho para gerar esta proteção, mas vou pensar em alguma idéias para isso.

Mais uma vez obrigado às respostas.

Na verdade eu me expressei mal. Eu quis dizer alocação … é trabalhar como você fosse um terceiro alocado no cliente, entendeu ?

Com relação a licença. Acho que por se tratar de um sistema customizado dificilmente você vai vender para outro cliente. Nesse caso, você pode cobrar apenas o serviço de desenvolvimento em si ao invés do produto. Mas isso é com você.

Morsil evite cobrar mensalmente um valor fixo pra esse tipo de sistema, alguns clientes se sentem no direito de te ligar toda hora, de modo que fica difícil estimar o custo desse suporte. Prefira cobrar por hora os ajustes e a manutenção, e sempre que te acionarem você cobra, mesmo que seja fracionado e espere acumular uma hora pra cobrar.

O importante mesmo é que seja transparente, que você deixe claro como o desenvolvimento será cobrado e que ele tenha a dimensão do custo do desenvolvimento/manutenção.

rmendes08 não entedi muito bem, você sugere que eu trabalhe tipo como um funcionário da empresa?

daveiga tem isso mesmo, ele me verá como um funcionário exclusivo dele. Valeu pela dica.

Quase isso, mas entenda, muitos empresas que desenvolvem software customizado trabalham assim. A empresa X precisa de um sistema customizado, para isso ela contrata a consultoria Y que aloca uma equipe de desenolvimento para a empresa X. Muitas vezes o sistema é desenvolvido na sede da consultoria Y, mas há muitos casos em que a equipe utiliza a infra-estrutura do próprio cliente para o desenvolvimento. Já fiz entrevista em empresas que trabalham quase que exclusivamente com esse modelo, tanto que a sede da empresa tinha uma recepcionista e a sala de diretores praticamente.

Eu acho que nesse caso vai compensar para você e para empresa. O seu cliente poderá acompanhar o seu trabalho de perto, e qualquer dúvida que você venha a ter você pode tirar na hora.

[quote=Maracuja]Sisteminha ne!*

• Ou sistema simples.[/quote]

kkkkkkk …

rmendes08 agora entendi, achei uma boa idéia, vou economizar na energia, e vou estar fazendo da forma que o cliente deseja.
Valew pelas dicas de todos.
Em breve irei entrar em contato com o cliente, vou sugerir estas ideias e um valor a ele, e se tudo der certo começar o desenvolvimento (ou seja, vim encher o fórum de novas dúvidas).
Muito obrigado a todos.
Boa tarde.

[quote=rmendes08][quote=Maracuja]Sisteminha ne!*

kkkkkkk … [/quote]

KKKK … O papo parece que é sempre o mesmo né :
Eu preciso de um sisteminha… , bem simples …

kkkk !

[quote=joaoorso][quote=rmendes08][quote=Maracuja]Sisteminha ne!*

kkkkkkk … [/quote]

kkkk !
[/quote]
É que todo sistema é simples. É igual paciente quando vai ao médico “Dr. estou com uma dorzinha” vai lá e descobre um câncer…

rapá se vc pedir 3000 reais vc vai trabalhar de graça por um bom tempo.
aposto q esse bem simples vai uns 3 meses pra muito mais, todo dia uma regra mudará.
Eu tb ja peguei um bem simples, haeuuehuehueuehuheu

eduJava como eu disse, tenho medo de poluir o mercado de duas formas, ou cobrando caro por uma coisa que não seria de tão grande qualidade quanto a feita por profissionais expeientes, ou cobrando muito baixo e sujando o mercado.
Por isso abri o tópico, para discutir o valor que poderia cobrar.
Quanto você me sugere a cobrar?

Sisteminha ne!*

• Ou sistema simples.

[quote=drsmachado][quote=joaoorso][quote=rmendes08][quote=Maracuja]Sisteminha ne!*

kkkkkkk … [/quote]

kkkk !
[/quote]
É que todo sistema é simples. É igual paciente quando vai ao médico “Dr. estou com uma dorzinha” vai lá e descobre um câncer…[/quote]

LOL … mto boa a analogia!!! :smiley: