Preços

Repassando um email que eu recebi, e axei legal… Vou postar aqui, não sei se eh o lugar certo, mas li e fiquei indignado!

Prezados Amigos,
Outro dia, meu pai entrou num supermercado para comprar orégano e adquiriu uma embalagem (saquinho) do produto, contendo 3 g, ao preço de R$ 1,99.
Normalmente esse tipo de produto é vendido nos supermercados em embalagens que variam de 3 g a 10 g.

Quando ele chegou em casa, resolvi fazer os cáculos e constatei que ele estava pagando R$ 663,33 pelo kg do produto. Será que uma especiaria vale tudo isso?
Agora, com mais este exemplo abaixo de produtos vendidos em pequenas porções, fico com a sensação que as indústrias se utilizam “espertamente” desse procedimento para desorientar o consumidor, que perde totalmente a percepção real do valor que está pagando pelos produtos.

Acho que todos os fabricantes e comerciantes, deveriam ser obrigados por lei (mais uma?) a estamparem em locais visíveis, os valores em kg, em metro, em litro e etc. de todas e quaisquer mercadorias com embalagens inferiores aos seus padrões de referências.
Entendo que todo consumidor tem o sagrado direito de ter a percepção correta e transparente do valor cobrado pelos fabricantes e comerciantes em seus produtos.

VEJAM O ABSURDO: Você sabe o que custa quase R$ 13.575,00 o litro?
Resposta: TINTA DE IMPRESSORA! VOCÊ JÁ TINHA FEITO O CÁLCULO?

Veja o que estão fazendo conosco. Já nos acostumamos aos roubos e furtos, e ninguém reclama mais. Há não muito tempo atrás, as impressoras eram caras e barulhentas. Com as impressoras a jatos de tinta, as impressoras matriciais domésticas foram descartadas, pois todos foram seduzidos pela qualidade, velocidade e facilidade das novas impressoras.
Aí, veio a [color=red]“Grande Sacada”[/color] dos fabricantes: oferecer impressoras cada vez mais e mais baratas, e cartuchos cada vez mais e mais caros.
Nos casos dos modelos mais baratos, o conjunto de cartuchos pode custar mais do que a própria impressora. Olhe só o cúmulo: pode acontecer de compensar mais trocar a impressora do que fazer a reposição de cartuchos.

VEJA ESTE EXEMPLO:

[code]Uma HP DJ3845 é vendida, nas principais lojas, por aproximadamente R$170,00. A reposição dos dois cartuchos (10 ml o preto e 8 ml o colorido), fica em torno de R$ 130,00.

Daí, você vende a sua impressora semi-nova, sem os cartuchos, por uns R$ 90,00 (para vender rápido).
Junta mais R$ 80,00, e compra uma nova impressora e com cartuchos originais
de fábrica.[/code]
Os fabricantes fingem que nem é com eles; dizem que é caro por ser “tecnologia de ponta”.
Para piorar, de uns tempos para cá passaram a DIMINUIR a quantidade de tinta (mantendo o preço).
Um cartucho HP, com míseros 10 ml de tinta, custa R$ 55,99. Isso dá R$ 5,59 por mililitro. Só para comparação, a Espumante Veuve Clicquot City Travelle custa, por mililitro, R$ 1,29.
Só acrescentando: as impressoras HP 1410, HP J3680 e HP3920, que usam os cartuchos HP 21 e 22, estão vindo somente com 5 ml de tinta!

A Lexmark vende um cartucho para a linha de impressoras X, o cartucho 26, com 5,5 ml de tinta colorida, por R$75,00.
Fazendo as contas: R$75,00 / 5.5ml = R$ 13,63 o ml. R$ 13,63 x 1000ml = R$ 13.636,00 Veja só: R$ 13.636,00, por um litro de tinta colorida.

[quote]Com este valor, podemos comprar, aproximadamente:

  • 300 gr de OURO;
  • 3 TVs de Plasma de 42’;
  • 1 UNO Mille 2003;
  • 45 impressoras que utilizam este cartucho;
  • 1 XT 600 2004;
  • 8 notebooks;
  • 8 Micros Intel com 4GB. Ou seja, um assalto![/quote]

Comparação idiota.
Você está comparando o preço do cartucho com o preço da tinta.

A tinta você pode comrpar em qualquer lugar por uns 20 reais o litro.

Se é pra fazer comparação idiota, vamos a mais uma.
É como você comprar um automóvel popular, você paga 33 mil e ele vem com 1 litro de gasolina dentro.

Ai você diz que o litro de gasolina na fiat custa 33 mil reais? Nâo, pois você esta comprando o carro e a gasolina que vem dentro…

É meio exagerado, mas eh mais ou menos assim com os cartuchos, Vem com 10 ml de tinta, mas você esta comprando o cartucho todo, que geralmente inclui cabeca de impressao e etc e etc.

É caro, mas a industria da impressão trabalha assim mesmo.
Se você acha que consegue produzir uma tecnologia de impressão mais barata, vai la e domina o mercado mundial, essa é a magia do capitalismo.

kkkkkk…cada coisa que vejo por aqui…kkkkkkk

até spam boy no guj agora.

[quote=Nope]Comparação idiota.
Você está comparando o preço do cartucho com o preço da tinta.

A tinta você pode comrpar em qualquer lugar por uns 20 reais o litro.

Se é pra fazer comparação idiota, vamos a mais uma.
É como você comprar um automóvel popular, você paga 33 mil e ele vem com 1 litro de gasolina dentro.

Ai você diz que o litro de gasolina na fiat custa 33 mil reais? Nâo, pois você esta comprando o carro e a gasolina que vem dentro…

É meio exagerado, mas eh mais ou menos assim com os cartuchos, Vem com 10 ml de tinta, mas você esta comprando o cartucho todo, que geralmente inclui cabeca de impressao e etc e etc.

É caro, mas a industria da impressão trabalha assim mesmo.
Se você acha que consegue produzir uma tecnologia de impressão mais barata, vai la e domina o mercado mundial, essa é a magia do capitalismo.[/quote]

Concordo … mas concordo também com o autor do artigo…

O preço dos cartuchos de tinta… é irreal…

Mas isso é feito para sobrevivencia das empresas mesmo… porque se nao… a pessoa compra a impressora uma vez… e a empresa fale pois ninguem troca de impressora com tanta frequencia…

Mas o negócio da cabeça de impressão é pura balela… só pra empurrar um produto mais caro mesmo…
Tem um custo… mas nao é isso tudo…

O texto usa a palavra “enganando”. A indústria não está enganando ninguém. Ela diz a quantidade e o preço do produto. E, como fabricante, tem o direito de cobrar o quanto quiser.

E você o direito de não comprar.

CAMPANHA VAMOS UTILIZAR IMPRESSORAS MATRICIAIS.

[quote=ViniGodoy]O texto usa a palavra “enganando”. A indústria não está enganando ninguém. Ela diz a quantidade e o preço do produto. E, como fabricante, tem o direito de cobrar o quanto quiser.

E você o direito de não comprar.[/quote]
Só para constar, nao fui eu que escrevi o texto, olha a primeira frase do e-mail:
Repassando um email que eu recebi, e axei legal… Vou postar aqui, não sei se eh o lugar certo, mas li e fiquei indignado!

O que eu axo que ele quis dizer, é que o consumidor não tem noção se algo é caro ou barato quando é vendido em unidades pequenas, por 50, 70 centavos…
Pegue por exemplo a coca cola 3 litros…

No supermerdado da cidade a coca-cola 3 litros é R$4,80
E na vendinha ao lado de pastel vende aquela famosa “coquinha” de 100ml de vidro (retornável), que custa R$0,50
Muita gente compra essa coquinha, mas axo que não tem noção do que está pagando, por isso que eu axo que o autor ficou puto…

Se
100 ml - 50 centavos
1 L - 5 reais
3L - 15 reais

E o preço da coca 3 litros é de 4,80
Se eles já tem uma margem de lucro na coca-cola 3 litros, imagina então na coca 100ml?

É que o custo do produto não é só a matéria prima para produzi-lo. Uma lata de coca tem uma distribuição maior, uma embalagem mais cara (de alumínio), que também é feita em maior quantidade (já que vc vai precisar de 5 latas para 1 litro de coca, contra 1 pet para 3 litros). Ela também ocupa mais espaço em estoques intermediários e vai para estabelecimentos que trabalham com margens de lucro maiores, ou escalas menores.

É o conjunto de tudo que dá o preço final.

A coquinha que custa 50 centavos é feita de vidro, e é retornável… Ainda sim sai bem mais caro do que a de 3 litros que você “fica” com a embalagem…
Se fosse levar em conta o preço da coquinha de 100 ml que custa 50 centavos, o preço da coca 3L iria ser R$15,00
Sou só eu ou alguem + axa o preço meio elevado? O_o

[quote=pedroroxd]A coquinha que custa 50 centavos é feita de vidro, e é retornável… Ainda sim sai bem mais caro do que a de 3 litros que você “fica” com a embalagem…
Se fosse levar em conta o preço da coquinha de 100 ml que custa 50 centavos, o preço da coca 3L iria ser R$15,00
Sou só eu ou alguem + axa o preço meio elevado? O_o[/quote]

Então não compre. :slight_smile:

Na verdade, você só somou novamente o preço de embalagem. Sem levar em conta distribuição, escala, ponto de venda, etc. Duvido muito que a margem de lucro de ambas as coca-colas seja muito diferente, até porque, se fosse tão elevada seria fácil para a concorrência anunciar um produto similar por menos da metade do preço.

Obviamente, a coca-cola tem um preço mais elevado que o resto, pela excelência. A precificação também é feita pelo que estamos dispostos a pagar, não só pelo custo de fabricação e distribuição do produto. Até por isso, a coca é muito mais cara que as concorrentes.

Você pode estar disposto a ter a coquinha a 2 quadras da sua casa, gelada, e não ter que levar um trambolho de 3 litros para casa, só pq quer tomar um gole. E por isso, você paga.

Só um detalhe curioso: A coca-cola adotou a embalagem descartável pq era mais barato entrega-la ao consumidor do que fazer a logística reversa do retorno da embalagem. Por isso, é importante levar em consideração os custos de transporte na conta. :wink:

Cara, existem uma série de outros cálculos que incidem sobre a produção de um produto.

No caso do Orégano, posso lhe garantir que o custo de produção (funcionários, maquinário, eletrecidade e etc…) + Embalagem + Transporte e % de tributos consideravel, é o que torna o preço de 3g ou 10g esse.

Meu pai tem uma fonte de água mineral aqui em SP e a água dentro do garrafão de 20L é o que menos custa. Aliás, ele joga fora 15mil litros por hora, sistema de vazão, pois senão a fonte fica muito cheia.

Na fonte, um grande distribuidor paga em torno de 1 real o garafão, em algumas outras até menos. O que faz o produto chegar à 5 reais na ponta é o transporte, o grande vilão do produto é a gasolina.

Existe a embalagem, tampa e lacre são mais caros que o processo de envase, fora funcionário, eletrecidade, manutenção - maquinário e por aí vai …a Água em si no caso do meu pai, é de graça :-).

Acredito esse ser o caso do Orégano, assim como outros, onde o “produto” é o menos importante.

A regra do capitalismo é essa, se você acha que consegue fazer com mais qualidade, maior quantidade, vai com tudo :slight_smile: Você domina o mercado, como disseram aqui no Guj.

[quote=pedroroxd]A coquinha que custa 50 centavos é feita de vidro, e é retornável… Ainda sim sai bem mais caro do que a de 3 litros que você “fica” com a embalagem…
Se fosse levar em conta o preço da coquinha de 100 ml que custa 50 centavos, o preço da coca 3L iria ser R$15,00
Sou só eu ou alguem + axa o preço meio elevado? O_o[/quote]

O amigo precisa matricular-se num curso de marketing e serviços ou afins.
Isso é prática antiquíssima do mercado.
Por isso que todo mundo deveria fazer faculdade.