Bom queria saber como vocês fazem para preencher e obter dados da tela (swing) com hibernate…
por Exemplo tenho a classe aluno que é a tabela Aluno do banco, que tem seus get/sets tudo certo
eu não queria fazer algo assim:
Aluno a = new Aluno();
a.setNome(jtNomeAluno.getText());
...
///pra preencher seria mesma coisa porem ao contrario....
jtNomeAluno.setText(a.getName());
imagine se eu tiver 15 campos… e umas 10 telas… isso vai ficar inviavel…
Para formulários utilizo o SwingBean. Considero muito prático para produção de formulários é fácil de adicionar campos, popular e obter dados das telas. Além disso, fornece uma implementação para trabalhar com JTable bem bacana. Além do tutoria, algumas revistas MundoJava trazem artigos interessantes sobre ele. Como quem usa o SwingBean acaba querendo, uma hora ou outra, adicionar seu próprio componente gráfico, recomendo a vc a leitura desse tópico caso utilize o framework e deseje fazer essa customização.
B
BrunoCarlo
Ola,
Vc pode criar um padrao de nome de campos/atributos e preenche-los e recuperá-los via reflection… existe um cara chamado “swing-builder” acho que já tem uma JSE para isto… faz ma busca na net…
jingle
pensei em fazer algo assim, meus nomes são todos padrão…
mas o reflect me retorna sempre um objeto e meus set tem como parametros tipos especificos, eu ia te que fazer um metodo que verificaria o inicio do nome (nomAluno = String nroAluno = Integer vlrNota = double) e daria um cast… (essa era minha solução mas achei meio “feio”)
Vou dar uma olhada parece ser bom… Valeu
renzonuccitelli
O SwingBean faz exatamente uso de reflection para fazer essas coisas. E ainda utiliza arquivos xml para vc configurar as várias telas. Exemplo, vc pode ter um form Pessoa. com seu respectivo bean. Só que ai vc pode ter várias telas, como uma tela com todos os campos de pessoa, e outra só com os principais campos. Aí vc cria somente um Bean Pessoa, e faz um xml para cada tela diferente.