Preencher nota fiscal

Galera alguém já fez (certamente) sistema para preencher nota fiscal. Me refiro aos campos, como preencher, tipo assim…
No produto tem os valores de aliquotas de icms , ipi, a seção de base de cálculo do imposto os campos valor do ipi , valor do icms, outras despesas , valor do seguro, base de cálculo do icms…e assim vai… alguém sabe as fórmulas ou a maneira correta para preencher esses campos? ou devo me informar com um contabilista? pois estou desenvolvendo um sistema de controle de estoque com pedidos, estoques, clientes e outros módulos, e empaquei na emissão de notas fiscais…

Pode ser até algum link que explique o fundamento desses campos… pois já vasculhei a internet e só achei explicações vagas sobre o assunto …

E quanto a impressão, nas impressoras matriciais cada uma tem seu código de pressão,(comandos modo texto) ou tem um padrão geral para as impressoras matriciais… pelo que li aqui no fórum… tem que especificar colunas e linhas para a impresão correta

Obrigado

fiz isso usando iReport… mas somente preenchia os campos, a nota fiscal era fornecida pelo cliente… é uma solução apesar de trabalhosa

Na verdade preciso saber como se preenche a nota fiscal manualmente para poder adicionar funções no meu sistema…tipo assim…que valor vai nos campos referentes a imposto

Eu também fiz isso, fiz normal, enviando a impressão para uma saída LPT1