preocupações

9 respostas
R

Olá pessoal, estou meio inseguro quanto ao fato de não saber desenvolver bem software com interface e também de estar muito focado em java (principalmente web)…
Vocês tem sugestões, dicas sobre o desenvolvimento de interfaces gráficas e se eu deveria buscar mais alguma linguagem de programação, ou maneira de desenvolvimento de software(algo tipo arrastar componentes e colocar ações nos botões).

É estranho, porque tudo o que eu venho tentando aprender na programação, todos os padrões, parece que viram gambiarras na hora de juntar com a interface…

valeu =)

9 Respostas

W

Eu acho que nao tem formula magica pra fazer software e funcionar tudo lindo e maravilhoso.
Mesmo se vc utilizar linguagens que aparentam ser mais “faceis” igual vc citou clicar e arrastar botoes pra criar interface se vc nao construir o software de maneira correta vai virar gambi em certo ponto.
Portanto independente da linguagem, seja familiar conceitos de OOP assim como boas praticas de programacao e tb com o tao falado design patterns.
Outra coisa que eu acho que eh um fator importante eh uma boa analise, entender o projeto, coletar o maximo de informacoes necessarias sao cruciais para um bom desenvolvimento, se vc nao entender como o software deve funcionar nao tem nem como iniciar o projeto.

K_F

Concordo com o que disse. Mas veja meu caso, estou iniciando em Programação, gosto muito de Java, mas não sei como dar inicio. Sempre começo por apostilas, livros. Qual a melhor forma de aprender?

Marcio_Nogueira

Uma boa forma de iniciar, seria aprender os fundamentos o Orientação a Objetos (OO), em seguida Java Básico para depois se aprofundar na linguagem. :wink:

Marcelo_FS

ruffy:
É estranho, porque tudo o que eu venho tentando aprender na programação, todos os padrões, parece que viram gambiarras na hora de juntar com a interface…

Realmente, criação de interfaces e binding com o core é uma coisa complexa que muita gente simplesmente faz na gambiarra por desconhecimento (eu incluso, quando comecei a programar) ou por causa da “cultura Delphi/Netbeans” arraste/solte/pronto!

Um cara que sabe muito desse tipo de coisa é o Karsten Lentzsch, criador da suíte Swing JGoodies. Sempre recomendo o Forms pro pessoal com dúvida nos layouts, o Looks é bonito e fácil de usar, o Validation nunca usei mas parece bom, e o Bindings - apesar de um pouco complicado de entender à primeira vista - é extremamente útil pra juntar core com interface.

Tem vários artigos/apresentações boas dele aqui, recomendo principalmente a apresentação “Desktop Patterns & Data Binding”…

W

K&F:
Concordo com o que disse. Mas veja meu caso, estou iniciando em Programação, gosto muito de Java, mas não sei como dar inicio. Sempre começo por apostilas, livros. Qual a melhor forma de aprender?

Nao sei se esse eh o caminho que todo mundo segue, mas eu por exemplo, comprei uns livros que sao basicos tipo:

• Java in a nutshell (oreilly)
  • Effective Java (oreilly)

Sugiro pra quem ta comecando tb o Learning Java da Oreilly.

Eu pelo menos nao leio livros de programacao de cabo a rabo, eu sempre leio um capitulo e tento programar alguma coisa relacionada com aquele o capitulo que eu li. Por exemplo, se vc esta lendo um capitulo do livro que fala sobre Threads, faz um programinha simples de cabeca, usando como exemplo algum codigo do livro. Terminado um capitulo eu passo pro outro capitulo e assim vai todo o livro.

Outra coisa que eu fiz pra aprender foi codificar bastante, sempre pensava em algum projetinho e implementava.

Participe bastante de forums, eu aprendi bastante coisa aqui no GUJ e no forum da Sun.

Apostilas na internet eu nao uso porque na net tem muita besteira, pode ser que alguma apostila seja boa, mas tb pode ser que seja uma completa porcaria e as vezes quem ta comecando nao tem bagagem suficiente pra distinguir um bom material de um ruim. Por isso eu prefiro sempre livros.

Aprenda a pesquisar na net, 99,9% das coisas que eu tenho duvida eu encontro pesquisando no google. Eu tenho meu bookmark super organizado com as coisas de java com todos os sites, blogs, materias e etc que eu acho interessante. Minha memoria eh muito curta entao isso me ajuda pra sempre fazer consultas quando eu preciso.

Fora isso, estava trabalhando com Java entao estava apredendo a medida que eu tinha que fazer as coisas.

//Daniel

fabiel

DAew ruffy blz,

Então é notável que apesar de java ser robusto e flexível o mesmo não podemos dizer de sua interface UI por exemplo o Swing,
Apesar de ja existirem frameworks como JSF, Struts2 … ainda existe a dificuldade de fazer boa interfaces.
Para resolver este problema eu comecei a utilizar Flex e Air. Estes caras são bem flexíveis e de rápida construção.

A minha dica é essa, estude Flex e Air que você não irá se arrepender.

Marcio_Nogueira

Enquanto não existir um IDE nos moldes do Visual Studio.net para Java, a produtividade ficará sempre em 2º plano. É verdade que o Visual Studio.net facilita a vida do programador e almenta considerávelmente a produtividade, além de possuir uma interface bastante intuitiva. :wink:

K_F

Pessoal, muito obrigado pelas dicas! Elas são sempre uteis.

Eu tenho o Livro do Deitel, Java como programar. E também a apostila da Caelum. Pretendo partir por elas.

Muito obrigado a todos!

Forte abraço! :smiley:

R

Valeu pessoal, por enquanto, muito obrigado a todos =)

Criado 7 de janeiro de 2009
Ultima resposta 7 de jan. de 2009
Respostas 9
Participantes 6