K&F:
Concordo com o que disse. Mas veja meu caso, estou iniciando em Programação, gosto muito de Java, mas não sei como dar inicio. Sempre começo por apostilas, livros. Qual a melhor forma de aprender?
Nao sei se esse eh o caminho que todo mundo segue, mas eu por exemplo, comprei uns livros que sao basicos tipo:
- Java in a nutshell (oreilly)
- Effective Java (oreilly)
Sugiro pra quem ta comecando tb o Learning Java da Oreilly.
Eu pelo menos nao leio livros de programacao de cabo a rabo, eu sempre leio um capitulo e tento programar alguma coisa relacionada com aquele o capitulo que eu li. Por exemplo, se vc esta lendo um capitulo do livro que fala sobre Threads, faz um programinha simples de cabeca, usando como exemplo algum codigo do livro. Terminado um capitulo eu passo pro outro capitulo e assim vai todo o livro.
Outra coisa que eu fiz pra aprender foi codificar bastante, sempre pensava em algum projetinho e implementava.
Participe bastante de forums, eu aprendi bastante coisa aqui no GUJ e no forum da Sun.
Apostilas na internet eu nao uso porque na net tem muita besteira, pode ser que alguma apostila seja boa, mas tb pode ser que seja uma completa porcaria e as vezes quem ta comecando nao tem bagagem suficiente pra distinguir um bom material de um ruim. Por isso eu prefiro sempre livros.
Aprenda a pesquisar na net, 99,9% das coisas que eu tenho duvida eu encontro pesquisando no google. Eu tenho meu bookmark super organizado com as coisas de java com todos os sites, blogs, materias e etc que eu acho interessante. Minha memoria eh muito curta entao isso me ajuda pra sempre fazer consultas quando eu preciso.
Fora isso, estava trabalhando com Java entao estava apredendo a medida que eu tinha que fazer as coisas.
//Daniel