Preparação de ambiente de desenvolvimento

Pessoal,

Vou iniciar o desenvolvimento de um projeto web (projeto pessoal) e pela primeira vez precisarei recorrer a frameworks / ferramentas de mercado, normalmente utilizo uma framework proprietaria que foi comprada pela empresa.

Gostaria da ajuda de vocês para montar meu ambiente, estou com as seguintes dúvidas:

1 - IDE - Eclipse ou NetBeans, JDeveloper, etc… aqui acho que vai mais da preferência de cada um né?
2 - Qual a melhor Framework para trabalhar com banco de dados (JPA, Hibernate, JPA + Hibernate, etc…)? Quais plugins indicampara facilitar o trabalho?
3 - Qual framework MVC utilizar? Struts, JSF puro, WebWorks, nenhuma? Quais plugins indicam para facilitar o trabalho?
4 - Beans de Banco ou de Sessão ainda são utilizados? É uma boa?

Isso foi o que eu lembrei de perguntar, se tiver esquecido de algo favor colocar nas respostas, valeu!!!

Cara isso vária de pessoa para pessoa, pq tem a questao do conhecimento

Eu particularmente utilizo: eclipse+jsf+hibernate+ajax+ireport+mysql

Recomenda algum plugin?

e tb depende o que vc quer com cada pergunta que fez. qual o objetivo? aprender ou para uso profisisonal ja? Pq se for para aprender, fuja de usar IDE como o neetbeans que vem com muita coisa ja pronta, vá para o Eclipse que lá vc aprende muita coisa e sem falar que eh mais popular que o netbeans no meio corportativo. vc ja tem a base de JEE? se tiver pense nos frameworks do controrario, vai aprender servlet e jsp que tem muita coisa ainda sobre a tecnologia no mercad e precisando de profissionais para dar aquela velha manutenção.

no meu blog: www.camilolopes.com.br vc vai encontrar alguns posts sobre preparacao de ambiente, introducao alguns frameworks etc. se tiver com tempo de navegar nas categorias pode achar aglo que lhe interesse.

flw.

Pois é cara… Opinião para esse assunto é igual nariz, cada um tem um!

Struts é apenas Front Controller então ele se aplicaria apenas ao View de sua MVC.

Extuda qual melhor estratégia para o tipo de aplicação que vc está levantando.

Procure no google por exemplo: java segurança (caso alta segurança seja uma feature do seu programa)