E aew galera…blz?
bem…tou começando agora a estudar JAVA…baixei umas apostilas…e logoo na minha primeira coisa eu ja tou com problemas…
olha…tou fazendo o clássico Alo Mundo…tou fazendo assim ó…
[code]class AloMundo {
public static void main(String args[]) {
System.out.printIn(“Alo Mundo !”);
}
}[/code]
Aii eu salvo como “AloMundo.java” ( com aspas) na seguinte pasta:
C:\Caue Queiroz\Java\Curso
aii blz…na apostila fala pra eu abrir o prompt e rodar o programa…ai começa os problemas…
eu digito javac AloMundo.java
aii da uma erro falando que javac naum é reconhecido como comnado interno e blá blá blá…
po…que que eu posso fazer??..tem como alguem me ajudar??
Antes de mais, todas as dúvidas devem ser respondidas igualmente e, pelo menos para mim, escrever urgente, rapidinho ou algo do género no topic retira logo a vontade de ajudar.
Para o javac ser reconhecido como comando tens duas hipóteses:
1 - Escrever todo o caminho: c:\programas…\bin\javac AloMundo.java
O caminho todo tem de funcionar, a segunda hipótese era apenas para não ter de se escrever o caminho todo sempre que se quer compilar.
Enquanto a primeira não funcionar, não adianta tentar a segunda.
Duas perguntas:
1 - Que erro dá? O mesmo?
2 - Dizes que gravaste o ficheiro com "AloMundo.java" ( com aspas), não quererias dizer, sem aspas?
Você tem certeza que instalou o JDK?
Se você tentou o caminho completo como o pmlm sugeriu teria mesmo que funcionar, mas você pode ter instalado a JRE por engano.
pmlm , eu acho que ele quis dizer que colocou as aspas na linha de comando do Windows.
Faça o seguinte caue.
Iniciar > Exercutar > <Digite cmd>
Escreva “cd a” (sem as aspas) e comece a precionar a tecla tab, se tudo der certo o Windows vai começar a completar para você. Quando ele completar com “cd Arquivos de Programas” coloque uma contra barra ( \ ) e comece a precionar o tab novamente até achar a pasta do Java. Você vai fazer isso até chegar na pasta bin.
De um Enter e escreve javac ou javac.exe e veja se vai funcionar. Se você realmente instalou o JDK você vai ter este executável javac dentro da pasta bin. Você pode conferir se o javac está lá pela parte gráfica também.