Presciso de ajuda gente...rapidinhoo!

9 respostas
C

E aew galera...blz?
bem..tou começando agora a estudar JAVA..baixei umas apostilas...e logoo na minha primeira coisa eu ja tou com problemas...
olha..tou fazendo o clássico Alo Mundo...tou fazendo assim ó...

class AloMundo {
  public static void main(String args[]) {

System.out.printIn("Alo Mundo !");

}
}

Aii eu salvo como "AloMundo.java" ( com aspas) na seguinte pasta:

C:\Caue Queiroz\Java\Curso

aii blz...na apostila fala pra eu abrir o prompt e rodar o programa..ai começa os problemas...

eu digito javac AloMundo.java

aii da uma erro falando que javac naum é reconhecido como comnado interno e blá blá blá....

po..que que eu posso fazer??...tem como alguem me ajudar??

Flws
Caue Queiroz

9 Respostas

C

alguem??

P

Antes de mais, todas as dúvidas devem ser respondidas igualmente e, pelo menos para mim, escrever urgente, rapidinho ou algo do género no topic retira logo a vontade de ajudar.

Para o javac ser reconhecido como comando tens duas hipóteses:

1 - Escrever todo o caminho: c:\programas…\bin\javac AloMundo.java

2 - Adicionar a directoria bin à path do Windows

C

po…malz aii…seriãao…nun fooi minha intenção essa…

mais blz…eu ja tentei o caminho todo e nun deu…como eu faço esse negocio de path ai??

P

O caminho todo tem de funcionar, a segunda hipótese era apenas para não ter de se escrever o caminho todo sempre que se quer compilar.
Enquanto a primeira não funcionar, não adianta tentar a segunda.

Duas perguntas:
1 - Que erro dá? O mesmo?

2 - Dizes que gravaste o ficheiro com "AloMundo.java" ( com aspas), não quererias dizer, sem aspas?

BrunoBastosPJ

Você tem certeza que instalou o JDK?
Se você tentou o caminho completo como o pmlm sugeriu teria mesmo que funcionar, mas você pode ter instalado a JRE por engano.

O download do JDK está neste link:
http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp

Mais especificamente em: JDK 6 Update 13

O caminho no Windows deve ser “C:/Arquivos de Programas/Java/JDK1.6_13/bin/javac”

B

Ola,

Procure nos artigos aqui como setar a famosa “Variável de Ambiente” e seja feliz…

Outra, depois que vc conseguir compilar e tals… para funcionar seu “Ola Mundo” torne a classe que vc criou publica… senão não vai roalr :wink:

C

intaum…o erro fala que javac naum é um comando interno do sistema…

eu instalei o JDK…

e fooi com aspas…na apostila tava falando que era com aspas…mqasi de qualquer forma…eu tentei sem aspas tbm…e nun deu certo…

e esse troço de variaveis de ambiente…ja tentei tbm e nun deu… :cry:

vlw aii pela ajuda galera…

Caue Queiroz

P

Com o caminho todo não pode dar esse erro. Ou diz que o sistema não consegue encontrar o caminho (e aí o caminho está errado) ou funciona…

Com aspas? em windows? O Windows não permite o caracter " no nome de um ficheiro…

BrunoBastosPJ

pmlm , eu acho que ele quis dizer que colocou as aspas na linha de comando do Windows.

Faça o seguinte caue.
Iniciar > Exercutar > <Digite cmd>

Escreva “cd a” (sem as aspas) e comece a precionar a tecla tab, se tudo der certo o Windows vai começar a completar para você. Quando ele completar com “cd Arquivos de Programas” coloque uma contra barra ( \ ) e comece a precionar o tab novamente até achar a pasta do Java. Você vai fazer isso até chegar na pasta bin.

De um Enter e escreve javac ou javac.exe e veja se vai funcionar. Se você realmente instalou o JDK você vai ter este executável javac dentro da pasta bin. Você pode conferir se o javac está lá pela parte gráfica também.

Criado 29 de março de 2009
Ultima resposta 30 de mar. de 2009
Respostas 9
Participantes 4