Prestes a conseguir a primeira oportunidade com Java!

Boa tarde colegas! :slight_smile:

Há algumas semanas criei um tópico aqui pedindo dicas de estudo para um concurso público que prestei, e agora venho novamento pedir a opinião de vocês.

Felizmente tudo conspirou a meu favor. A vaga que concorri é de Técnico em Assunto de Informática - Desenvolvimento. Solicita conhecimentos em JSP, Servlets, JSF, EJB, Banco de Dados e outras tecnologias voltadas a Desenvolvimento Web.

Contando comigo foram apenas 5 inscritos para a prova teórica, e somente eu passei. :smiley:

Agora nesta quinta-feira farei a prova prática. Estou dando as últimas revisadas nos conteúdos, pra ir na boa.

Sou estagiário na área, mas nunca tive a chance de trabalhar diretamente com Java. Fiquei muito tempo aqui nesta empresa “esperando” aparecer algo, parece que eles contratam pessoal pra ficar gastando dinheiro a toa, pois os serviços de desenvolvimento aqui são escassos. Em seguida trabalhei com desenvolvimento PeopleSoft, mas foi apenas um projeto, não deu nem tempo de sentir o gostinho… :stuck_out_tongue:

E agora estou sendo jogado pra lá e pra cá de novo. Me colocaram em um setor de suporte, para - dizem eles - eu ver se gosto disso aqui, mas é lógico que não gostei…

Enfim, nestes 15 meses que passei aqui estagiando fiquei meio sem perspectiva de mercado, e agora vem a pergunta:

A vaga é de nível técnico, ou seja, se equipara a um cargo júnior. O salário será de um pouco mais de 2 mil reais.

É um salário bom pra quem começa na área(sou do Sul)?

Faço a pergunta porque realmente não sei qual seria a média salarial considerada “boa” aqui para o Sul. E independente do salário, se eu conseguir passar na prova prática, vou agarrar a oportunidade.

Eu me valorizo, sei o quanto custou todo o conhecimento que ganhei estudando por conta própria. Mas sabe como é né? A gente se sente um pouco inseguro nessas horas. Eu trabalhava com tecnologia, mas numa área totalmente diferente, e mudei pra TI pela simples paixão por computadores e todo esse universo. Investi pesado meu tempo e dinheiro pra conseguir um estágio na área.

Gosto muito de Java e desenvolvimento Web, e esse trabalho com certeza vai dar uma boa “recheada” no meu currículo, sem contar que vai ser uma mão na roda, porque será na mesma Universidade onde estudo, o que já vai me causar economia com transporte.

Agradeço as opiniões! :wink:

Serviço público é o melhor que tem! Você pode começar ganhando “pouco” mas uma coisa é certa, so tende a crescer e se por ventura você nunca mais sair do serviço público você tem sua aposentadoria garantida!!

:smiley:

Primeiramente parabéns!

Tem coisas a seu favor…

• É concurso
  • E na mesma universidade que você estuda, como disse, economiza no transporte, além do tempo de deslocamento
  • Vai sair de uma empresa que nao trabalha com Java e só te enrola
  • Vai trabalhar com Java!

Pra ver se é um salário bom ou não, depende não só da região nacional, mas sim da cidade… Então não sei dizer se é um bom salário ou não…
De qualquer maneira, como vc já estava afim de trabalhar com Java, imagino que você já estava procurando empregos, seja como estagiario, seja como junior em java e não estava conseguindo achar…

Se você tem condições de receber esse salário e manter seus custos, você deveria ir, independente se está um pouco abaixo do que o mercado está pagando na sua cidade.
Acredite, depois de 1 ano com experiência, você conseguirá emprego como Junior, e que pague o relativo ao mercado, com bem mais facilidade do que sem experiência profissional com Java.
Mesmo que seja um salário menor do que você recebe hoje, será um investimento, além de você estar fazendo do que gosta, que é trabalhar com Java o tempo inteiro.

@michetti

Com certeza, serviço público é muito bom. Sou contra esse negócio de se escorar numa vaga pública, quero esse trabalho por experiência. Decidi concorrer a essa vaga pois vi que eu tinha capacidade, mesmo sem experiência, pra ser aprovado. Meus planos são maiores do que um simples cargo público. :slight_smile:

@igor_ks

Obrigado colega! Me esforcei bastante estudando.

A questão do salário até nem é problema pra mim. Moro com meus pais ainda e desfruto de uma vida estável. Já me viro com uma bolsa de estágio de 800 reais, e o que vier acima disso é lucro! :slight_smile:

Só me preocupo em entrar com uma perspectiva boa do mercado, até porque posso conseguir oportunidades melhores que essa depois de certo tempo de experiência.

Estou apostando tudo em cima dessa oportunidade, espero que consiga! :smiley:

Salário bom é algo realmente complicado de se dizer. Se ele atende às tuas necessidades, sim, é bom.
De qualquer forma, você é uma das pessoas mais participativas aqui do guj, sempre responde e tenta ajudar. Logo que pegar experiência já poderá até abandonar o funcionalismo público que não fica sem emprego.
P.S.: Blumenau é uma das minhas opções para um futuro a médio prazo.