Pretendo abrir uma software house? Dá dinheiro em SP-Capital?

Boa tarde galera,

Ainda sou estudante JAVA, tenho ai mais uns 6 meses de estudo intensivo, mas já venho me planejando com relação à aplicação desse conhecimento.
Quero abrir uma software house e prestar serviços de consultoria aos softwares que eu mesmo desenvolver…
Como sou também administrador de redes Linux LPI nível 1 e 2 estou pensando em prestar serviços como disponibilização de hospedagem e de servidores de email, etc…

Galera, vcs acham que valha a pena o risco… Hoje em SP o mercado de T.I. é bem consistente, vcs acham que posso me dar bem diretamente na capital de SP???

O que vcs indicariam???

Se fosse na cidade onde moro, que tem +/- 250 mil habitantes, eu até diria que não valeria a pena.
Mas em uma cidade como São Paulo, que tem milhões de habitantes e deve ter milhões de micro e pequenas empresas, acho que deve ter mercado sim.

No meu ponto de vista, a parte dificil é achar clientes… mais dificil ainda achar bons clientes. Se você tiver bons clientes e boa mão-de-obra, não tem por que não dar certo!

Esse é o problema, achar gente decente pra vender os meus softwares…
Vcs que já tem mais tempo de mercado, poderiam me dizer qual seria uma área de desenvolvimento muito requisitada, por exemplo, softwares de automação comercial, software de cobrança, logistico, etc???
Ou isso é muito relativo???
Venho estudando a possibilidade de desenvolver softwares para call center, desde sistemas de SAC a cobrança… Porém, apesar desse mercado de call center estar em ascensão penso que é muito dificil chegar as empresas desse ramo…

Tenho um conhecido que trabalha desenvolvendo softwares de automação comercial e ele disse que terá trabalho por um bom tempo, mas o que eu mais vejo hoje no mercado são softwares de automação comercial…

Eu tb tinha esta vontade, mas não consigo ver um nicho de mercado que tenha um retorno seguro, algo q verdadeiramente valha a penha investir e se comprometer com funcionários, socios e tal. Gostaria de um feedback de quem já está no ramo de negócios em TI ou conhece alguem q sobreviva a esta saga q é empreender neste país.

Cara… eu acho que empreender sempre vale a pena. Claro que sua preocupação em saber se dá grana ounão é completamente válida, mas ainda assim arrisque, mesmo você “achando” que pode não dá certo… O máximo que acontecerá é não dar certo mesmo… aí você ergue a fuça e continua tentando…

É assim mesmo… Fácil não será e você até pensará em desistir, mas não faça isso. Diga a que veio e apresente seus diferenciais…

Abs []

IMHO, acho que o seu primeiro equívoco, em se tratando de TI é limitar o seu empreendimento a São Paulo-SP, afinal de contas, a Internet está aí e é cada vez maior o númeo de negócios que existem exclusivamente na Web. A sua solução pode resolve um problema regional, mas quem disse que outras regiões não compartilham desse mesmo problema ? O segundo ponto é que sistemas de automação comercial, sistemas de cobrança, etc. já existem aos montes e até de graça. Ou seja, é o tipo de software que já virou commodity. As empresas que eu vejo ganhando dinheiro com esse tipo de software tem pelo menos uns 15 anos de estrada, e por melhor que seja a qualidade de um produto novo, clientes fidelizados não mudam de fornecedor tão facilmente.

Enfim, empreender não é nada fácil. Mas eu acho muito melhor arriscar do que passar a vida toda como empregado, isso é fato. Um site que eu sempre gosto de visitar é que esta no meu RSS é esse aqui: www.startupi.com. Tem muita coisa legal ai, vale a pena conferir.

Quanto a isso não tem jeito mesmo, qualquer negócio é um investimento de risco, até barraca d’água no deserto. É claro que ele deve ser minimizado, mas ele ainda vai existir.

rmendes08…
Não vejo o Estado de SP como uma “limitação”, mas sim como uma “inicialização”, venho pesquisando bastante e sei até que se eu sair de SP talvez tenha mais chances do que propriamente aqui. Mas o problema não é esse, é o money, pra divulgação, quem sabe futuramente pra adquirir um espaço comercial válido e pra continuar num investimento pesado em cursos, dessa forma, continuando a se atualizar sem ter a necessidade de ficar viajando uma ou duas semanas pra SP pra fazer cursos…
Determino isso como uma situação estratégica, vamos colocar assim…
Está ai uma outra coisa que você falou:

[quote]O segundo ponto é que sistemas de automação comercial, sistemas de cobrança, etc. já existem aos montes e até de graça. Ou seja, é o tipo de software que já virou commodity. As empresas que eu vejo ganhando dinheiro com esse tipo de software tem pelo menos uns 15 anos de estrada, e por melhor que seja a qualidade de um produto novo, clientes fidelizados não mudam de fornecedor tão facilmente.
[/quote]

Concordo plenamente, mas ai que está uma outra dúvida minha, será que valha mais a pena disponibilizar o software gratuitamente e cobrar só a consultoria??? Isso é rentável??? Vejo muitos debates sobre softwares livres, mas será que realmente vale a pena???
Vocês conhecem empresas que sobrevivem BEM dessa forma, sem falar dos GNU’s(Red Hat, por exemplo)?!?!?!

Nesse caso, você poderia considerar ficar apenas com a consultoria. Já existem ERP abertos como o OpenBravo, e plataformas de BI, como o Pentaho e o JasperBI, e de repente você venderia customizações, é uma alternativa …

Nunca abri uma empresa, mas acho que o seu primeiro foco deveria ser no público alvo.

Qual necessidade está tentando resolver (e vender) para o cliente?

Quando você pensa, vou fazer algo de automação comercial…já sai atrasado uns 20 anos atrás dos seus concorrentes…

Acho muito importante você ter claro em mente quem serão seus potenciais clientes.
E para isso é fundamental você ter conhecimento em algum tipo de negócio.

Se você não tem um conhecimento profundo ou pelo menos uma grande idéia pra algum tipo de negócio, a coisa se complica muito pra você.

Essa é minha opinião.

apenas uma leve correção, na verdade o link é www.startup.com

AbelBueno
Bom dia, referente a isso eu estou um pouco mais tranquilo, quando disse que pretendo desenvolver sistemas para Call Center, por exemplo, foi uma área que trabalhei muito, desde operação, planejamento, supervisão, até deixar a área, a alguns meses pra atuar mais focado em T.I. o que estudo…
Particularmente vejo muitas necessidades dentro dessas empresas, mas o complicado é que essas empresas são muito “pâo-duro”, eles preferem continuar no erro ao pagar um pouco mais por um acerto. Isso é complicado, em cima disso foi o que eu falei lá no começo sobre software de cobrança, pra SAC, etc… No mercado de Call Center são necessidades constantes, mas é um público meio complicado de lidar, quem já trabalhou sabe do que estou falando…

Dai vem aquilo que eu mencionei anteriormente com o rmendes08, sobre a possibilidade de fornecer gratuitamente o software e cobrar só a consultoria, seria uma forma de ganhar esses clientes…

apenas uma leve correção, na verdade o link é www.startup.com[/quote]

Ele quis dizer: http://startupi.com.br/

Se prepare p quebrar a cara…

SP não é uma cidade que as pessoas vem p/ ganhar, aqui é chegar p/ deixar aqui o que vc ganha.

Salve galera,

Passei do ponto de achar que vale a pena e já estou executando este projeto.

Mas para mim, a maior dificuldade tem sido esta:

• Como atrair profissionais para uma empresa nova?

Em minha visão, no desenvolvimento de um produto, vou precisar de pessoas que “se encantem” e tenham prazer em desenvolver este produto.
Para minha empresa não quero apenas “coletar” código da equipe, mas quero uma equipe que acredite que teremos sucesso juntos.

O problema é que este sucesso não é imediato, e com tantas “consultorias” grandes contratando, tem sido realmente uma epopéia conseguir formar uma equipe pequena para uma empresa nova.

Mas não desisto. Já montei o escritório, simples é claro, e continuo à busca de loucos, que queiram produzir em um ambiente simples e descontraído.

Abs,

Red

jjose…
Sou de SP também, respondo isso pra vc do 16º andar de um prédio na Av. Paulista, a menos de 1km da Impacta, Green Informática, 4Linux, SerSoft, dentre outros… Rodeado por milhares de escritórios com profissionais de T.I.
Imagino os riscos… Mas ainda assim estou a fim de arriscar, só preciso ter uma base de como proceder da galera aqui do fórum que é fera!!!

startup.com ou startupi.com.br

Os dois sites com conteúdos extremamente uteis… Agradeço pelos links…

Porém, gostaria de fazer mais algumas perguntas a vcs:

Referente ainda a sistemas, qual seria um preço médio de um sistema??? Sei que é muito relativo, mas questiono referente a condição de setores, por exemplo, comércio, logistico, call center, hospitalar, etc… Quem já atuou em empresas que vendem softwares e poderia dar uma base sobre essa questão??? Referente a valores de consultoria, quanto se cobra hoje por consultoria de softwares??? Levando em consideração as condições citadas acima.

Hoje, aplicações desktop ainda valem a pena investir e desenvolver???
Na empresa onde trabalho nós utilizamos Protheus 10, TOTVS, achei um software que tem praticamente tudo, menos o que vc precisa realmente… Como é o mercado para esses sistemas??? Alguém tem uma idéia???

RedRiver

Nesse caso surge uma outra dúvida, e as vezes até uma sugestão?!
Será que não valeria a pena investir em profissionais recem-formados em faculdades ou cursos técnicos???

E tecnicamente, claro que existe riscos em contratar pessoas com conhecimento “praticamente teórico” sobre desenvolvimento, mas até onde pode-se arriscar pra se obter um resultado???

[quote=ewt.melo]
Referente ainda a sistemas, qual seria um preço médio de um sistema??? Sei que é muito relativo, mas questiono referente a condição de setores, por exemplo, comércio, logistico, call center, hospitalar, etc… Quem já atuou em empresas que vendem softwares e poderia dar uma base sobre essa questão??? Referente a valores de consultoria, quanto se cobra hoje por consultoria de softwares??? Levando em consideração as condições citadas acima.[/quote]
Não existe resposta pra isso… o que pode fazer é levar em conta alguns fatores como possibilidade da base instalada, se tem possibilidade de ter 5 mil “pacotes” vendidos, é diferente de pode ter 300, então depende muito por exemplo do nicho de mercado que atuaria, e claro, colocando na conta seus custos, previsão de recuperação de investimento e percentual de lucro.
Em resumo, não existe uma formula exata, a melhor é, veja quando custa seu melhor concorrente e faça um valor menor rs.

Com certeza não, a menos que tem algum esquema muito bom de nicho, como possibilidade de fechar venda com 500 empresas de tecelagem que precisam de algo específico pra elas. (exemplo bem tosco)
O modelo de SaaS é muito mais barato, mais extensível e com a popularização de cloud computing, com certeza a vida fidou muito mais fácil.

[quote=ewt.melo]
Na empresa onde trabalho nós utilizamos Protheus 10, TOTVS, achei um software que tem praticamente tudo, menos o que vc precisa realmente… Como é o mercado para esses sistemas??? Alguém tem uma idéia???[/quote]
Esse mercado é bem fechado e quase impossível de adentrar sem “apadrinhagem”, ou seja, nome forte por trás ou base grande de outro software que será substituido. A própria TOTVS comprou muitas empresas e substituiu muito software até chegar onde esta hoje, e isso foi ai uma dúzia de anos e muitos milhões investidos.

Espero que de pra aproveitar algo do que falei… converse com alguém do Senai também sobre como gerencial e cuidar a vida financeira de uma empresa, isso é extremamente importante e quase sempre achamos que só uma planilhazinha vai resolver todos os nossos problemas, depois de alguns meses a coisa complica.

Boa sorte!

[]s

Esta tem sido a idéia.

Algo que considero importante é o “brilho no olhar”, saber que existe a chance de conseguir um recém-formado com vontade me faz ser um pouco mais compreensivo com o fator tempo.

Quero oferecer a oportunidade para os que estão entrando no mercado, e contribuir para o desenvolvimento destes profissionais. Tenho a ciência do risco desta estratégia. Sei que alguns não terão interesse, outros após acumular certa experiência preferirão seguir seu caminho.

Não posso pagar salários estratosféricos para reter talentos, mas tenho pensado em uma forma de premiação que privilegie os que se mantiverem na empresa.

Porém, nem só de júniors vive o desenvolvimento de um produto, não é? E encontrar seniors dispostos a contribuir com uma empresa/equipe pequena, com salário “não estratosférico” e ainda com “brilho no olhar”… ouch!

Mas não desisto, vou seguindo.

Abraços,

Red