Pretendo abrir uma software house? Dá dinheiro em SP-Capital?

Luiz Aguiar, agradeço pelas respostas, foram úteis e levarei comigo…

RedRiver…

Me desculpe até se eu estou sendo um pouco invasivo, mas no seu caso que está começando agora, quanto que vc se disponibiliza a pagar por mês para um funcionário, levando em consideração a hierarquia(Jr., Pleno e Sr.)??? Em quais plataformas vc pretende desenvolver???
E no montante geral, quanto seria uma média mensal de despesa com salários, impostos, aluguel de espaço comercial, etc…???
Quantos funcionários vc pretende contratar inicialmente???
Se puder me responder, seriam muito úteis!!!

Estava lendo agora sobre o BNDES??? Vale a pena para o mercado de desenvolvimento e consultoria de software???

Se alguém já aderiu, o que recomendaria???

Boa noite!!!

Estamos aqui para compartilhar…

Sintetizando um pouco meu post onde disse que: “A maior barreira é despertar o interesse de bons profissionais (experientes ou não), que tenham “brilho no olhar” e acreditem no sucesso do projeto, com remuneração não estratosférica”

Tendo isso em mente, avalie que para ter um software funcional, a ponto de você poder ir em uma empresa de médio porte, você precisará de no mínimo 2 anos.

Ou seja, você precisa ter recursos suficientes para manter uma equipe e um escritório, por 2 anos, sem obter receita nenhuma. Você precisa estar seguro disso, caso contrário, os seus recursos vão acabando, o desespero vai batendo, o seu foco vai se perdendo…e então #FAIL :roll:

Agora pegue qquer tabela de salários de TI, ou mesmo as discussões acaloradas que existem aqui no GUJ, onde dizem que muitos profissionais prostituem o mercado, e etc, e faça as contas:

Uma equipe pequena de 6 profissionais (digamos 2 juniors, 2 plenos e 2 seniors), seguindo a tabela (não a tenho em mão, portanto serão chutes para SP/Capital):

Junior - R$ 2K
Pleno - R$ 3K
Senior - R$ 4K

Você terá um custo mensal de R$ 18.000,00 (isso não CLT, e sem benefícios :shock: )

Aí você aluga uma sala comercial em um lugar muito menos badalado que a Paulista e a Berrini, e digamos que você pague R$ 1.000,00 de aluguel + R$ 300,00 de condomínio.

Já temos um custo mensal de R$ 19.300,00. Vamos arredondar para R$ 20.000,00 por mês, afinal de contas teremos que ter café, coca-cola e uma pizza vez ou outra no escritório… :wink:

R$ 20.000 x 24 meses = Projeção de R$ 480.000,00 investidos. (Fora que você ainda tem os seus compromissos pessoais)

Então você vai todo “pomposo” recrutar… mas… Seu escritório não é tão bem localizado quanto outros, e também não é tão bem decorado… e a sua empresa é nova, nunca ouviram falar…e sabe-se lá se o seu projeto vai vingar…e… :frowning:

Como fazer o “olho brilhar”?

Portanto, acho muito positivo empreender, mas analise com cautela.

Abs,

Red

RedRiver
Agradeço pelos dados fornecidos, já estão sendo arquivados para continuar os meus estudos e projeções desse sonho.

Porém, ainda segue uma questão no geral, a quem puder responder. BNDES vale a pena??? Alguém já fez ou conheceu alguém que fez emprestimo pelo BNDES e se deu bem??? Ou até mal, caso seja isso, compartilhe as experiências???

Grato galera.

O SEBRAE tem um curso muito bom para que está iniciando “Aprender a Empreender” e outros cursos.

[quote=ewt.melo]RedRiver
Agradeço pelos dados fornecidos, já estão sendo arquivados para continuar os meus estudos e projeções desse sonho.

Porém, ainda segue uma questão no geral, a quem puder responder. BNDES vale a pena??? Alguém já fez ou conheceu alguém que fez emprestimo pelo BNDES e se deu bem??? Ou até mal, caso seja isso, compartilhe as experiências???

Grato galera.[/quote]
O problema é a burocracia… já cheguei dar uma olhada no BNDES também, mas teria provavelmente que contratar algum escritório para fazer toda a papelada pra mim, acabei postergando.

[]s

Já participei de um projeto de captação de recursos por meio do BNDES para uma empresa do segmento de varejo, e posso lhe dizer que é extremamente complicado, além de despertar o interesse de muitas pessoas/bancos/consultorias em “ajudar” no processo.

E olha que nesse caso a empresa é top no seu segmento a nível Brasil e tem mais de 25 anos de história. Após 6 meses de muito trabalho montando o projeto, foi mais fácil e barato captar recursos com um banco privado.

Você pode também tentar captar recursos com “Investidores de Risco” ou “Angels Investors”, mas aí a sua idéia tem que ser muito boa, talvez pareça fácil assistindo “Rede Social”, mas ser um Zuckerberg (Facebook), um Larry Page (Google), ou um Evan Williams (Twitter), certamente não é fácil…

Abs,

Red

Acredito que o que mais tenha em SP é software house, seria aconselhavel pesquisar por outra localidade onde o custo para abrir sua empresa seria menor.

Na minha opinião, depende muito do produto a ser vendido.
Sp pode ser uma boa escolha sim, mas acredito que voce tenha dificuldade no inicio, pois como disseram logo acima, São Paulo é uma cidade imensa…
Interior ou pequenas cidades tambem não é uma escolha ruim, pelo menos não pra quem esta começando agora, assim acredito eu.

acho que a principio você tem que fazer brilhar os olhos dos investidores

crir um software robusto, uma boa proposta de venda, marketing e suporte, calcular bem o investimento e lucros a curto e longo prazo…

e tentar achar um investidor.

ou

desenvolver um software e distribuir gratuitamente, depois de ± 1 ano, lançar uma versão paga, e continua atualizando as duas versões, nesse meio tempo, pode cobrar suporte nas versões gratuitas, e quanto vender a primeira versão paga, começa a recrutar talentos

essas idéias propoem que você tenha um minimo de investimento, mas muito trabalho, muito mesmo.

[quote=douglaskd]acho que a principio você tem que fazer brilhar os olhos dos investidores

crir um software robusto, uma boa proposta de venda, marketing e suporte, calcular bem o investimento e lucros a curto e longo prazo…

e tentar achar um investidor.

ou

desenvolver um software e distribuir gratuitamente, depois de ± 1 ano, lançar uma versão paga, e continua atualizando as duas versões, nesse meio tempo, pode cobrar suporte nas versões gratuitas, e quanto vender a primeira versão paga, começa a recrutar talentos

essas idéias propoem que você tenha um minimo de investimento, mas muito trabalho, muito mesmo.
[/quote]

Douglas,

Fazer os olhos dos investidores brilharem a ponto de dinheiro não ser mais o maior problema não é tarefa fácil, a não ser que você realmente tenha algo muito inovador em mãos.
O owner da thread (ewt.melo), citou ERP´s de mercado como o Protheus, ou seja não há nada de inovador no que ele está pensando… No meu projeto também… Só quero fazer o que muitos já fazem, porém da maneira mais assertiva para o meu nicho alvo; Não tenho a pretensão de ser um gênio inovador, quero apenas ser “consistente”.

Você não consegue criar um bom produto sozinho, apenas com o seu trabalho. Sem dinheiro e sem gente, a coisa não flui. A não ser que consiga reunir alguns amigos determinados em uma garagem por 1 ano, você com uma empresa nova, uma idéia na cabeça, e pouca grana, fatalmente terá dificuldades em fazer “o olho brilhar” na hora de recrutar pessoas.

Abs,

Red

Fala galera,

Demorei pra responder, mas alguns motivos pessoais não deixaram… Porém, dando continuidade a conversa, fiz uma breve pesquisa com base nas informações fornecida aqui no forum e cheguei a algumas conclusões.

Se possível, baixem o arquivo que eu vou disponibilizar aqui e opinem… É do Microsoft Office 2007

http://www.4shared.com/file/wjg3uin9/Planejamento_Estratgico.html

Me digam o que vcs acham dos valores mostrados???
Os salários são justos???
A projeção que eu fiz é válida??? Apesar da relatividade da informação.
Só não coloquei os impostos, mas pesquisei por tal, para ter uma idéia.

Ai está um desejo de apresentar esse trabalho ao BNDES, realmente vejo que será a melhor saída pra encurtar a abertura dessa empresa.

Dei uma olhada no seu plano.

1. Pra que duas impressoras? Uma já é mais que suficiente.

2. Quantos funcionários você teria? Deu a entender que seria um junior, um pleno e um sênior. Para o pleno e sênior em São Paulo-SP o salário está bem baixo.

3. Vender ERP por unidade? Apenas chover no molhado.

4. Desenvolver um ERP em um mês? Só em sonho.

Não acho a sua ideia viaável.

Uma coisa que sei quando se abre um negócio é que as despesas são 100% certas todo mês, mas o lucro planejado não. Então tome muito cuidado quando achar que tendo 16000 de despesas, terá certo os mesmos 16000 de receitas nestes primeiros meses.
Os primeiros meses são os mais difíceis e a maioria das micro empresas quebram no fim do primeiro ano. Então talvez devesse rever essas suas despesas nesse primeiro ano. Talvez conseguir alguém que pudesse entrar como sócio com você seria algo interessante.

victorwss

É que serão lugares diferentes, num lugar ficará o pessoal do desenvolvimento. No outro ficará o vendedor(a), minha esposa, responsável pelo RH e eu, que farei esse intercâmbio. Estive consultando imóveis comerciais no Centro, Balém e até Paulista no site http://www.imovelweb.com.br e são perfeitamente viáveis nesses valores com dois ambientes…

Sim, seria um desenvolvedor em cada nível. Pesquisei conforme o site http://www.apinfo.com.br/ e lá tras uma tabela de média de valores para profissionais de T.I.
Analista Pogramador JAVA CLT, que será a forma de contratação o salário é: R$ 3.677 +/-, só o Sr. eu planejo pagar R$ 4530,00.
Claro que nisto engloba o fato de ser uma empresa nova, que está investindo e tals…

Bom, aqui eu não entendi muito bem, por favor, poderia me explicar??? Outra dúvida, o que acharia melhor na sua opinião em termos de investimento poara colher lucros depois???

Não será um mês, será 6 meses para desenvolvimento, sem lucro algum e depois mais 18 meses para colocar o vendedor pra trabalhar e vender muito software… O que eu deduzi seria uma venda de 10 softwares por mês e fechar 10 contratos de consultoria.
Uma média de 180 contratos de software e 180 contratos de consultoria…
Acho que não é nenhum sonho impossível…
Agradeço a opinião, mas onde exatamente vc acreditaria que posso melhorar esse planejamento???
Um abraço ictorwss!!!

romarcio
Realmente, tenho isso em mente, é complicado pensar que tudo será lucros, tenho ciência da possibilidade de falha e para isso eu montei esse planejamento com R$ 400 Mil, tendo como base o que foi passado pelo RodRiver anteriormente, dessa forma eu posso ter dois anos sem lucro algum até realmente quebrar… Porém, nisso vem a questão do fornecimento do produto, vcs que tem mais experiência, em 2 anos nas empresas que vcs trabalham, já venderam 180 softwares???

Uma coisa que até acho banal, e muitos podem achar banal também é a questão da decoração, mas segui um conselho da minha prima que é arquiteta e designer de interiores, ela disse que a uns 6 meses atras ela fechou com uma empresa de T.I. e auxiliou na decoração do escritório, no posicionamento dos móvis, querendo ou não, vejo que isso faz toda a difernça na hora de mostrar o seu ambiente de trabalho ao cliente, portanto, o banal se torna útil e eu estou disposto a deixar os meus potenciais clientes com a melhor das impressões possível!!!

Mas, digam-me, nisso o que vcs acham que deve melhorar???
Não pensei exatamente em softwares ERP, mas ainda é uma possibilidade, porém, na questão do planejamento, 6 meses vcs acham um período curto pra desenvolver um software??? Particularmente eu “acho” que não… Porém, achar não é “certeza” né… rsrsrs

Um abraço galera!!!

Outra coisa que pretendo disponibilizar aos meus clientes é a questão dos servidores. Sou adm. de redes Linux, subo servidores de email, ftp, php, proxy, dns, dentre outros, tenho um conhecimento intermediário pra avançado em segurança em redes e acredito que posso disponibilizar esse serviço no qual eu mesmo posso executar, sem despesa alguma… Afinal o conhecimento eu já tenho e já recuperei o dinheiro investido nesse curso!!!
Ou seja, nesse ponto, será apenas lucros, o cliente que eu fechar não me trará despesa alguma com funcionários, serviços contratados de terceiros, etc…

Outra coisa que você precisar levar em consideração nesse planejamento é a questão dos impostos.
Para toda sua receita, vc terá que pagar impostos, aumentando seus gastos.

Outro fator importante é a questão dos salários. Se paga alto para ter um funcionário, bem mais do que o salário dele.
Da uma olhada aqui http://www.clubedohardware.com.br/artigos/256 e vc pode tirar uma idéia aproximada destes custos.

Veja bem, não quero te desanimar em momento algum. Mas como vc criou um planejamento de custos, estou tentando de mostrar alguns contras que as vezes são esquecidos para quem nunca teve uma empresa.

romarcio
Agradeço muito pela ajuda…
Em momento algum vc está me desanimando, realmente preciso ter uma idéia e já estou pensando em fazer curso no SEBRAE para ter noções maiores sobre a parte burocrática da empresa!!!

Referente aos links que vc me forneceu, vou começar a trabalhar em cima deles amanhã, no trabalho. Vou refazer todo o planejamento, com base nessas informações, de novo.

Referente aos impostos eu não coloquei de imediato por não ter conhecimento algum sobre o assunto, minha esposa é quem estuda essa área e ela cuidará dessa parte…

Agradeço pelo auxílio de todos, com certeza novas dúvidas surgiram e amanhã eu volto para questionar vcs!!!

Um abraço a todos e boa noite!!!

Salve galera,

ewt, olhei seu planejamento, e quero compartilhar a minha opinião.

Considere, pelo menos, 2 cenários, um otimista e um pessimista, em minha visão o seu planejamento está otimista demais.

Desenvolver uma aplicação em 6 meses? Pouco tempo para um bom produto… A idéia de ter um produto “vendável” em 6 meses, apenas com features principais é perigosa. Tenha certeza que a cada cliente novo que passar a usar o seu sistema, novas demandas virão.

Captar 10 novos clientes por mês? Tarefa bem difícil. Software exige uma venda “consultiva”. Levando em conta que o primeiro passo da venda compreende a prospecção do cliente, que neste caso, já tem um produto semelhante ao seu, prepare-se para bater em muitas e muitas portas.

Usar suas skills de admin para balancear o fluxo de caixa é uma boa, porém, é necessário perceber que dependendo do publico alvo que você escolher (pelo que eu entendi empresas dispostas a pagar aproximadamente R$ 1.600,00 de licenciamento/mês), muitos destes serviços são irrelevantes.

Vamos seguindo.

Abs,

Red